Instalador de Pacotes GDebi cade os programas instalados por ele ?

Iniciado por Arthemyz, 21 de Fevereiro de 2010, 02:51

tópico anterior - próximo tópico

Arthemyz

Eu instalei programas com instalador de Pacotes GDebi e eles somem apos a instalacao onde eu os encontro ? Por exemplo instalei o Mercury e nao o acho!

Ioca100

Deve estar em aplicativos>internet.Se não estiver, digite o nome correto do programa no terminal e dê enter.
Veja se precisa marcar a caixa em Sistemas>preferências>menu principal>internet.
Usuário Linux- 449417

Tota

Ola Arthemyz,

Como você deve saber, nem todos os pacotes mesmo em formato .deb criam atalhos no sistema.

Os pacotes .deb "deveriam" ser instalados corretamente, mas eles às vezes não o fazem em função das diversas formas de se criar a hierarquia de pastas na árvore de diretorios no sistema. Por exemplo, seus discos deveriam ser montados no diretório /mnt , mas no Ubuntu são montados no diretório /media. Por isto o Ubuntu não é Debian, Debian não é Mint, etc, etc, são derivados do Debian, o pai de todos.

Quando instalar via gdebi, verifique nas abas superiores do gdebi a hierarquia de pastas que foi utilizada na instalação, veja qual o nome do arquivo principal ( ex: mercury, ou pgmercury, ou mercury2, etc, etc)

entre em modo texto e digite o nome correto para "testar"

Feito isto, ou seja, sabendo em que local do seu hd ele esta, o nome correto para executar, aí voce cria um atalho onde voce quiser.

Lembre que os pacotes são desenvolvidos por um numero grande de voluntarios ao redor do mundo, e eles podem ou não criar estes atalhos para voce, pois uma dos premissas do software livre é a de permitir a voce personalizar estes pacotes do seu jeito, como voce quiser.

Para entender, baixe um pacote em .deb e sem instalar o pacote, explore o gdebi, depois instale o pacote e explore o gdebi novamente antes de fechá-lo, só assim voce vai aprender e entender bem o que escrevi aqui.

[],s