Longa vida ao Terminal!

Iniciado por galactus, 25 de Janeiro de 2010, 22:41

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Que o Terminal nunca deva ser abolido!

Sei que este é um tema que desperta amor e ódio em muitas pessoas! Amor aos programadores e ódio em alguns usuários ditos "finais"!

Mas antes de mais nada, vamos as devidas apresentações! Me chamo Marcelo, não sou programador e nem profissional ligado a área de Tecnologia em Informática! Sou dentista e me considero um entusiasta da área de informática! Sou do tempo em que os homens sabiam programar as suas máquinas!!!

Sendo assim, quando comecei no mundo da informática não existia a Microsoft e nem mesmo o DOS!  Me lembro como se fosse hoje do meu primeiro "cursinho" de informática! O professor ensinava sobre fluxogramas e árvores de diretórios!!! Fascinante!!! :)

Além disso, os "cursinhos" ministravam aulas sobre Basic, Cobol e Fortran!!! Além dos mais nerds, vejam vocês, mesmo naquele tempo já tínhamos aqueles que considerávamos mais "nerds", aprendiam Assembler e C!!!

Como não poderia deixar de ser, tudo isso naquela telinha preta (que quando comecei não era preta e sim Verde) com aquela barrinha vertical piscante na tela aguardando o seu comando! Sim senhoras e senhores é dele mesmo o Terminal ou Shell que estou falando!

Esses nomes chegam a dar calafrios nos usuários modernos de micro computadores! Isso simplesmente porque eles não cresceram usando o terminal! Então o que para mim pode ser uma tarefa simples de abrir um terminal e digitar alguns comandos, para outros se trata de uma tarefa hedionda!

Por isso é muito comum ver usuários de micro computadores proclamarem pela extinção  do Terminal/Shell!  Afirmam que ele só está lá para atrasar a sua vida, ou para humilhá-los pois mostra o quão reles é o seu conhecimento sobre o sistema, alguns devem pensar. Afinal, que diabos ele vai fazer com uma tela preta com uma barrinha vertical piscante!?   Afirmam que um micro computador deve ser como uma lavadora, um forno de microondas ou algo um pouco mais complexo, um carro! Resumindo, deveria apenas apertar um botão ou girar uma chave e tudo se resolveria! No máximo ele teria meia dúzia de alavancas ou pedais para operar a máquina e assim determinar o seu destino!   Tudo muito intuitivo!

Eu até poderia concordar com essas afirmações ou críticas! Mas não posso!  A coisa já começa a desandar, ou seria azedar a maionese!?   Enfim, quando você se dá conta que o máximo de meia dúzia de alavancas ou pedais para operar o dispositivo se transformou em duas peças muito mais complexas que quaisquer alavancas! Uma sendo retangular com mais de 100 botões na maioria dos casos, e uma segunda peça com cara de camundongo que além de se mover em várias direções ainda inclui pelo menos mais dois botões e uma rodinha adicional que além de girar também carrega consigo a função de ser um botão!

Portanto, eu me questiono! Onde raios foi parar a lavadora, o microondas ou o carro!?!?!?!? Pois  o operador também chamado de usuário do micro computador se depara logo com uma verdeira panacéia de opções para operar o dispositivo que deveria ser operado como um eletrodoméstico! Lebram-se? Apenas um ou no máximo meia dúzia de botões!!!

Vejam bem, quero deixar claro que não estou chamando o operador de:
1)   Aquela  peça entre a cadeira e o teclado ou
2)   De um ser com  deficiência em suas capacidades intelectuais ou ainda
3)   Ser catatônico, mais vulgarmente conhecido como burro ou lerdo das idéias!

Longe disso! E estou sendo sincero! Pois também gosto de facilidades! E não reclamo de apertar um botão para fazer o meu liquidificador fazer a minha vitamina!

Mas o fato é que querem culpar o Terminal ou Shell quando o cara já tem que se deparar com outras dificuldades primárias!

O terminal não pode ser abolido pois quer queiram quer não, é dele que vem as facilidades para os operadores ditos usuários finais!  Sim senhoras e senhores! É de lá que aquela figura nerd, também chamada de escovador de Bits ou muitas vezes de Freetard quando querem ofendê-lo, passa horas quebrando a cabeça tentando tornar algo bastante complexo num eletrodoméstico!!!

Ainda estamos longe de termos um Hall 9000 (sem as partes ruins é claro), e tudo parece crer que caminharemos para algo mais parecido com um Minority Report!!! Já pensaram como tudo vai ficar muito mais intuitivo? O ponto é que, vai demorar muito até que um Microcomputador Pessoal seja algo parecido com um eletroméstico! Para dizer a verdade, eu mesmo duvido que isso um dia aconteça!

Até mesmo o Windows ainda mantém o seu terminal! Está lá, escondido, mas está lá!  E quem sabe operá-lo sabe muito bem o quanto ele pode ser útil e poderoso! Evitando muitas formatações que não precisariam ser realizadas!

O Terminal é um instrumento poderoso nas mãos de quem entende! Seja lá qual for o sistema operacional! Então não atirem pedras contra ele, deixem ele lá! Se você não gosta ou não curte, nem abra ele! Procure um sistema que não faça uso dele, que opere 100% em parte gráfica com cliques do mouse e seja feliz!

Mas por favor deixem o terminal acessível a quem gosta e sabe como usá-lo!

Longa vida ao Terminal!!!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

mpmoraes

Amigo galactus,

Minha situação é bem parecida com a sua, não sou da área de informática, sou administrador por formação e trabalho com modelos de gestão.

Confesso que tinha medo dessa tal linux, tudo isso porque tinha preguiça de aprender a conversar com a máquina e queria um intermediário (software) para fazer isso por mim.

Mas aí comecei a sofrer como todo profissional que tem idéias que são corrompidas quando passam pelo intermediário e as coisas nem sempre saíam como queria.

Daí resolver fuçar as dicas de diversos fóruns até que tomei coragem para usar o linux.

Entrei em um curso para aprender o que era esse negócio e hoje me encontro bem mais maduro em minhas "conversas" com o sistema.

Ainda não domino o terminal, mas confesso que depois que perdi o medo de usá-lo, as coisas ficaram muito mais fáceis para mim.

Gosto tanto dessa faceta do linux (terminal) que 95% das vezes que preciso fazer algo vou direto pelo terminal.

Para você ter uma idéia, estou com a versão 9.10 desde seu lançamento e nem sei se meu synaptic está lá, rs, pois para toda instalação, remoção, problemas com dependência só uso o terminal.

Estou contigo nessa "corrente": Não joguem pedra no terminal, pois na hora que as coisas complicam só essa patinho feio consegue virar o cisne da história.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Comunista

Eu sou da área, trabalho com administração de Servidores. Dos 18 servidores que administro, 18 deles não possuem o modo gráfico instalado. E não me faz falta nenhuma. Para quem trabalha com Servidores Linux o terminal é essencial e o modo gráfico é um trambolho sem utilidade nenhuma.

sboorbou

alguem já ouviu falar de powershell???

pois é macacada o Windows se rendeu ao terminal e inclusive nos cursos de windows 2008 para a certificação é informado que o PowerShell é melhor e mais rápido que o modo gráfico........

Shell forever
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Kamei Hyoga

Hahah eu uso terminal até pra abrir arquivo de texto no GEdit hahaha

Fico louco no Windows, sem terminal. Me sinto limitado pra caramba, desconfortável

Dinei

Porque ficar digitando se posso fazer quase tudo em alguns cliques... Em plena era da tecnologia e eu ainda preciso fazer as coisas em modo texto ? Pelo amor de Deus...

Esses dias fui instalar o drive de vídeo da minha placa gráfica e o drive da impressora HP. Só dei 2 cliques e pedi pra executar no terminal e ele fez tudo sozinho. Só tive que digitar "Y" ou "N" e seguir os passos.

Talvez ainda seja cedo pra dizer isso (5 meses de Ubuntu) mas eu ainda me incomodo bastante com ele.

Parabéns para quem o conhece de cabo a rabo!  ;)
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

clcampos

Citação de: Dinei online 29 de Janeiro de 2010, 17:11
Porque ficar digitando se posso fazer quase tudo em alguns cliques... Em plena era da tecnologia e eu ainda preciso fazer as coisas em modo texto ? Pelo amor de Deus...

Esses dias fui instalar o drive de vídeo da minha placa gráfica e o drive da impressora HP. Só dei 2 cliques e pedi pra executar no terminal e ele fez tudo sozinho. Só tive que digitar "Y" ou "N" e seguir os passos.

Talvez ainda seja cedo pra dizer isso (5 meses de Ubuntu) mas eu ainda me incomodo bastante com ele.

Você não entendeu o (ótimo) texto do Galactus.

Se você não gosta do terminal tudo bem, não o use, e não vemos problema nisto, só também não se incomode com aqueles que gostam, entendeu?

O negócio é não pedir para abolir o terminal, se não gosta deixe ele no canto.

A sim, isso é meu, também não exija daqueles que te ajudam que o façam da maneira que você gosta, como se diz na minha terra: "Cavalo dado não se olha os dentes".

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

sboorbou

Acho o máximo a frase
Vejam bem, quero deixar claro que não estou chamando o operador de:
1)   Aquela  peça entre a cadeira e o teclado ou
2)   De um ser com  deficiência em suas capacidades intelectuais ou ainda
3)   Ser catatônico, mais vulgarmente conhecido como burro ou lerdo das idéias!
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

jrkamil

o terminal do linux me lembra muito o prompt do CP/M. quem se lembra ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Dinei

Citação de: clcampos online 29 de Janeiro de 2010, 17:34
Citação de: Dinei online 29 de Janeiro de 2010, 17:11

Você não entendeu o (ótimo) texto do Galactus.

Se você não gosta do terminal tudo bem, não o use, e não vemos problema nisto, só também não se incomode com aqueles que gostam, entendeu?

O negócio é não pedir para abolir o terminal, se não gosta deixe ele no canto.

A sim, isso é meu, também não exija daqueles que te ajudam que o façam da maneira que você gosta, como se diz na minha terra: "Cavalo dado não se olha os dentes".

[]'s

Cristiano

Ta Certo.  ;)
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Darcamo

Essa história de que computador tem que funcionar que nem eletrodoméstico ainda é furada e vai continuar por mais algum tempo. Eletrodomésticos em geral só fazem uma coisa e pronto, mas computadores possuem praticamente infinitas possibilidades. Então não tem como o cara esperar conseguir fazer tudo que é possível em um computador sem querer aprender alguma coisa. Por exemplo, é possível fazer coisas surpreendentes em softwares de edição de imagem, mas a pessoa tem que se dispor a aprender e olha que não tem nenhuma tela preta com cursor piscando envolvido na história.

Apenas quanto os computadores tiverem a capacidade de pensar e compreender o raciocínio humana para saber o que o humano quer fazer (quando muitas vezes nem ele sabe exatamente) aí é que os computadores poderão funcionar como eletrodomésticos daqueles que a pessoa nunca precisa ler uma página sequer do manual para poder usar.

danpos

@galactus

Ótimo texto. :)

Ah, somos então contemporâneos, pois também fiz curso de 'introdução à microinformática' no SENAC/Niterói, usava régua de fluxograma para a aula de algoritmos, aprendi BASIC Básico (sem trocadilho :) ), avançado, mas não fiz carreira na informática (sou físico ;) ). Realmente quem cresceu e aprendeu alguma coisa naquela época considera o "shell" algo trivial de ser operado e bem mais rápido para uma série de tarefas.

Então: +1 (vida longa ao terminal).

Danilo.

rsmb

Não que eu seja o maior dos fanáticos pelo Terminal. Nem sei fazer tudo por ele. Mas o que sei, eu faço. Uso cat para ver os arquivos, nano para editá-los. Nem tenho instalados aplicativos gráficos como network-manager ou update-notifier, entre outros, para não pesar a máquina, preferindo usar os comandos. Acho que há tarefas que nem sei executar em modo gráfico.

No Windows, eu até fazia algumas pequenas coisas via Prompt do DOS. Aliás, meus primeiros passos com computadores foram pelo DOS. Por isso, sinto-me muito à vontade no Terminal. Quando passei a usar Linux, adaptei-me naturalmente. Nem penso muito a respeito.

Enfim, só posso dizer que o Terminal é um grande facilitador, e que algumas tarefas são muito mais rápidas e práticas através dele, na minha opinião.

Muito bom o texto.

Abraço a todos.

Tota

Citação de: jrkamil online 29 de Janeiro de 2010, 18:22
o terminal do linux me lembra muito o prompt do CP/M. quem se lembra ?

Vai lá => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.0.html

Depois você comenta aqui o quanto de "velhinhos" você encontrou... :D

ucastrobr

O Galactus parece o spock da jornada das estrelas série clássica falando "longa vida", "fascinante".
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")