Instale as novas notificações do Ubuntu 9.04 no Intrepid Ibex

Iniciado por Cláudio Novais, 07 de Março de 2009, 19:52

tópico anterior - próximo tópico

Cláudio Novais

CitarVisualmente, o Ubuntu tem evoluido favoravelmente a cada nova distribuição. A próxima versão do Ubuntu, a jaunty jackalope, não é excepção e trará uma excelente novidade no que toca ao visual das notificações que, para além de serem mais bonitas, trarão algumas funcionalidades extra. A partir de agora, estas notificações deixaram de ser exclusividade do Ubuntu 9.04 e poderá tê-las no seu Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10), bastando continuar a ler este artigo.


O único problema destas novas notificações é que elas usam efeitos visuais que requerem o Compiz e consequentemente a placa gráfica tem de estar instalada correctamente. Caso não tenha estes dois requisitos, não tente fazer o que se descreve a seguir pois não conseguirá obter estas novas notificações.




Para além deste pequeno problema, ainda existe um não tão grave, que é facto de ser necessário compilar o código fonte das novas notificações. Ao contrário da maioria dos programas que indico aqui no blog, estas notificações não têm um repositório que instale e actualize automaticamente, por isso terá de instalar alguns programas para proceder à compilação do código fonte. Mas, mesmo não sendo tão fácil como de costume, preparei uma artigo detalhado para não ter qualquer dúvida.



Por fim, e antes de começar "a pôr as mãos na massa", gostaria de referir que este método é independente das suas actuais notificações, por isso, caso algo corra mal e não consiga ter bons resultados, poderá continuar com as notificações do costume sem comprometer o seu sistema operativo.


Instale as dependências

Tal como referi anteriormente é necessário compilar o código fonte das notificações. Para isso, precisa de algumas bibliotecas para proceder à compilação. Copie a linha seguinte para o terminal, para instalar os pacotes necessários:
sudo apt-get install bzr build-essential automake autoconf gnome-common libgtk2.0-dev libgconf2-dev libdbus-glib-1-dev libx11-dev libnotify-dev libnotify1 libnotify-bin


O bzr (Bazaar Version Control) permitirá fazer download da última versão do código fonte das notificações, os 3 pacotes seguintes servem para configurar e compilar e o resto dos pacotes são dependências destas novas notificações.

Compile o código fonte

Como é óbvio, para compilar algum código precisa de o ter antes. Para fazer download do código fonte das novas notificações copie a linha seguinte para o terminal.
bzr branch lp:notify-osd

Esta linha irá fazer download da última versão das notificações para pasta onde se encontra. Provavelmente o programa irá queixar-se da falta de login, mas em princípio não há problema e irá proceder ao download.

Caso tenha aberto o terminal e não tenha mudado de localização, o download será feito para a sua Pasta Pessoal. Por isso, aconselho a ocultar a pasta, copiando a linha seguinte para o terminal:
mv notify-osd .notify-osd


Depois disso, entre nessa pasta:
cd ~/.notify-osd


E execute o script que irá configurar o código fonte para o Kernel do seu Ubuntu, de forma a poder executar a compilação com sucesso.
sh autogen.sh


Se tudo correr bem, no final desta execução terá uma linha a dizer o seguinte:

CitarNow type 'make' to compile notify-osd

Ou seja, pode proceder à compilação executando a linha seguinte no terminal:
make


Experimente as novas notificações!

Voltando novamente ao que foi dito no início do artigo, esta instalação não afecta nada as condições do seu sistema, por isso, pode experimentar à vontade, sem correr riscos de perder algo vital do sistema operativo. Por serem notificações independentes das que vêm no Ubuntu por padrão, para as utilizar, precisa de desligar as antigas de modo a evitar possíveis conflitos.

Para desligar as notificações actuais deve terminar o processo notification-daemon através do Monitor do Sistema ou pelo terminal, escrevendo apenas:
killall notification-daemon


Depois de as desligar, já pode experimentar as novas notificações. Para isso deve executar o programa que se encontra na pasta ~/.notify-osd/src chamado notify-osd. Para fazer isso através do terminal, copie a linha seguinte para ir à pasta referida:
cd ~/.notify-osd/src


E depois execute o programa copiando o seguinte para o terminal:
./notify-osd


Para poder ver as novas notificações, execute o script que se encontra na mesma pasta e que tem o único objectivo de mostrar as notificações. Para o executar basta escrever o seguinte no terminal:
./send-test-notification.sh


Como ter sempre estas notificações?

Se gostou destas novas notificações então provavelmente quer tê-las sempre que iniciar o seu computador. Para isso, precisa de fazer o que se indica nesta parte do artigo. Caso não o faça, nas próximas vezes que iniciar o seu Ubuntu, elas não serão carregadas.

A maneira que apresento de seguida não é a mais eficiente, mas é a mais simples e por isso a aconselhável. É baseada na primeira referência (ver final do artigo) e funciona da seguinte maneira: ao arrancar desliga as notificações antigas e liga as novas que acabou de instalar.

Esta maneira requer, portanto, um script que será executado sempre que o computador arrancar. Para o criar escreva o seguinte no terminal:
gedit ~/.notify-osd/script.sh


Depois de abrir a janela do "Editor de Texto", copie para lá o seguinte:
Citar
    #!/bin/bash
    killall notification-daemon
    sleep 1
    ~/.notify-osd/src/notify-osd

E clique no botão Guardar, feche a janela e corra a seguinte linha no terminal para dizer ao seu Ubuntu que o script é executável:
chmod 755 ~/.notify-osd/script.sh


De seguida, para pôr o script a executar no arranque, abra o programa "Preferências de Sessão" que se encontra em Sistema→Preferências→Sessões e clique em Adicionar.

Na nova janela deve preencher da seguinte forma:

CitarNome: Arranque das novas notificações
    Comando: /home/SEU NOME DE UTILIZADOR/.notify-osd/script.sh
    Comentário: Notificações do Ubuntu 9.04

Não se esqueça, que, se tiver a copiar o texto, deve pôr o nome do seu utilizador correctamente na parte onde está a vermelho. Para evitar erros, é aconselhável clicar no botão Navegar e ir até à pasta onde salvou o ficheiro.

Referências:

Installing Ubuntu 9.04's New Notifications in Ubuntu 8.10;
How to install the new Jaunty notify-osd in Ubuntu Intrepid.


Link para o artigo original:
http://ubuntued.info/2009/03/instale-as-novas-notificacoes-do-ubuntu-904-no-intrepid-ibex.html

Ioca100

Usuário Linux- 449417

d3k

esse novo "estilo" de notificações é mais leve? ou não se percebe perda nem ganho de desempenho?
também notei que as notificações tem um fundo transparente, é necessário Compiz ou Composite para rodá-lo?
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

carloss

já tinha visto em sites estrangeiros...

no meu debian squeeze não foi,
o ubuntu tive que apagar, hd lotado :S

Ioca100

Citação de: deck.fox online 07 de Março de 2009, 22:25
esse novo "estilo" de notificações é mais leve? ou não se percebe perda nem ganho de desempenho?
também notei que as notificações tem um fundo transparente, é necessário Compiz ou Composite para rodá-lo?
Pelo que andei lendo, sim, é necessário ter compiz.
Usuário Linux- 449417

Cláudio Novais

Olá deck.fox,

No meu penitum 4 não senti diferença nenhuma, mas obviamente que estas novas funcionalidades puxam pelo computador um pouco mais. Mas, como estas notificações utilizam o compiz, ou seja, utilizam a placa de vídeo, o processamento não é feito pelo processador mas sim pela placa de vídeo, permitindo assim, ser bastante eficiente e ter um visual extremamente bonito.

Olá Carloss,
Em termos de espaço estas notificações não gastam assim tanto e, aliás, você até pode pô-las no sítio que quiser, por exemplo, numa partição separada, por isso acho que o espaço, neste caso, não é problema.
Já agora, como está o seu programa da catalogação da meteorologia?

Abraços.

velox256

Olha o óculos...

CitarO único problema destas novas notificações é que elas usam efeitos visuais que requerem o Compiz e consequentemente a placa gráfica tem de estar instalada correctamente. Caso não tenha estes dois requisitos, não tente fazer o que se descreve a seguir pois não conseguirá obter estas novas notificações.



Citação de: deck.fox online 07 de Março de 2009, 22:25
esse novo "estilo" de notificações é mais leve? ou não se percebe perda nem ganho de desempenho?
também notei que as notificações tem um fundo transparente, é necessário Compiz ou Composite para rodá-lo?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

tfmoraes

Para quem quiser ter sempre a ultima versão do repositório é só fazer o seguinte:


bzr pull # Isto atualiza a sua versão com a do repositório
./autogen.sh
make

SergioJP

Descobri um site onde tem um pacote em deb para instalar muito fácil e não precisa fazser tudo isso.
Baixe o arquivo em http://tobal.cymaho.com/?p=710 depois descompacte o arquivo e instale primeiro o
human-icon-theme_0.33.2.1_all.deb e depois o
notify-osd_0.9.3-0ubuntu1_i386.deb e reinicia a máquina e pronto ja estará funcionando.
Espero ter ajudado.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Osklenbhz

É so comigo ou esse balao de notificação do Ubuntu (no meu caso 9.10) é meio bugado?
ele custa a sumir.. e qnd vc clica ele na soem..

alguem consegue resolver isso?

Gato Preto

Linux User since 1998
Linux Counter #402810

Cláudio Novais

Citação de: Osklenbhz online 21 de Janeiro de 2010, 04:39
É so comigo ou esse balao de notificação do Ubuntu (no meu caso 9.10) é meio bugado?
ele custa a sumir.. e qnd vc clica ele na soem..

alguem consegue resolver isso?

Ele tem exactamente essa propriedade!! Isso não é bug! Ele permite que você esteja a trabalhar normalmente, mesmo com o balão em cima...