Nova geração de processadores da Intel

Iniciado por Mascarado, 01 de Fevereiro de 2010, 15:53

tópico anterior - próximo tópico

Mascarado

Gente,eu estava navegando na net quando me deparei com esse vídeo:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10521&/FAMILIA+CORE+E+APRESENTADA+NA+CAMPUS+PARTY

Vejam um trecho que me chamou a atenção:

"Isso traz na verdade liberdade, desempenho, economia de energia e chega de ficar esperando para que você consiga efetuar várias tarefas, baixar fotos e assitir vídeos e alta resolução, pois na nova família Core a placa gráfica é integrada. São 32 nanometros, que permitem a redução do tamanho das nossas arquiteturas: são notebooks mais finos, netbooks menores e computadores mais poderosos" - Cássio Tietê, Diretor de Marketing da Intel

Será que eu compreendi direito? é que ou ouvi algo sobre placa gráfica integrada,o que significa isso? Eu deduzi que o o próprio processador faria o trabalho que seria da placa de vídeo ou placa aceleradora,ou seja,no futuro,um usuário gamemaníaco poderia jogar games pesadíssimos,exigentes no quesito placa de vídeo,mas com um processador top de linha,a tal placa de vídeo seria dispensável.

Seria isso mesmo,ou "viajei na maionese" agora? 


Ubuntu é tudo de bom!!!

Polaco

O processador terá uma GPU embutida, é praticamente o que a AMD vem anunciando a um tempo com o projeto Fusion, integrar CPU+GPU num único chip.

Mas se tratando da Intel, não espere algo muito melhor em vídeo do que ela já possui no mercado de placas integradas, GPU's de alto desempenho para gamers nunca foi o alvo deles.

Na prática não mudará nada para o usário final, que ao invés de ter uma GPU embutida no chipset, agora terá na CPU, em breve o site Phoronix publicará benchmarks em Linux desses novos chips.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

sboorbou

por enquanto não é nada especial.... mas isso é a introdução da tecnologia....
A intel esta preparando uma bomba....

imagina chips graficos com o mesmo tamanho que o processador ( no caso 32 nanometros... ) significa mais clock, menos voltagem e consequentemente menos calor.... o processador e o gpu compartilhando banda e andando lado a lado... assim o processado é capaz de executar calculos de ponto flutuante.... e ai que esta o mercado que a intel mira....


A AMD vai ter que remar para chegar lá.... mas quando chegar vai ter os melhores processadores da historia...........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Alakazan

#3
A Intel já lançou CPUs há uns dias com essa tecnologia.
São as mais básicas, e não são como o Fusion. É a CPU e a GPU no "processador". Além disso, estão o controlador PCI - Express, e o controlador de memória RAM (o de memória RAM a AMD já punha há séculos nas suas CPUs). A CPU e a GPU não são AINDA uma coisa só, só estão sobre o mesmo "teto".
A GPU é Intel 4500HD se não me engano, e tem um desempenho entre a ATI HD3200 e a HD3300, que são seus melhores vídeo  on.
E não é por nada não, a CPU é a 32nm, mas a GPU é a 45nm.
E a Intel não está fazendo bomba nenhuma! É uma simples GPU de baixo custo, que só vai estar em CPUs de baixo custo (apenas Core i3 e Core i5 série 600 se não me engano, e são todas míseras CPUs dual-core).
Isso é apenas uma alternativa de baixo custo. Uma GeForce 9400GT é melhor q ela.
Na prática, nada muda, há não ser que agora os usuários Intel estarão fadados a ter APENAS vídeos onboard da Intel, que não são conhecidos pela sua capacidade. É mais dinheiro pra Intel, e menos alternativas para o consumidor. E nem todas placas mãe 1156 aceita esse vídeo.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

agente100gelo

Tópico trancado por não satisfazer a descrição da seção.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson