Configurar Modem D301 para se conectar à rede 3.5G

Iniciado por alexpedrasi, 26 de Dezembro de 2009, 21:05

tópico anterior - próximo tópico

alexpedrasi

Olá, galera. Sou usuário Ubuntu há um ano, porém recentemente troquei de internet: agora tenho Claro 3G modem D301
A embalagem do aparelho informava que o modem apenas funcionaria em sistemas Windows 200/XP/Vista
Ainda sim adquiri o plano e consegui fazer funcionar com um arquivo AMC.rules colando-o no endereço /etc/udev/rules.d/AMC.rules
A princípio a conexão era pior que internet discada. Então resolvi atualizar para o Ubuntu Koala. Não deu certo. De fato, piorou. Não consegui sequer me conectar à internet. Resolvi usar o recomendado: Ruimdows
Recentemente descobri o por que da minha internet ser tão lenta: o modem busca, por padrão, a rede mais estável disponível que sempre é a 2.5G, porém essa é lenta demais
Configurando o programa que gerencia a conexão do D301 no Windows, consegui fazê-lo se conectar à rede 3.5G, agora não tenho o que reclamar sobre conexão, mas tenho que reclamar do sistema: to com saudade do Ubuntu já.

Gostaria de saber como configurar no Koala para que a minha internet seja 3.5G assim como no Windows. Eu li o arquivo AMC.rules, nele tem uma parte escrita GOTO="3G_End"
Se a minha intenção é entrar na rede 3.5G, será que eu deveria editar esse arquivo? O que vocês podem me dizer?

Valeu pessoal, sou grato pela atenção.

zekkerj

Aqui no Kubuntu, o gerenciador de conexões do NetworkManager tem a opção de escolher "qualquer rede", "3G", "2G", "Preferir 3G" ou "Preferir 2G". Selecionando uma delas, o NM conecta automaticamente na minha seleção.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alexpedrasi

Citação de: zekkerj online 26 de Dezembro de 2009, 21:15
Aqui no Kubuntu, o gerenciador de conexões do NetworkManager tem a opção de escolher "qualquer rede", "3G", "2G", "Preferir 3G" ou "Preferir 2G". Selecionando uma delas, o NM conecta automaticamente na minha seleção.

Bom, isso é muito prático. Você saberia dizer se esse NetworkManager está disponível no Ubuntu Koala? Não digo que eu não esteja aberto a novas experiências, não me leve a mal. Mas é que eu tenho os CD's do Koala e do Jaunty aqui na minha frente. Para mim é muito mais prático que eu instale o Ubuntu, entende?

Desculpa não ter falado antes, mas eu realmente não tenho o Ubuntu instalado mais. Não queria instalá-lo e ter de desinstalar frustrado por não conseguir fazer a internet 3G funcionar de verdade. Depois eu entro no Ubuntu com Live CD e vejo se tem algum NetworkManager. Obrigado.

zekkerj

CitarBom, isso é muito prático. Você saberia dizer se esse NetworkManager está disponível no Ubuntu Koala?
O quê? O NetworkManager foi praticamente criado no Ubuntu. Funciona muito melhor no Ubuntu que no Kubuntu, aliás.

Se você não instalou outro gerenciador de rede (como o WiCD), e se configurou sua rede em modo gráfico, já usou o NetworkManager, e nem sabia.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alexpedrasi

hhehhhehehehehehehheheheh. Mal eu. Eu instalei o Koala no pc e graças ao bom Linus, ele reconheceu meu modem e estou usando a internet com o Ubuntu. Esse NetworkManager é aquele que tem um ícone na barra superior padrão e é por onde eu adicionei a conexão da Claro?
Mas como eu já previa, o modem está se conectando a rede 2.5G
É que eu realmente precisava que ele se conectasse à 3.5G, afinal preciso instalar por exemplo o abntex que é quase 350MB se não me engano.

zekkerj

CitarEsse NetworkManager é aquele que tem um ícone na barra superior padrão e é por onde eu adicionei a conexão da Claro?
Deve ser esse mesmo. Não uso o Ubuntu, tenho sérios problemas com o Gnome, gerenciador de janelas.

Uma coisa que acontece é que o Ubuntu 9.10 (e o Kubuntu, por tabela) veio com sérios problemas no NetworkManager, com rede wireless, 3G, ADSL, etc. Esses problemas foram consertados em atualizações sucessivas (quase todos, ou pelo menos boa parte deles).

Por isso, sempre que eu posso, eu recomendo que quem esteja com qualquer problema de rede no (K)Ubuntu 9.04 ou 9.10, que a primeira providência a tomar é conectar-se por cabo ethernet (que é a rede que funciona melhor) e atualize todo o sistema.