Wine: CORELDRAW9 e CorelDRAW11 rodam em Linux!!!

Iniciado por mangojambo, 24 de Abril de 2006, 14:24

tópico anterior - próximo tópico

mangojambo

Bom pessoal, em resumo: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4816#

Só que está rodando em slackware! Quem tiver interesse esteje a vontade!

Para que trabalha com Corel sabe, como eu, que isso é uma mão na roda, mesmo trabalhando com inkscape, sempre tem uns jaguaras quem te enviam o arquivo em cdr e isso dá o maior rolo! E CMYK nele é melhor que no Inkscape, infelismente (tomara q mude logo)

Abraço a todos, estarei fazendo testes e postando aki, tentarei também corel10... de repente funciona! ;)

Com CorelDraw, Photoshop, Flash, Dreamweaver (via wine) e jogos (via wine e cedega) rodando em Linux, acho que não terá mais sentido usar Windows!
E -para não ter certos tipos de comentários- somando com Inkscape, Gimp, Krita (só por causa do CMYK), Blender, Yafray, Cinepaint, XaraXtreme, Ktoon, Openlaszlo, Synfig, Cinelerra, Lives, DVDStyler, Wings3D, Audacity, Rosengarden, Kino, Scribus, Xnview, Jahshaka, Quanta Plus, NVU, Gungirl, Hugin, Qcad... acho que dá para trabalhar legal dae por diante, né? Esqueci algum???

Caso alguém não conheça algum desses programas citados, estão convidados a testá-los e deixar aqui sua opnião!

"Deus é Pai e usa Linux! Só pode!!!"

mangojambo

Post histórico!!!!

Vocês não sabem o qto esperei por esse dia!!! Rodar CorelDraw no Linux!!! Incrível!!!

Notem certas coisas que ainda é melhor em Corel que Inkscape, por exemplo o calculo CMYK! Isso que o bicho pega mais, de resto seria Inkscape na cabeça!

Usem e abusem!!

AlexBR

Mas... Como tá rodando? Não tá todo bugado? Até agora não vi nenhum software instalado via wine que não tivesse um monte de problemas.

Xterminator

Hmm beleza e essa cor CMYK com estes valores no Illustrator como fica?
gostaria de ver, bom as gráficas profissionais usam pantone no final das contas justamente por isto.
se tú coloca 100% de cyan, 0% das outras, a cor mostrada no inkscape é a correta,
aliás ao lado tá aparecendo o valor RGB da cor que vc está mostrando no corel.
só pra não deixar dúvidas.
http://www.forret.com/tools/color.asp?C=1.000&M=0.000&Y=0.000&K=0.000

Ah ps se não for muito incomodo edita a imagem pra ficar menor pois o tópico ficou pesadaço.

Marcus VBP

hmm alguma versão mais nova do corel draw roda via wine?

PS: mangojambo, de onde vem seu nick?

mangojambo

Respondendo as perguntas:
- Pessoal, show de bola mesmo! AlexBR, roda q é um doce! Tem um pouquinho de lag ao arrastar e coisas do tipo, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento!
Marcus VBP, consegui rodar o CorelDRAW9 no Wine e o CorelDRAW11 no Cedega! Simplesmente fantástico! Não sei se é apenas impressão minha, mas pude reparar q, ao abrir, o Corel11 no Cedega abre mais rápido que no WinXP! Ou eu devo ter perdido a noção do tempo!! ;)
Tentei instalar o Corel10 no Wine mas não rolou! o 11 não tentei no wine ainda e nem o 12 no cedega!

- Em relação as cores, devo discordar de ti, Xterminator! O resultado no CorelDRAW é mais próximo às cores das impressões que tenho vivido no meu trabalho, tanto em impressoras jato de tinta, impressões em gráficas a laser e birô. Sempre senti essa falta no Illustrator também! Por isso ainda e infelizmente, tenho preferência no sistema de cores do Corel! Mais fácil! Mais confortável!

E meu nick? hahahaha ... é uma semi-longa história!! ;)

Um abraço a todose fiquem com Deus!

Marcus VBP

caras. eu instalei tanto o corel 10 qto o 11 no wine no cedega

no wine, o programa nao roda.

no cedega, tanto o 10 qto o 11, funciona, mas sempre q eu tento escrever algo usando a ferramenta de escrita, da pau, aparece aquele assistente de recuperação. e também não escreve nada.

alguem sabe me dizer pq?

mangojambo

Infelizmente não tive tempo de testá-lo a contento, por isso não posso lhe dizer o que ocorre!

Estarei, provavelmente, testando mais o CorelDraw9 que o 11, por estar no wine e não no cedega!

Aliás, alguém sabe o que se sucedeu do cedega.deb que rodava pelas páginas brasileiras? Que eu saiba, a lei estranha que proíbe sua distribuição é válida apenas nos EUA ... e o deb que rodava por aí era uma versão compilada do fonte disponível no site.

quem souber mais, não deixe de nos informar, pois é importante certas compatibilidades, mesmo que não seja a proposta perfeita!

Abraço a todos!

LedStyle

hehehe ótima noticia. Pena que eu não tenho nem o 9 nem o 11. Eu só tenho o 10 e o 12. E vcs viram que saiu o 13 né?

Mas ta muito caro!!!

Vou tentar arrumar o 11 com algum amigo e ver se roda!

Marcus VBP

aconteceu uma coisa estranha com o cedega. eu instalei uma vez o corel e rodou blz, com excessao do que eu falei. entao eu desinstalei e tentei com o wine. Não deu. voltei no cedega, e quando eu fui instalar apareceu uma caixa dizendo que eu não tinha privilegios de administrador para instalar o programa. soh para fazer o teste, rodei o cedega com sudo e a mensagem permaneceu.

ZNOVIER

Galera tenho que ter o windows instalado pra ter o corel no meu linux?
Na verdade não sei nada sobre essa emulação. Certa vez ouvi alguem falar que precidamos te os 2 sistemas operacioais.
1)windows + core draw (instalado)
2)linux

Dai roda-se o corel da partição do windows dentro do linux via esses emuladores. é isso mesmo? ou estou errado? poderiam me explicar?
Posso rodar aplicativos direto no linux, sem o windows, dentro desse emuladores.

Grato pela atenção
Znovier

mangojambo

sorte sua que vc está errado! ;)

Hoje em dia o WINE está muito completo, sendo totalmente independente do Windows! Ou seja, depois de instala-lo no seu ubuntu, vc terá que instalar o programa que vc quiser no linux também, utilizando o wine.

O wine cria uma pasta que ele chama de falso C ( fake_c ) onde o caminho correto é:

/home/creuzinha/.wine/fake_c

lá dentro tem uma estrutura tipo do windows, com pasta Windows, Program and Files, etc ...

Ou seja, os programas para windows que voce instalar estarão todos aí ...

Procure mais sobre documentação do wine, é interessante ..

informe-se também sobre o cedega que vc vai gostar também ..

boa sorte!

ZNOVIER