Perdi o meu menu.lst

Iniciado por Frank K Hosaka, 02 de Janeiro de 2010, 11:33

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Bom dia e feliz ano novo a todos!

Ontem, eu atualizei o Ubuntu 9.10 para 10.4 Ubuntu Lucid (de acordo com o Terminal : cat /etc/issue - de acordo com Sistema > Sobre Ubuntu, ainda estou com o 9.10), mas isso não tem a menor importância.

O meu problema é que eu quero colocar o Windows 7 como o sistema operacional padrão, usando no terminal o comando << sudo gedit /boot/grub/menu.lst >> e alterando o valor default para 6 (uma vez que ele é o sétimo da lista do Grub), só que o editor Gedit não mostra nada!

O próprio Grub me dá dez segundos para pressionar a letra c, e assim entrar dentro dele. Ele me dá a dica de apertar o TAB para listar todos os comandos disponíveis no Grub, ou qualquer letra e depois o TAB para os comandos que começam com aquela letra. Mas achei melhor não mexer naquela caixa de marimbondos. Mesmo assim, recebi um alerta de que eu ferrei uma partição do HD, e assim o Ubuntu decidiu não entrar no ar. O meu coração quase parou, fiz uma nova reinicialização e Graças a Deus, o Ubuntu estava lá!  Assim, decidi nunca mais mexer no Grub, restando como única alternativa a edição do menu.lst.

Também instalei no Ubuntu o startup-manager e lá pedi para fazer do Windows 7 o programa padrão, só que isso em nada mudou a rotina do meu notebok HP Pavilion tx2075, um tablet que não tem mais o recurso do touchscreen, graças à habilidade de um técnico que conseguiu ressuscitá-lo, depois de uma pane geral.

Diante do exposto, queria saber que pecados eu cometi para o Ubuntu não fazer o que eu peço? Se o Ubuntu fosse da Microsoft eu mandaria um email para BillGates@microsoft.com, mas no caso do Ubuntu, eu mando o email prá quem?

alarcon

Bem se vc usa o Ubuntu 9.10, ele passou a usar um novo Grub e não usa mais o menu.lst. O que pode se parecer ao que o menu.lst fazia é o arquivo grub.cfg e para saber sobre ele e outras informações sobre a edição do grub não deixe de ler estes dois links:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg328355.html#msg328355

e

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg328373.html#msg328373

principalmente este último do colega Nossile ok.

PS: veja este link aqui também que é muito bom sobre o assunto grub2:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html

Nossile

Olha, não me leve a mal, mas se você não nem tinha conhecimento sobre as mudanças do funcionamento do Grub no 9.10 você não deveria usar o 10.4 que é uma versão "alpha", ainda muito instável e voltada apenas para testes.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Frank K Hosaka

Muito obrigado, Alarcon - assim que eu ler os seus links, eu mandarei o retorno. Agora, preciso sair.

Muito obrigado, Nossile. Eu sou marinheiro de primeira viagem no mundo do Ubantu. Eu não sabia que o Ubantu já faz atualizações automáticas. É que eu vi uma dica na Internet de que é possível atualizar o sistema através das teclas [ALT] + [F] ou [2], não lembro, e lá apareceu o tal do Ubantu 10.4, e ninguém me disse que ele era beta e instável, e levei uma hora para receber a nova atualização. Por enquanto, eu posso afirmar com segurança de que o Ubantu é fantástico, nunca imaginei que o sistema poderia ser tão carregado em tão pouco tempo, principalmente depois que aprendi a configurar o Ubantu entrar direto no sistema, usando a minha conta. Mas eu uso intensivamente o MS Access, iTunes, Handbase e iPhone, assim tenho que trabalhar com o Windows 7, mas faz muito tempo que estou interessado no tal do código-fonte do Linux, e é por isso que adquiri o CD Arquivo Linux #038 ou #036 Ubuntu 9.10 faz duas semanas por apenas R$ 13,90. Eu fiquei bem fulo-da-vida quando o Ubuntu não encontrou a minha rede wi-fi, quando decidi instalar no HD, coisa que ele conseguia quando usava apenas o CD. Mas depois de muita pesquisa é que consegui acertar a situação, e eu fiquei muito contente, quando consegui instalar o DVD no Ubuntu através do VLC Player (só que eu não sei se é possível encontrar um outro aplicativo que consiga chegar no Menu de Opções do DVD, mas isso fica para depois). Agora tenho que sair, um forte abraço.