Listar pacotes instalados no Ubuntu

Iniciado por Riccardo Petrillo, 01 de Outubro de 2009, 00:49

tópico anterior - próximo tópico

Riccardo Petrillo

Achei essa dica interessante... se alguém quiser fazer alguma observação ou complementar, fique a vontade...

Depois de algum tempo com o sistema operacional funcionando, geralmente já teremos tantos programas instalados que alguns podem ficar esquecidos. Então vem o dia de reinstalar o sistema, por diversos motivos, e aquele programinha que tanto gostamos não conseguimos mais lembrar o nome para reinstalá-lo, como fazer então?

Simples, caso você utilize um sistema baseado em Debian, tem um comando que gera uma lista dos pacotes instalados. Vamos lá.

1 - Abra o terminal/konsole.

2 - digite o seguinte comando, como usuário comum mesmo:

$ dpkg --get-selections > Lista-Pacotes.txt

3 - Pronto, o arquivo "Lista-Pacotes.txt" foi salvo no seu diretório padrão com a lista dos programas instalados. Simples assim.

O arquivo "Lista-Pacotes.txt" com todos os pacotes instalados estará num arquivo na pasta "ubuntu"

Para usar a lista gerada e instalar os pacotes em outra máquina ou numa nova versão recém instalada, basta usar o comando:

"dpkg --set-selections < Lista-Pacotes.txt && apt-get dselect-upgrade"

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Listando-pacotes-instalados-com-dpkg
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

coruja

Sr. Petrillo,

Achei muito boa esta dica, meus parabéns.

Ricardo Ferreira

Vamos lutar sempre pelo software livre!

Metaru

Meus parabéns esse tópico merecia até ficar fixo ou ser atrelado a algum tópico com links utéis.

Parabéns mais uma vez.

Alyscom

Muito boa dica!!! :D
Estava atrás disso faz tempo!!

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

Holmes

EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

vampire_thunder

Também adorei a dica. Deveria ser pinada, de tão prático

JFMMão de Ferro

vampire_thunder

De fato esta é uma dica complementar. Eu sempre guardo o cache aqui. Mantenho até em uma partição separada, geralmente junto com a home.

Tem também o AptOnCD que faz backup do cache.

Falco90

O Ubuntu Software Center também é uma boa opção pra ver isso, basta ir na aba Instalados.

vampire_thunder

Existe alguma maneira de remover também? Tipo, o apt lê o arquivo, verifica que o sistema tem mais pacotes instalados e remove os excedentes.

Falco90

Citação de: vampire_thunder online 14 de Fevereiro de 2010, 03:13
Existe alguma maneira de remover também? Tipo, o apt lê o arquivo, verifica que o sistema tem mais pacotes instalados e remove os excedentes.
# apt-get autoremove
Remove os pacotes que não são mais utilizados por nenhum plicativo.

vampire_thunder

Não é isso que eu quero dizer.

Veja por exemplo no LiveCD, dentro da pasta casper, há dois arquivos: filesystem.manifest e filesystem.manifest.desktop, que é praticamente o mesmo arquivo, mas com alguns pacotes a menos, incluindo o ubiquity (instalador). Depois que o ubiquity instala o Ubuntu na máquina, ele lê esse arquivo e verifica quais pacotes serão removidos. Ou seja, os pacotes que não estão na lista do filesystem.manifest.desktop são removidos após a instalação, o que faz o ubiquity remover ele próprio. Mas não sei como ele faz isso.