Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?

Iniciado por Fábio Monteiro, 20 de Dezembro de 2009, 11:55

tópico anterior - próximo tópico

Fábio Monteiro

Bom dia, pessoal.
Essa é a primeira vez que instalo a versão 64 bits do karmic koala no meu pc. Acredito que esteja funcionando melhor que a versão 32.
Será que vocês poderiam me dizer o que eu ganho ou perco com essa versão?
Muito obrigado à todos vocês desde já!
Até mais!

NPC

A diferença é que grande parte dos pacotes está instalado para a arquitetura 64bits.

A diferença entre a arquitetura 32bits e 64bits é o tamanho maior do endereçamento dos dados.
Pense no primeiro como uma estrada de 32 vias, e no segundo como uma de 64 vias. O fluxo de transito pode ser maior, mas não necessariamente (se só houverem 32 carros, eles vão usar apenas 32 vias de qualquer jeito... é o caso de programas compilados em 32bits, rodando no 64bits).
Googling since 1999.

Vandré

Na prática funciona assim...

Se vc tem um processador de 64bits (normalmente laptops novos) vc instalar a versão de 64bits. Se vc não tem, vc instala a versão de 32bits.

No meu laptop eu tive problemas quando instalei o windows vista de 64bits, ... é mais difícil encontrar drivers, e alguns softwares. Não sei quanto ao linux.

Renato Krause

Na pratica você utiliza 64 bits de endereçamento quando vai utilizar mais do que 4GB de memória RAM.

Abraço,

Pedru

Estranho... Instalei a 64 bits e tive alguns problemas de compatibilidade, claro. Por isso desinstalei e instalei a 32 bits.

Mas o 32 bits, a princípio só reconhecia 3.4 GB de RAM dos meus 4 GB... Mas agora ela reconhece toda minha RAM. xD

Dinei

Olá Fábio,

Bom... para começar, é bom entender que bit é uma unidade. Do mesmo jeito que os metros servem para medir distâncias, o bit serve como medida de informação digital. Teoricamente, o processador de 64 bit pode processar o dobro de bits que um processador de 32 bit ao mesmo tempo. Isso é até meio óbvio. Outra vantagem dos processadores de 64 bit é que eles conseguem gerenciar muito mais memória RAM. Os de 32bit só trabalham com o máximo de 4 giga, número baixo se levarmos em consideração as exigências de alguns programas que já fazem parte do nosso dia-a-dia. Só que para todo esse potencial seja aproveitado ao máximo, é necessário que o seu sistema operacional também opere em 64bit. Por isso mesmo, o Windows XP, o Vista e, os mais recentementes, o Windows 7 e Ubuntu 9.10 oferecem as 2 possibilidades.

Até pouco tempo, por mais que você tivesse um processador e um sistema operacional rodando em 64 bit, ainda enfrentaria problemas. É que a maioria dos programas disponíveis no mercado ainda não tinha se adaptado à nova realidade. Hoje, quase todos os softwares já rodam na nova plataforma. Portanto, é bom que você dê preferência a um processador 64bit e a um sistema operacional 64bit a partir de agora. Aliás, os processadores de 32 bit, tão fortes no mercado até pouquíssimo tempo, já estão caminhando para o esquecimento.
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS