Sou novo no ubuntu e queria saber algumas coisas simples como:

Iniciado por nooblinux, 27 de Janeiro de 2010, 18:52

tópico anterior - próximo tópico

nooblinux

1-como acessar a pasta de um determinado usuário pelo super usuário?
2-e possível instalar programas que não estão na lista de adicionar e remover?
3-fui copiar um arquivo de testo mais deu acesso negado.e possível logar com um usuário comum copiar um shell script para pasta principal?tipo sistema de arquivos?
4-pra mim executar um shell script e necessário que o arquivo esteja em alguma pasta especifica?se eu puder executar de qualquer lugar preciso especificar o caminho?é pelo consola que eu executo um shell script?
5-um usuário de Linux informou que o consola funciona como o prompt do Windows pergunto:ele so serve para comandos ou vc pode executar arquivos e programas buscar directórios e outros?é pelo consola que se instala alguns programas?

milhões de perguntas estão em minha cabeça um sistema completamente novo!
desde já agradeço obrigado a todos que puderem me auxiliar!

rjbgbo

na minha assinatura tem o link p/ apostilas do Ubuntu que recomendo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Falco90

1 - Digite isso no terminal: sudo nautilus
2 - Claro.
3 - Não entendi bulhunfas do que você quis dizer.
4 - 1 clic executa o script, mas se você quiser pode usar ele pelo terminal tbm.
5 - Comandos nada mais são do que pequenos "programas". Você pode desde assistir e editar um vídeo até redigir um texto e baixar arquivos da internet pelo consola.

Tota

Ola,

Não espere fazer um curso sobre GNU/Linux via forum. Estudar é preciso

Começe pelas apostilas indicadas pelo rjbgbo

Pesquise neste e em outros foruns de Linux.

Citação de: nooblinux online 27 de Janeiro de 2010, 18:52
1-como acessar a pasta de um determinado usuário pelo super usuário?

Vire superusuário sudo nautilus

2-e possível instalar programas que não estão na lista de adicionar e remover?