Particionamento Manual no Ubuntu 9.10 [Resolvido!]

Iniciado por andersonsachetto, 19 de Janeiro de 2010, 22:34

tópico anterior - próximo tópico

andersonsachetto

Pessoal, estou com a seguinte duvida:
Tenho em meu computador um HD sata de 160GB onde tenho duas partições uma com 50GB, onde tenho o windows xp, e outra de 100GB, para arquivos comuns. e um outro hd de 80 GB neste, 60GB eu estou armazenando filmes, séries e jogos. e os 20GB restantes deixei para instalar o ubuntu 9.10.
pelo Windows eu consegui instala-lo nesta partição. soh que eu gostaria de iniciar a instalação pelo live CD e tal, como se foce meu primeiro SO. gostaria de um auxilio de vcs para esta tarefa. como faço?? preciso utilizar o particionamento manual certo? como devo prosseguir?? andei pesquizando e encontrei este tutorial. isso é válido? eh assim que devo proceder?

agradeço a todos que tiveram disposição de ler e espero ajuda.

sscc

Continuação do Item Anterior:

Para particionar o HD, o Ubuntu utiliza um programa chamado GParted.
Este programa está presente no LIVECD do Ubuntu. O Gparted é que fornece a informação
-a opção- de qual partição será instalado o Ubuntu.
A tela onde se vê a informação:
dev/sda1
dev/sda5

é a tela do programa GParted

Procure ler mais informações de como utilizar o GParted, para você se sentir mais seguro com ele.

Esse programa Gparted, existe na forma de -imagem iso- para ser gravado em CD como imagem iso, e ser utilizado no drive de CDROM do computador para dar BOOT e realizar o particionamento do HD.  Isso tudo fora do CD de instalaçao do Ubuntu.

sscc

Continuação do ítem Anterior

No meu sistema eu coloquei o Ubuntu na primeira partição do Segundo HD - em /dev/sdb -

observação importante: antes de clicar em instalar-no último passo da instalação- no ítem 6/6 - é necessário escolher o local de instalação do Grub2- o gerenciador de Boot-
é necessário clicar no botão -avançado- que está logo acima do botão -instalar-no ítem 6/6 na última fase da instalação. Após clicar no botão -avançado- na tela que aparece é necessário marcar a opção -instalar boot loader- e logo abaixo escolher o local da instalação - como o ubuntu será instalado no segundo hd-segundo hard disk- é necessário escolher a opção-- /dev/sdb -- nesta opção se esta escolhendo instalar o Grub2- na mbr do segundo hd -
importante-o grub precisa ficar na mbr do segundo hd.
importante-o ubuntu precisa ser instalado na primeira partição do segundo hd.
Veja a seguir um link para ver a figura que surge na tela após clicar no botão -Avançado-no passo 6/6

http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/large/ubuntu910installation-large_010.jpg

Observação: Estou recomendando instalar o Ubuntu em um segundo Hd na primeira partição, porque ainda não tentei instalar o Ubuntu fora da primeira partição em um segundo Hd.

Você pode fazer o mesmo, basta fazer uma -nova partição NTFS de 20 GB- e transferir seus arquivos para lá. e em seguida fazer novas partiçoes no espaço de 60 GB, para o Ubuntu de 20 GB no sistema de arquivo -EXT4-e em seguida 1-2GB pa o -SWAP-Linux- e em seguida uma nova partição de 38-39GB no sistema de arquivo -NTFS

Observação-
O gerenciador de Disco do Windows XP, é igual ao Gerenciador de Disco do Windows 7-
portanto, o tutorial do Baixaki no link acima serve tanto para Windows Xp, como Windows 7.

clcampos

Caro sscc não crie mais mensagem usando caixa alta. Caso continue insistindo nisso vou pedir aos demais mods/admins um balão, infelizmente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

sscc

clcampos, vou refazer as mensagens, sem usar caixa alta--letras maiusculas--
as mensagens que não foram publicadas vou refaze-las com letras minusculas.

clcampos

Citação de: sscc online 20 de Janeiro de 2010, 23:25
clcampos, vou refazer as mensagens, sem usar caixa alta--letras maiusculas--
as mensagens que não foram publicadas vou refaze-las com letras minusculas.

Precisei trancar mais de 4 vezes mensagens sua para entender isso? Além das várias MP's que enviei? Daqui para frente vou ficar de olho nas suas mensagens, se voltar a usar caixa alta infelizmente vou mesmo pedir um ban temporário para você, afinal estou por sua conta hoje.

Agradeço se passar daqui a seguir as Regras de Utilização do Fórum.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

sscc

andersonsachet,

antes de se iniciar uma instalação de qualquer sistema operacional, é aconselhavel, fazer um planejamento do que sera feito.
Como você tem dois Hard Disks:

com a finalidade de deixar o  hd sata que tem o windows xp, intacto, sem qualquer alteração, sugiro:

1) imediatamente antes de iniciar o processo de instalação do Ubuntu, entre na bios do computador .  para entrar na bios--assim que voce ligar o computador  comece  a apertar repetidamentea tecla -del-delete-. assim que aparecer a bios--uma tela azul-- você navegara na bios usando apenas as teclas  com flechas-para cima-para baixo-para a direita-para a esquerda--- e também usará a tecla --enter--

dentro da bios, procure pelo -opção- caracteristicas avançadas-- e
coloque o hd que você vai instalar o ubuntu-como o -segundo boot device-- e o hd que tem o windows xp, como o -terceiro boot device- e como o --primeiro boot device--coloque o cdrom-

O cdrom precisa ficar como o --primeiro boot device-- porque após ligar o computador o que será reconhecido pelo computador é o que voce colocou como -first boot device-- e  se não existir nenhum cd que produza boot pelo cdrom- o computador iniciará -o hd que foi colocado na bios como o --segundo boot device---

sscc

clcampos, desculpe pelo que aconteceu, não foi intencional, apenas não estava entendendo o que estava acontecendo.

clcampos

Citação de: sscc online 20 de Janeiro de 2010, 23:46
clcampos, desculpe pelo que aconteceu, não foi intencional, apenas não estava entendendo o que estava acontecendo.

Ok, e obrigado pela correção.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

sscc

continuação do ítem anterior:

dentro da bios, para salvar as alterações feitas, procure o ítem --exit--sair, ou o ítem -exit and save--sair e salvar--. se aparecer a opção--letra n-de -not-não- digite a letra--y--de -yes--sim- em seguida clique em --ok-- e espere o computador reiniciar- 
se você colocou o cd do ubuntu no drive de cdrom- o computador iniciará pelo ubuntu.

na primeira tela do buntu, você navegara nela, usando apenas as flechas, e a tecla enter-
em seguida aparece a opção de:
1)-escolher sua língua--portugûes, ou portugues do brasil-
2)tentar o ubuntu sem qualquer alteração no computador--
se você escolher esta opção, o ubuntu iniciará na forma live cd- ou seja- você poderá usá-lo  para navegar na internet.
3)se escolher a opção -instalar o ubuntu--tem início o processo de instalação

edição 1:
se você seguir esta --dica-- de trocar a ordem dos hard disk na bios- o dia que você quiser voltar ao windows xp- e só modificar a ordem dos hds novamente na bios.

importante: é necessário não esquecer dois fatos muito importantes:
1)- o ubuntu precisa ser instalado na primeira partição do segundo hd -em dev/sdb1-
2)- o grub2 precisa ser instalado na mbr do segundo hd - em dev/sdb-
Para instalar o grub2 na mbr do segundo hd -hd que vai ser instalado o Ubuntu- é necessário no -passo 6/6- do processo de instalação-clicar no botão -Avançado- e na tela que aparece marcar a opção -instalar boot loader- e escolher a opção -dev/sdb-
Veja no link abaixo a figura que surge após clicar no botão -Avançado-no passo 6/6

http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/large/ubuntu910installation-large_010.jpg

Observação: Estou recomendando instalar o Ubuntu na primeira partição do Hd, porque ainda não tentei instalar o Ubuntu fora da primeira partição em um segundo Hd deixando a primeira partição particionada e formatada, ou vazia como espaço livre -espaço não alocado-

se você não trocar a ordem dos hds na bios, você poderá no futuro, ter que realizar procedimentos adicionais -usando o --cd de Instalação do windows xp--cd original do windows xp--
esse procedimento tem o nome de -fix mbr--fixar a mbr-

mbr-é o local onde é instalado o gerenciador de boot do sistema operacional.
no ubuntu, o gerenciador de boot tem o nome de grub.
no ubuntu 9.10- o grub tem uma versão nova--grub versão1.97--tambem chamado de grub2--grub2

edição 2
se você não tiver o cd original do windows xp, pode ser usado um cd-rom chamado--super grub disk para -fixar a mbr- do windows xp, ou seja -fixar o boot- do windows xp para que ele tenha início normalmente.

edição 3:
vou passar agora um link do site -baixaki- onde é sugerido criar uma partição com o sistema de arquivos-ntfs- que é o sistema de arquivos do windows xp, vista,windows 7.
o objetivo é compartilhar os arquivos salvos nesta partição -ntfs- tanto pelo ubuntu, como pelo windows.
antigamente o ubuntu tinha partições com os sistemas de arquivos  chamados de -ext2-ext3- e recentemente surgiu o -ext4-
mas, recentemente o ubuntu também passou a utilizar o mesmo tipo de sistema de arquivos do windows--ou seja--o sistema de arquivos chamado --ntfs--

o objetivo é ter sempre salvo no hd, qualquer arquivo, mesmo depois de desinstalado o ubuntu, ou o windows xp

em outras palavras, você não precisará criar  qualquer nova partição --ntfs-- mas poderá usar a partição que você já tem no windows, para salvar os arquivos do ubuntu.
http://www.baixaki.com.br/info/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm

edição 4:
tenho instalado no meu sistema 2hds, com várias partições-para salvar arquivos-compartilhados.

andersonsachetto

sscc

Rapaz, muito obrigado por sua atenção já solucionei o problema pelo link que eu postei acima.

fiz o seguinte, como soh quero testar, exclui a partição de 20GB NTFS que eu tinha e com este espaço livre fui fazendo manualmente as partições linux descritas no tutorial.

mesmo assim muito obrigado.