problema com a partiçao do HD

Iniciado por Everton_Luiz, 28 de Dezembro de 2009, 06:33

tópico anterior - próximo tópico

Everton_Luiz

Bom dia galera!
To com um problema aqui e queria ver se alguem pode me ajudar! Não sei se postei na area correta  ???

Usava o Ubuntu 8.04 e resolvi migrar pro 9.10, mas antes de instalar a nova verão, gerei uma imagem da minha partiçao linux (tenho dual boot) com o acronis, ate ai tudo certo. Depois disso removi o windows xp e instalei o 7 e em seguida instalei o 9.10, porem quando fui instalar ao inves do particionador mostrar a particao ja existente do linux (reiserfs) que ate entao ainda estava instalado, ele mostrou como desconhecido. Tentei restaurar a imagem anterior mas tambem nao obtive sucesso, realmente a partiçao estava ferrada, instalei o 9.10, estava usando normalmente ate sabado quando deu uma queda de luz e o sistema nao subia mais de jeito nenhum, carregava ate o grub e depois quando selecionava o ubuntu o sistema nao carregava, ficava uma tela preta com o cursor piscando, como nao conheço muito o ubuntu ainda precisei reinstalar. Quando fui reinstalar ele novamente nao reconhecia a partiçao. Alguem sabe me dizer o que esta acontecendo?
Uso um notebook Acer 5520 hd de 160 gb com 14gb destinado ao ubuntu e 1 gb de swap que tambem nao foi reconhecida pelo particionador.

valeu

mpmoraes

Alguns pontos que ainda não entendi:
a) quando você fez a imagem do 8.04 e mesma estava perfeita? Como verifiou isso?
b) como removeu o Windows XP? De fato o removeu ou instalou o Windows 7 por cima?
c) quando instalou o Windows 7, preservou as partições existentes no hd?
d) quanto a instalação do Ubuntu em uma partição com reiserfs,isso é realmente necessário? Não poderia usar ext3 ou ext4?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Everton_Luiz

Citação de: mpmoraes online 28 de Dezembro de 2009, 10:43
Alguns pontos que ainda não entendi:
a) quando você fez a imagem do 8.04 e mesma estava perfeita? Como verifiou isso?
b) como removeu o Windows XP? De fato o removeu ou instalou o Windows 7 por cima?
c) quando instalou o Windows 7, preservou as partições existentes no hd?
d) quanto a instalação do Ubuntu em uma partição com reiserfs,isso é realmente necessário? Não poderia usar ext3 ou ext4?

Segue respostas:

a) Nao tenho certeza de que a imagem estava perfeita, porem nao é a primeira vez que eu gero imagem usando o Acronis e sempre bombou legal.
b) Formatei a partição do XP e instalei o 7.
c) A unica modificação feita nas partições do hd foi a formatação da parrtição que estava o xp (as outras nao foram mexidas)
d) Usei reiserfs pq foi a dica que o amigo que me apresentou o ubuntu me passou nao conheço ainda muito bem o sistema.

mpmoraes

Meu amigo, quando as coisas começam e ficar muito "emboladas" aqui em casa, faço tudo do zero.
Caso tenha disposição... faça o seguinte:
a) como a partição qu não está boa é a do Ubuntu, reinstale o "cara". Quando cehgar a parte em que o sistema solicita os parâmetros de partionamento para instação escola eopção "avançada" e faça o seguinte;
- crie uma partição para a instalação do seu Linux (raiz - /) com sistema de arquivos ext3 ou ext4 e marque a opção de formatação. Os sistemas ext3 e ext4 são padrões do linux e para um desktop tá muito bom, server até para servidores...;
- crie uma partição para sua pasta pessoal (/home) com sistema de arquivos ext3 ou ext4 e marque a opção de formatação. Co esta ação, toda vez que quiser alterar o versão / distribuição do seu linux preservará seus arquivos pessoais;
- crie uma partição swap;
- preserve a partição do Windows 7 com direcionamento para (/windows).

b) deixar rolar o resto da instalação...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW