Como baixar atualizações para transportar no pendrive e como instalar no manual

Iniciado por Euller, 02 de Fevereiro de 2010, 17:34

tópico anterior - próximo tópico

Euller

Caros amigos,

Eu uso windows no serviço, e gostaria de baixar pra instalar em casa a atualização do ubuntu 9.10, posso baixar onde e como? Para transportar no pendrive, e depois como instalar, pois o Ubuntu já é programado pra baixar da internet e atualizar, más como fazer ao usar dispositivo de transporte de dados???

Abraços:
Euller

asghan

Uma idéia q me ocorreu: se vc instalasse o Ubuntu no seu pendrive, atualizasse ele e depois rodava o aptoncd gerando um ISO das autalizações correntes ?Ai depois disso vc jogaria o ISO com as atualizações dentro do seu pc Desktop, ou melhor, pode até copiar todo o cache do Ubuntu instalado no pendrive. Sobre baixar atualizações pelo Windows não vou saber te dizer
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

neilton

antoniodosantosor

Deste modo, com o pen driver com o Ubuntu instalado funciona, mas o ideal seria que pudesse baixar somente as atualizações, salvando-as para posterior instalação. Que tal mandar esta sugestão ao pessoal do Ubuntu?

Euller

Sim,

Como fazer isto? o Cristiano que é moderador podia interceder ai pela gente junto ao pessoal que opera esta modificação e dar o retorno pra nós, ou também alem de ele intervir como interlocutor entre nós e o pessoal que faz as modificações no Ubuntu, ele indicaria onde agente podia enviar nossa ajuda comentando esta necessidade.

Abraços:
Euller

eltonlima

Instala ao Ubuntu num PC, depois o Vá em Sistema > Administração > Criador de Disco USB Inicializável . mas é importante ter uma ISO do ubuntu.
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Euller

Elton,

Não é a questão de instalar o ubuntu, más sim de baixar, transportar e depois instalar as atualizações, o Ubuntu instalo do cd-live, que já tenho.....OK, a questão e as atualizações que vai demorar uma década na velocidade da minha net em casa, sendo que no serviço daria pra baixar elas, más ai tem que ter  o link pra baixar e como instalar... via windows no serviço.

marcospinho

tambem ja fiz isso e estou querendo fazer de novo: peço o computador para atualizar sem internet
ai ele lista um monte de texto com os endereços do pacote dizendo que houve falha em obter os pacotes pego essa saida de texto, gravo isso e levo para outro computador, colo as url's no navegador e salvo os pacotes. quando chego em casa passo para a pasta /var/cache/apt/archives
usando o sudo nautilus. depois verifico algum pacote que ja esteja na pasta antes para ver as permissões e aplico essas mesmas permissões a todo o conteudo da pasta usando o terminal. Depois é so pedir para atualizar o sistema. Atenção, se faltar um arquivo pode dar problema de dependencias quebradas e o sistema pode ter mais problemas depois.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Euller

Bom,

Más acho que isto é algo que é de certo modo complicador para quem não domina ou entende o funcionamento deste tipo de operação, o que mostra que a pessoa domina o mínimo de linguagem de software, ao meu ver o Windows dá um show, pois o usuário comum consegue atualizar, baixar em outro computador, transportar e atualizar em outro local com muita facilidade.

Faço coro e peço aos moderadores que nos apoiem, é uma evolução que o Linux deveria estar atuando o meu ver. fora outros problemaS.  Vejam só o que me ocorreu com a distro que estava usando que é o Linux MInt 8 Helena, que dizem os idealizadores ser baseado na plataforma ubuntu, tudo ia razoavelemente bem comigo usando a versão 9,04 do ubuntu junto com o windows, mas ao instalar este tal Mint, ele travou meu hd (uso dois um de 80gb com windows e outro de 8gb pro linux) que estava o windows, o mint começou à informar que o hd era de 160gb, e que tinha diversos setores defeitosos e o windows só startava até certo ponto, e não abria, tive que formatar a máquina e remover o grub, deixando o pc somente com 1 hd pra instalar o windows novamente e ainda não sei que fim darei ao hd que está com o linux até agora, estou com medo de plugá-lo para poder remover os arquivos e passá-los para outra pasta no hd com windows, e estragar a mbr, o que já me ocorreu ao tentar com um hd de 40gb que tenho em outro pc e que vou ter que também gastar mais algumas horas reinstalando o windows ou tentando reaver a mbr do mesmo.

Hein fim, estou tendo momentos desagradaveis com a intarfaçe agressiva do Linux frente à outros softs, ele quer ser dominador e não age passivamente ou se deixa operar com facilidade pelo usuário comum. perdi no meu computador toda uma instalação já estavel e com diversas atualizações no meu windows por conta de um mal funcionamento do linux invadindo o espaço do outro "O.S." estou muito descontente com isto, não penso ainda em desistir de usar o linux, más esta ocorrencia é desanimadora.

ATt:
Euller

marcospinho

Sem ilusões meu caro,
Aquela fase de o linux ser para nerds avançados está passando, mas ainda não caiu na cabeça do povo, a maioria ainda olha pro pinguim e vê um ET. So vai se convencer depois que ver o sistema rodando bonito e fazendo tudo o que ele quer.
Na maioria das vezes isso é possível, mas cadê a coragem de ousar?
Por outro lado alguém como voce de deu azar em casar o mint no seu hardware é capaz de fazer um barulho enorme, contribuindo pra sujar a barra. Tudo isso enquanto olham com complascência para as enrascadas do windows.
Nas maquinas mais antigas existem muitos casos de falta de drivers suportados pelo Kernel linux enquanto as novas estão muito mais compatíveis.
Aproveitando a sua boa vontade, ai vai uma dica: entre com um live cd abra o terminal e digite "lshw > hw.txt" sem as aspas e pegue as especificações do hardware que deu problema e pesquise no google por drivers para linux.
Não vamos deixar a peteca cair colega.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

promurilo

Meu colega, saiba que o processo é muito simples. Essa dica eu encontrei no site do Guia do Hardware (eu coloquei o link para a fonte mais abaixo). Acompanhe:

Abra o gerenciador de pacotes Synapitc. Quando o sistema detecta que existem atualizações disponíveis, elas já ficam visíveis no Synapitc. Então, clique no botão "marcar todas as atualizações".

Ao fazer isso, todos os pacotes que possuem atualização disponível ficarão marcados para instalação. Você pode ver esses pacotes no Synapitc, se não estou enganado, clicando no botão "Filtros customizados" mais em baixo, e escolhendo a opção "Atualizável (upstream)".

A mágica acontece agora: você não precisa instalar os pacotes. Procure o menu Arquivo e clique em "Gerar script de download do(s) pacote(s)". Na caixa salvar, digite um nome para o seu script, por exemplo, "atualizar". Um script será criado para baixar os pacotes no seu diretório /home. Vá até lá.

Eu geralmente costumo copiar o script para uma pasta separada, com o nome, por exemplo, "Atualizações". Faça isso e cole o script lá dentro. Pode ser dentro da sua pasta de usuário mesmo. Uso uma pasta separada porque as vezes são muitos pacotes, etc.

Esse script nada mais é que várias chamadas a um programa de nome wget. para rodar o script, abra um terminal, vá até a pasta pelo terminal e digite:

./atualizar.sh

Pronto. É só aguardar. Os pacotes serão baixados na pasta. Copie-os e cole-os para um pendrive e instale-os em casa usando o dpkg.

Agora se você é um usuário como eu, que tem uma conexão lenta em casa e quer baixar os pacotes através de uma máquina com o Windows, garanto que é possível, simples e prático. Eu, por exemplo, crio os scripts em casa e baixo em um cyber ou no trabalho, por exemplo. A dica está no endereço a seguir. O autor da dica mostra como usar o wget no windows. Assim, você cria o script "Atualizar" no Linux e pode usá-lo tanto no Linux quanto no Windows, o que achar mais conveniente.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-dica/781032/

Detalhe: a dica é para o debian, mas eu testei no ubuntu e funciona tranquilamente (afinal, ubuntu é baseado no debian).

Espero ter ajudado.

Alyscom

Citação de: promurilo online 07 de Fevereiro de 2010, 17:43
Meu colega, saiba que o processo é muito simples. Essa dica eu encontrei no site do Guia do Hardware (eu coloquei o link para a fonte mais abaixo). Acompanhe:

Abra o gerenciador de pacotes Synapitc. Quando o sistema detecta que existem atualizações disponíveis, elas já ficam visíveis no Synapitc. Então, clique no botão "marcar todas as atualizações".

Ao fazer isso, todos os pacotes que possuem atualização disponível ficarão marcados para instalação. Você pode ver esses pacotes no Synapitc, se não estou enganado, clicando no botão "Filtros customizados" mais em baixo, e escolhendo a opção "Atualizável (upstream)".

A mágica acontece agora: você não precisa instalar os pacotes. Procure o menu Arquivo e clique em "Gerar script de download do(s) pacote(s)". Na caixa salvar, digite um nome para o seu script, por exemplo, "atualizar". Um script será criado para baixar os pacotes no seu diretório /home. Vá até lá.

Eu geralmente costumo copiar o script para uma pasta separada, com o nome, por exemplo, "Atualizações". Faça isso e cole o script lá dentro. Pode ser dentro da sua pasta de usuário mesmo. Uso uma pasta separada porque as vezes são muitos pacotes, etc.

Esse script nada mais é que várias chamadas a um programa de nome wget. para rodar o script, abra um terminal, vá até a pasta pelo terminal e digite:

./atualizar.sh

Pronto. É só aguardar. Os pacotes serão baixados na pasta. Copie-os e cole-os para um pendrive e instale-os em casa usando o dpkg.

Agora se você é um usuário como eu, que tem uma conexão lenta em casa e quer baixar os pacotes através de uma máquina com o Windows, garanto que é possível, simples e prático. Eu, por exemplo, crio os scripts em casa e baixo em um cyber ou no trabalho, por exemplo. A dica está no endereço a seguir. O autor da dica mostra como usar o wget no windows. Assim, você cria o script "Atualizar" no Linux e pode usá-lo tanto no Linux quanto no Windows, o que achar mais conveniente.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-dica/781032/

Detalhe: a dica é para o debian, mas eu testei no ubuntu e funciona tranquilamente (afinal, ubuntu é baseado no debian).

Espero ter ajudado.
Fica legal também salvar o script no formato .HTML, assim basta abrir com o navegador que os link's jáh estarão tudo em ordem, bastando só dar um click em cada link!! :)

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real