partição

Iniciado por rondini, 05 de Janeiro de 2010, 09:17

tópico anterior - próximo tópico

rondini

Bom dia a todos...
Em primeiro lugar, quero informar que comecei o ano de 2010 com o pé direito...
Desinstalei o windows do meu PC e instalei o Ubuntu, agora é só alegria...
Porque não fiz isso antes...
Mas vamos lá...
Tenho uma dúvida, se eu precisar formatar o PC vou perder os dados que estão no /home (que no windows seria = ao D:)???

Dispositivo          Diretório
/dev/sda1           /
/dev/sda6           /home

Está certo desse jeito???

Grato.

rondini
feliz 2010 para todos...
"O bem de cada um é o bem de todos nós ninguém é mais que um ninguém existe a sós... - Plínio Oliveira"

mpmoraes

Partindo do princípio que sua estrutura de partições é essa:
/dev/sda1           /
/dev/sda6           /home

A resposta é sim, tanto a / com a /home, pois formatar consiste em definir / alterar o sistema de arquivos.

Pergunta: Se já tem o linux instalado, para que formatar? Quanto mais detalhes der sobre sua intenção, melhor para te respondermos.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

rondini

Olá mpmoraes, grato pela resposta.

Mas é o seguinte, como sou iniciante no linux, gostaria de aprender, caso precise formatar o disco /.
Tem como particionar o HD que os meus arquivos fiquem em outra partição, daí eu formatava a unidade / e a unidade /home ficava intacta, reinstalaria o linux na unidade /.

Na minha visão:

Linux                        Windows
/dev/sda1   /                 C:
/dev/sda6   /home          D:

Ou estou errado.

Aproveitando como anexo insiro imagens no fórum...

Grato.

rondini
"O bem de cada um é o bem de todos nós ninguém é mais que um ninguém existe a sós... - Plínio Oliveira"

pigdin

Backup e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Estando o /home em partição diferente, caso precise reinstalar o sistema, você pode reinstalar o mesmo e definir novamente a mesma partição como /home sem formatá-la.

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Felix

Por favor, esqueça as comparações de "/ e C:" (a melhor coisa a fazer quando queremos aprender outro SO é esquecer completamente o 1º, fazer um 'limpa' na mente).

Mas voltando à questão: Se você tem esta estrutura definida acima com uma partição para / e outra para /home; caso necessária a formatação e/ou reinstalação do Ubuntu ou outra distro qualquer é exatamente isso que você disse: é possível você formatar apenas a / e manter intacta a sua /home assim seus dados serão preservados.

mpmoraes

Como disse o pigdin e o  Felix, se você tiver uma /home separada poderá reinstalar o linux na / sem afetar seus arquivos pessoais.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

rondini

Isso é verdade...
Com o tempo vou aprendendo os novos comandos do linux e esuecer o antigo SO.
Você matou a charada "/home separada", como vou saber se a "minha /home" está numa partição separada...

abraços.
rondini

Falco90

Ter a /home separada é uma grande ajuda, porque além de salvar os dados num possível reinstalarão também salva as configurações dos programas. Ex:
Quando você instalar o programa de torrent ela já vai vir com com todos os torrents, o navegador vem com os favoritos intactos, etc...

E outra dica, caso você vá reinstalar uma mesma versão do Ubuntu: Copie a pasta /var/cache/apt e cole ela devolta depois da reinstalação. Isso vai fazer com que você possa instalar todos os programas que você instalou anteriormente pelo apt-get sem precisar baixalos novamente, e isso inclui atualizações.

Felix

Citação de: rondini online 05 de Janeiro de 2010, 10:28
Isso é verdade...
Com o tempo vou aprendendo os novos comandos do linux e esuecer o antigo SO.
Você matou a charada "/home separada", como vou saber se a "minha /home" está numa partição separada...

abraços.
rondini

Justamente, da forma como você demonstrou ao explicar como esta o seu sistema:

/dev/sda1 = /
/dev/sda6 = /home

sda é um HD que você possui, o nº 1 indica a primeira partição dele, onde você possui a /, enquanto que no segundo, com o número 6 indica outra partição, onde você tem a /home, caso você não a tivesse em uma partição separada, teria apenas o /dev/sda1 = /.

Espero que tenha sido claro.

rondini

Olá Felix...

Agora sim, entendi todo o funcionamento.
Vou ter um longo caminho pela frente.... rsrsrsrs

Grato.

rondini