[Dicas simples] Espaço do hd e melhorar a performance do pc

Iniciado por tds, 16 de Maio de 2006, 00:36

tópico anterior - próximo tópico

tds

Ae pessoal ... a primeira dica só serve para quem usar o ext3 (padrão do ubuntu) essa dica foi dada pelo Og Maciel (http://blog.ogmaciel.com/)

Citação de: "Og Maciel"
Você sabia que ext2 e ext3, por padrão, reservam %5 da capacidade de cada partição para o root? Bem, eu não sabia deste detalhe... O motivo é para que, caso os usuários consumam todo o espaço alocado na partição, qualquer programa que estiver sendo executado como root (ou comandos que o root estiver executando) não falhem imediatamente.

Para recuperar este espaço, é só usar o comando tune2fs. Como meu laptop tem um disco de 30GB, o comando df -h / me diz:

omaciel@merlin:~$ sudo df -h /
   Password:
   Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
   /dev/hda1 27G 3.9G 22G 16% /

Usando tune2fs com o parâmetro -m para configurar a porcentagem de espaço alocado para o root:

omaciel@merlin:~$ sudo tune2fs -m 0 /dev/hda1
   tune2fs 1.38 (30-Jun-2005)
   Setting reserved blocks percentage to 0% (0 blocks)
   omaciel@merlin:~$ sudo df -h /
   Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
   /dev/hda1 27G 3.9G 23G 15% /

Ok, só ganhei 1GB na brincadeira... Mas e se meu disco fosse de 200GB? Ou 200TB? Já imaginou reservar %5 deste espaço só em caso as partições fiquem usadas?

A outro é bem legal se você como eu não tem conhecimento bastante para se aventurar compilando o seu próprio kernel o ubuntu oferece alguns kerneis já optimizados para algumas plataformas

------ Pentium Pro/Celeron/Pentium II/Pentium III/Pentium IV, digitem: sudo apt-get install linux-686
------ Pentium IV (Suporte para HyperThreading): sudo apt-get install linux-686-smp
------ AMDDuron/Athlon/Sempro (Suporte para HyperThreading): sudo apt-get install linux-k7

Dica dada pelo ubuntu-geek (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=3713)

Testei as duas e funcionam beleza, o único problema que tive foi que quando o xubuntu começa a carregar os componente dele a tela meio que sai de foco e depois volta  :shock: mas funciona tudo normal  :wink:

Thib

Notei um certo ganho quando troquei o linux-386 pelo 686, realmente (tenho um Pentium IV)...mas após fazer isso, a ferramenta para configuração da Janela de Ínício da Sessão (System>Administração>Janela de Início de Sessão) simplesmente não abre mais...

Alguém sabe como ajudar?
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Willian

ia fazer isso no meu tbm, tenho um sempron.. mas agora não sei se faço
alguem mais teve problema?

niitsu

Thib: Olha amigo, em uma atualização de kernel já me aconteceu do meu profile no gnome ser corrompido e deixar de abrir um ou outro programa.
Pra confirmar se foi isso que aconteceu, crie um novo usuário, logue com ele e tente executar o programa da mesma forma. Se abrir você já sabe que o problema está no profile do seu usuário.

Bom, atualizando meu post, eu testei as duas dicas e ambas funcionaram perfeitamente aqui. Meu processador é um Athlon XP 2000+, e eu instalei o kernel linux-k7 via Synaptic mesmo.
Portanto tudo ok!

Valeu pela dica tds!