Ubuntu 64 bits. Já vale a pena instalar?

Iniciado por flycojet, 22 de Dezembro de 2009, 18:01

tópico anterior - próximo tópico

flycojet

Prezados senhores.
Estou bem com o Ubuntu 32bits. Lendo e aprendendo muito, eventualmente dando lá minhas cabeçadas. Faz parte.
Mas confesso sentir um comichão danado para tentar a versão de 64 bits. Li muita coisa sobre incompatibilidade, porém são tópicos antigos datados de 2007/2008.
Alguém tem novidades?

mpmoraes

Aqui roda o 9.10 AMD64 e está tudo ok.
Somente agora que houve uma atualização no site do Bando do Brasil é que estou com alguns problemas, mas de resto beleza...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

flycojet

Instalou "por cima"da versão 32?
Sentiu alguma melhora?
Drive de vídeo e navegadores, tranqüilo?

NPC

Também amd64 aqui. Tudo tranquilo... flash, java, nenhuma gambiarra.
Repetindo o amigo de cima, apenas o eterno problema do banco do brasil.
Googling since 1999.

ErickSantos

tô usando 64 bits há mais de um ano sem nenhum problema... TODOS os programas de 32 bits que tentei instalar (na falta de equivalente 64), até agora funcionaram

meu único probleminha é uma guerra de egos entre o compiz e o flash player, que eu não tinha antes... mas só fechar e reabrir a aba do navavegador que volta... ou tirar o compiz qd vou assistir muitos vídeos

galactus

Uso o Ubuntu 9.04 64bits sem problemas.

O problema do banco do Brasil não é só no Linux!

Tenho problemas no Windows e por conta do Navegador!!!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

hedbruno

Estou usando 64 o único problema que tenho até agora e com o drive da minha placa de video (nada de novo)

flycojet

Pessoal muito obrigado pelas respostas.
Como disso estou com a versão 32 bits instalada em dual boot com o Vista.
Tenho duas opões: instalar a 64 por cima ou zerar a 32 bits e então instalar a 64 bits. Meu medo é danificar alguma coisa no GRUB e perder o dual boot. Lembrando q o Vista é O&M, sem disco de boot.
O que voces recomendam?

mpmoraes

Citação de: flycojet online 23 de Dezembro de 2009, 11:10
Pessoal muito obrigado pelas respostas.
Como disso estou com a versão 32 bits instalada em dual boot com o Vista.
Tenho duas opões: instalar a 64 por cima ou zerar a 32 bits e então instalar a 64 bits. Meu medo é danificar alguma coisa no GRUB e perder o dual boot. Lembrando q o Vista é O&M, sem disco de boot.
O que voces recomendam?
Confesso que ainda estou tateando no mundo Linux. Sempre achei que uma instalação como essa, de 32 para 64 bits, devesse ser feita do zero.
Quando usa a expressão "por cima" entendo que só vai fazer a atualização de alguns pacotes de 32 para 64 e rodar com os dois na máquina.
É isso mesmo? Se for, posta aqui como faço isso...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

NPC

Mudando de 32 pra 64, não será possível instalar por cima (acho que você quer dizer instalar como se fosse uma atualização?)... Faça backup dos seus arquivos em algum lugar e quando for instalar o 64 escolha aquela opção de formatar antes a partição.

Não vai perder o grub pois como tá instalando o ubuntu por último, ele gera um grub novo.

Eu já vivi essa coisa de ter apenas disco OEM... era um saco pois quando o windows começava a ficar muito lento, tinha que usar o disco de recovery, que apagava o hd inteiro, depois redimensionar a partição e instalar o ubuntu. No teu caso vai precisar apenas do ultimo passo, pois a partição já tá pronta.
Googling since 1999.

flycojet

Boa NPC, é exatamente isso que farei.
Antes, uma correção: instalar por cima significa instalar por sobre uma outra prévia, no caso a de 32 bits que estou usando.

"Não vai perder o grub pois como tá instalando o ubuntu por último, ele gera um grub novo"

Também acho isso e vou tentar com boot do CD da versão 64 bits, redesenhado a partição.
Em tempo: um bom natal a todos.

murilod

meu flash funciona meia boca , uma vez que a pagina do globo.com fica mandando atualizar sempre , é a unica coisa que nao consegui resolver por completo até agora no 64 bits. ( na pagina do youtube funciona normalmente).

macalex

Até agora não entendo porque instalar a versão 64 bits.
A 32 bits é tão rapida quanto, ou pelo menos a velocidade maior da 64 é muito pouco maior, quase imperceptível.
Fiquei sem uns montes de drivers de hardware (chatos como impressora lexmark z603 etc...) que não tem ainda pra 64bits (nem sei se vai ter).
Resultado, voltei pra 32 bits. E nem sei se um dia vou instalar a 64 bits de novo.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

NPC

Citação de: macalex online 25 de Dezembro de 2009, 13:17
Até agora não entendo porque instalar a versão 64 bits.
...
Resultado, voltei pra 32 bits. E nem sei se um dia vou instalar a 64 bits de novo.

Não tem nenhum problema usar a de 32bits, ainda mais por questão de drivers como você falou.
É mais uma questão de adotar uma arquitetura nova mesmo. Quanto mais pessoas usarem logo a de 64, maior será o foco dos desenvolvedores nessas versôes, e logo os seus drivers estarão disponíveis pra 64bits também.

É uma transição apenas. Notei que em 2009 a compatibilidade aumentou muito. Programas populares pra windows, por exemplo, é bem comum agora ir em algum site de downloads e encontrar lá a versão de 64bits separada, ou seja, compilada especificamente pra ela e portanto mais rápida. A mesma coisa com distribuições linux, como o ArchLinux, que tem repositórios dedicados pra 64bits... É só questão de tempo até o 32 aposentar.
Googling since 1999.

flycojet

Também tenho a mesa dúvida: afinal para o que instalar a versão 64? Não sei bem ao certo a resposta. Talvez pelo simples fato de testar algo novo, revolucionário.
Ainda não a instalei... mas vou! Temo a trabalheira se não funcionar e tiver que voltar para trás.
Abraços.