Cuidado ao utilizar tasksel para instalar LAMP. kde foi...

Iniciado por remiao, 29 de Janeiro de 2010, 16:43

tópico anterior - próximo tópico

remiao

Prezados Ubuntueiros,
embora esteja escrevendo precipuamente com o objetivo de buscar ajuda, deixo aqui minha experiência para que outros usuários iniciantes como eu não venham a ter seus pacotes completamente removidos ao se utilizarem do comando $sudo tasksel para instalar o LAMP.
Pois bem, ao realizar uma busca no google a fim de identificar uma solução para instalação do LAMP (Linux + Apache + PHP + MySQL - ferramentas necessárias para desenvolver sites) me deparei com a brilhante, e "bem escrita", sugestão de um site famoso mais ou menos assim: Install Lamp with 1 command in ubuntu 9.10, ou seja, instalar o LAMP com apenas 1 comando. Um comando?? WOow, é isso que eu preciso, pensei...
Apesar do erro ter sido meu, creio que a falta de informações na elaboração do artigo contribuíram para a indução ao erro.
A sugestão foi essa:

$sudo tasksel

Esse "milagroso" comando abre uma janela de opções de softwares a serem instalados.

Bem, de acordo com o artigo, eu teria apenas que selecionar a opção LAMP, através da barra de espaço, e seguir em frente. Ocorre que a curiosidade humana é algo perigoso, e eu, notando que estavam marcadas outras opções, entre elas o desktop do ubuntu, resolvi desmarcar, afinal, eu desejava apenas instalar o LAMP e não outras coisas, e foi aí que o problema teve início...
Após o download do LAMP, observei que mensagens de "removendo..." estavam aparecendo na minha tela. Adivinhem... Sim, meus pacotes do KDE, inclusive com meu driver da NVIDIA e vários outros de extrema importância para o bom funcionamento do sistema gráfico estavam indo por água abaixo diante do meu nariz! Desesperado, fechei a janela do terminal e reiniciei - feita a khda! No more kde, no more parte gráfica, somente texto! E agora???
Deixo aqui o meu relato sobre a experiência com o tasksel na intenção de alertar aqueles que forem realizar instalações por meio dele...
Rogo que alguma alma solidária leia esse tópico - me xingando caso eu não o tenha redigido da maneira correta, e me auxiliando na correção e reinstalação de meu sistema gráfico.
Um abraço aos amigos.

bred81

Eu também cai nesse fake, mas deixei remover tudo!
Depois dei um sudo aptitude install ubuntu-desktop...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Alyscom

Eai...  ;)
Bem... Entre no modo de recuperação (Recovery mode)/netroot,  se você conseguir utilizar internet, basta dar o comando aptitude install kubuntu-desktop
Já que você disse que utiliza o ambiente KDE.

É isso ai, espero que consiga resolver "Tomara"!! :D :D

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real