Sou novo no ubuntu e queria saber algumas coisas simples como:

Iniciado por nooblinux, 27 de Janeiro de 2010, 18:52

tópico anterior - próximo tópico

nooblinux

1-como acessar a pasta de um determinado usuário pelo super usuário?
2-e possível instalar programas que não estão na lista de adicionar e remover?
3-fui copiar um arquivo de testo mais deu acesso negado.e possível logar com um usuário comum copiar um shell script para pasta principal?tipo sistema de arquivos?
4-pra mim executar um shell script e necessário que o arquivo esteja em alguma pasta especifica?se eu puder executar de qualquer lugar preciso especificar o caminho?é pelo consola que eu executo um shell script?
5-um usuário de Linux informou que o consola funciona como o prompt do Windows pergunto:ele so serve para comandos ou vc pode executar arquivos e programas buscar directórios e outros?é pelo consola que se instala alguns programas?

milhões de perguntas estão em minha cabeça um sistema completamente novo!
desde já agradeço obrigado a todos que puderem me auxiliar!

rjbgbo

na minha assinatura tem o link p/ apostilas do Ubuntu que recomendo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Falco90

1 - Digite isso no terminal: sudo nautilus
2 - Claro.
3 - Não entendi bulhunfas do que você quis dizer.
4 - 1 clic executa o script, mas se você quiser pode usar ele pelo terminal tbm.
5 - Comandos nada mais são do que pequenos "programas". Você pode desde assistir e editar um vídeo até redigir um texto e baixar arquivos da internet pelo consola.

Tota

Ola,

Não espere fazer um curso sobre GNU/Linux via forum. Estudar é preciso

Começe pelas apostilas indicadas pelo rjbgbo

Pesquise neste e em outros foruns de Linux.

Citação de: nooblinux online 27 de Janeiro de 2010, 18:52
1-como acessar a pasta de um determinado usuário pelo super usuário?

Vire superusuário sudo nautilus

2-e possível instalar programas que não estão na lista de adicionar e remover?
Sim. Existe em seu sistema o Gerenciador de Pacotes Synaptic com todos os pacotes suportados por sua versão do GNU/Linux

Pesquise na rede por => Pacotes .Deb

3-fui copiar um arquivo de testo mais deu acesso negado.e possível logar com um usuário comum copiar um shell script para pasta principal?tipo sistema de arquivos?

Acesso negado pois voce deve ter permissões para abrir

Procure na rede por => permissões

Sim, é possível logar como usuário e copiar um shell script para onde voce quiser, desde que tenha as permissões corretas de leitura/escrita

Não entendi o que quer dizer com "tipo sistemas de arquivos?"

4-pra mim executar um shell script e necessário que o arquivo esteja em alguma pasta especifica?se eu puder executar de qualquer lugar preciso especificar o caminho?é pelo consola que eu executo um shell script?

Não, não é necessário uma pasta específica, desde que ao executar voce referencie o caminho do script.

Pode ser pela consola e também invocando o comando executar aplicativo via ambiente gráfico bastando teclar <alt>+<F2>

5-um usuário de Linux informou que o consola funciona como o prompt do Windows pergunto:ele so serve para comandos ou vc pode executar arquivos e programas buscar directórios e outros?é pelo consola que se instala alguns programas?

Exato, é o correspondente ao prompt de comandos do Windows.

Ele serve para tudo, exatamente como no Windows ( já tentou fazer no Windows? por exemplo em prompt digitar => c:\windows\notepad.exe )

Instala-se pacotes ( programas ) pelo terminal, pelo adicionar/remover, pelo synaptic, pelo gerenciador de pacotes gdebi, por onde preferir.

[],s

nooblinux

boa noite amigo estou a estudar o sistema mais como pode ver tenho perguntas que nao encontro em apostilas,coisas simples mais que fazem a difereça,talvez por ser tao simples nao coloquem em determinadas apostilas e ate mesmo links
eu ja fiz alguns batch o meu intereçe maior no linux e justamente o shell tenho alguma noção de programação via ambiente de programaçao delphi,
mais preciso conhecer um poco mais o sistema para poder começar a ver oque realmente importa "shell",agradeço a boa vontade de todos obrigado mais uma vez. 

Tota

Se tens interesse em shell e conheces delphi, o Ubuntu utiliza o bash, bourne again shell.

O bash tem site proprio, onde todas as informações podem ser obtidas

bons estudos

Holmes

Cara,

Instala o GuiaFoca no seu PC, vc não vai se arrepender. Para mais info veja aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61373.0.html.

vlw, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

nooblinux

boa gostei muito do conteúdo, muitas informações essenciais não so para quem ta começando mais quem já tem a algum tempo no ramo
muito obrigado mesmo viva, e viva o Linux ;D.