Remover Versões Recém-Instaladas do Kernel

Iniciado por jmath, 02 de Setembro de 2010, 18:49

tópico anterior - próximo tópico

jmath

Boa noite a todos!

Estou com o seguinte problema no ubuntu 10.04:

Eu atualizei a versão do Kernel (dentre outras atualizações) via Gerenciador de Atualizações e a Hibernação parou de funcionar (dentre outros pequenos problemas). Eu gostaria de saber duas coisas:

1) Como selecionar um Kernel mais antigo na inicialização do sistema?
2) Como desinstalar as versões do Kernel que não estão funcionando bem?

Pessoal, muito obrigado desde já!!!

Ioca100

Eu desinstalo pelo synaptic , pode-se escolher o kernel no boot usando a seta para baixo e, logo a seguir, tecle enter.
Usuário Linux- 449417

jmath

Mas eu li num outro fórum que não se pode excluir a versão do Kernel que está em uso, então, como eu faço para selecionar no boot do sistema a versão do Kernel que eu quero iniciar?

libonati

No arquivo /etc/default/grub, existe essa linha "GRUB_DEFAULT=0". Nela você pode e deve selecionar qual o kernel para iniciar. Na tela de seleção do boot, você deve contar de cima para baixo, começando do zero "0", qual o sistema ou kernel que irá começar como padrão. Então modifique a linha acima referida para o número correspondente. Exemplo:
Tela do boot
sistema 1
sistema2
sistema3

Para começar com o sistema 3, deixaria o arquivo /etc/default/grub assim
#...........
#...........
GRUB_DEFAULT=2
..........
Após deve-se comandar como root ou usando sudo
update-grub
grub-install  /dev/sda

E reiniciar o computador.

jmath

God Bless Ubuntu!

God Bless Internet! hahahahha

Deu certo aqui, muito obrigado fera!

Valeu!

Ioca100

Citação de: jmath online 02 de Setembro de 2010, 19:16
Mas eu li num outro fórum que não se pode excluir a versão do Kernel que está em uso, então, como eu faço para selecionar no boot do sistema a versão do Kernel que eu quero iniciar?
Nem tinha notado isso, pois, nunca desinstalei a versão atual do kernel, somente as defasadas e , mesmo assim, depois de testada a funcionalidade do novo kernel.
Usuário Linux- 449417

zeroday

Citação de: libonati online 03 de Setembro de 2010, 08:31

grub-install  /dev/sda

libonati poderia me dizer o que esta linha de codigo faz?
Obrigado desde ja
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

agente100gelo

Citação de: zeroday online 03 de Setembro de 2010, 12:11
Citação de: libonati online 03 de Setembro de 2010, 08:31

grub-install  /dev/sda

libonati poderia me dizer o que esta linha de codigo faz?
Obrigado desde ja

Salva as mudanças do Grub no disco para que funcione na inicialização.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

RxDx

Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

ucastrobr

O melhor método é ir no synaptic e procurar por linux-image
Aparecerá várias entradas, deixe o mais recente apenas. Ele removerá os kernels antigos e automaticamente altera a grub. É o método mais seguro.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")