Perdi meus dados?

Iniciado por deLiz, 06 de Fevereiro de 2010, 02:02

tópico anterior - próximo tópico

deLiz

:-(

Seguinte guys, hoje quando fui entrar no ubuntu como de costume, ele travou na tela de iniciação, resetei e continuou, deopis me veio a cabeça que seriam bad-blocks, quais tenho uma longa história com eles.

Okay, fui pro Windows, brinquei bastante e depois fui voltar pro ubuntu, e nada, mesma coisa. Tentei rodar o fsck la pelo recovery, mas não surtiu resultado algum, na vista pelo menos.

Ai tá, depois de dar fsck, fui reiniciar, deu ERROR 17, no Grub, já tinha dado antes, pensei que não era nada de mais. Ok.

Ai botei o liveCD do ubuntu pra tentar recuperar o Grub, e não dava de jeito nenhum, e ai fui checar os HD's pra ver se tava tudo certinho, e só aparecia a partição do windows e a outra lá, a do ubuntu não aparecia. Não tinha reparado que tava estranho, mas ok.

Ai tá, depois de um bom tempo consegui recuperar a MBR do Windows, bootei aqui agora, ai fui usar o explore2fs pra recuperar os arquivos pra guardar e depois formatar o HD inteiro, mas nada, não tinha unidade disponivel pra escolher lá, tudo em branco.

Perdi tudo? Não é possivel, tenho muita coisa lá, não pode ser jogado fora :(

Por favor, me deem uma luz.

Grato

FaBMak

A primeira regra para salvar dados quando o HD está comprometido, é não mexer no HD, isso inclui uso de chkdsk, fsck, etc. O correto é instalar outro HD e fazer o boot via LiveCD, copiando os dados do antigo HD, para o novo HD.

Tente o ddrescue e o testdisk, ambos já me salvaram algumas vezes.
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk
http://www.cyberciti.biz/tips/how-do-i-save-recover-data-from-crashed-disks-with-dd-and-ddrescue-command.html
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

bred81

Citação de: deLiz online 06 de Fevereiro de 2010, 02:02
:-(

Seguinte guys, hoje quando fui entrar no ubuntu como de costume, ele travou na tela de iniciação, resetei e continuou, deopis me veio a cabeça que seriam bad-blocks, quais tenho uma longa história com eles.

Okay, fui pro Windows, brinquei bastante e depois fui voltar pro ubuntu, e nada, mesma coisa. Tentei rodar o fsck la pelo recovery, mas não surtiu resultado algum, na vista pelo menos.

Ai tá, depois de dar fsck, fui reiniciar, deu ERROR 17, no Grub, já tinha dado antes, pensei que não era nada de mais. Ok.

Ai botei o liveCD do ubuntu pra tentar recuperar o Grub, e não dava de jeito nenhum, e ai fui checar os HD's pra ver se tava tudo certinho, e só aparecia a partição do windows e a outra lá, a do ubuntu não aparecia. Não tinha reparado que tava estranho, mas ok.

Ai tá, depois de um bom tempo consegui recuperar a MBR do Windows, bootei aqui agora, ai fui usar o explore2fs pra recuperar os arquivos pra guardar e depois formatar o HD inteiro, mas nada, não tinha unidade disponivel pra escolher lá, tudo em branco.

Perdi tudo? Não é possivel, tenho muita coisa lá, não pode ser jogado fora :(

Por favor, me deem uma luz.

Grato
Por favor, me corrijam pois essa informação que estou passando veio de minhas lembranças (tenho péssima memória).
O formato ext3 tenta corrigir os bad-blocks que são frequentes no ntfs, criando uma tabela dinâmica de indexação, fazendo com que, caso haja bad-blocks, ele ou tenta recuperar ou não escreve no setor.
Fora essa informação, usa esses programas que o fabmak falou. São bons. Se não conseguir recuperar e esses arquivos forem vitais, contate uma empresa para recuperar seus arquivos.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

deLiz

Eita, tinha postado aqui antes mas parece que nã foi..

Primeiramanete valeu pelas respotas.

E tentei com o test disk, e deopis do quick search ele deu tela azul no windows. Fora que o HD ficava "gemendo", tipico de quando tem bad block ou não consegue fazer a leitura e tem que forçar. Mas acho que isso é normal.

Tem como eu rodar o DD pelo liveCD ou pelo XP? Porque to sem o ubuntu logicamente, e na outra partição tá o Windows.

bred81

Dá pra usar o dd pelo livecd.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...