Apresentação do Linux para usuários "leigos"

Iniciado por rnn00, 22 de Dezembro de 2009, 11:03

tópico anterior - próximo tópico

rnn00

Olá, tudo bom pessoal?

Eu estou em um projeto para migrar de windows para Linux(Ubuntu), mas apenas a apresentação desse projeto já revoltou alguns vendedores aqui na empresa, que diziam ser difícil, não conseguiam mandar planilhas para clientes... Chegaram até mesmo falar que era um lixo..

Enfim, estou "cagando e andando" para o que eles pensam e falam. Meu chefe aprovou a mudança.. Porém, tem alguns que tiveram até o interesse em aprender, e um deles já está utilizando o Linux.

Peço dicas para como e o que mostrar para os usuários para: Dar uma facilidade na hora de utilizarem, e mostrar pontos necessários para eles..

Obrigado.

Um abraço.

sboorbou

Citação de: rnn00 online 22 de Dezembro de 2009, 11:03
Eu estou em um projeto para migrar de windows para Linux(Ubuntu), mas apenas a apresentação desse projeto já revoltou alguns vendedores aqui na empresa, que diziam ser difícil, não conseguiam mandar planilhas para clientes... Chegaram até mesmo falar que era um lixo..

Mexa muito no broffice para intender como ele funciona... da para configurar para o padrão de arquivos seja o do concorrente, assim sempre que você salvar já vem em .doc .xls e afins....

aconselho a você fazer uma lista do que é necessário para funcionar "belezura" ai, para nos postarmos tudo o que você precisa fazer... lá pela 10º máquina você ja decorou o processo!!!! aheahehaehhae
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Felix

Leia este excelente depoimento do Titio Clcampos:
Migração para Software Livre antes de iniciar qualquer migração para Software Livre. Saiba que não é bem assim de estar "c*** e andando" para com os usuários.

Ioca100

Aqui no fórum tem tópico sobre migração, o colega  clcampos já deu umas dicas, veja em pesquisa.
O Felix foi mais eficiente.
Usuário Linux- 449417

rnn00

Obrigado a todos!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk vou seguir as dicas.. Obrigadão mesmo!

Estava precisando mesmo apresentar os básicos. Email, planilhas, internet. Coisas do tipo no ambiente de trabalho básico.

Vou dar uma lida no tópico, aparenta ser bem completo.

Um abraço,
Tenham um bom dia!

slkslk

Por mais que eu aprecie essa força de vontade e esse espírito, digno das grandes mudanças, o utilizador final é quem manda. Se tiver sucesso, teremos mais utilizadores a usar e defender o ubuntu e o linux. Forçar a mudança contra tudo e contra todos só vai levar a que aumente o radicalismo dos utilizadores e só irá prejudicar não só a sua imagem, como do ubuntu e do linux em geral. Oiça-os, entenda as suas dúvidas, resolva os problemas rapidamente e eles estarão consigo e o ajudarão. Se não o conseguir fazer, será bem complicado. Eu já passei 3 empresas de Windows para Linux, cerca de 120 utilizadores no total e sei bem o desafio que é. Só passados alguns anos é que as pessoas começam de facto a trabalhar confortavelmente neste sistema operativo, sem necessidade de bengala. Lembre-se que a maior parte nasceu e cresceu com Windows, e a tendência será apegarem-se ao que conhecem e dominam. Terá de ter paciência. Por outro lado resista ao que chamo tendência Wine ou tendência Samba. Se quer Windows trabalhe com Windows, se quer linux trabalhe com linux. Trabalhar com os dois dará o melhor de dois mundos, mas só com muito conhecimento, muitas centenas de horas de configurações e nomeadamente um bom departamento de informatica o conseguirá fazer. E se não for muito bem configurado, será bem inferior a trabalhar com um SO apenas. De resto deixo-lhe apenas mais um conselho. Mostre ferramentas que eles não teriam em windows por serem caras ou a empresa não as entender adquirir, e como elas existem em linux e como funcionam. Falo de agendas tipo sunbird, de postit's, fundos de imagem bonitos, e até efeitos do compiz. Os utilizadores gostam das "mariquices gráficas" e não o deve descurar. Muitos utilizadores eu ganhei o apoio ensinando a usar os efeitos do compiz...  ::) De resto, desejo-lhe a melhor das sortes! Eu sei o que o espera, mas no final a recompensa de ver tudo a funcionar é unica.

Cumps
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

rnn00

Entendi..
Como eu disse temos funcionários que estão curiosos sobre o linux e querem fazer o teste com a máquina, e um dos vendedores já utiliza...

Entendo por parte que há uma certa dificuldade em utilizar algo que vc não sabe, o problema é que algumas pessoas simplesmente não querem mudar pq julgam o sistema antes mesmo de utilizar. "Se não chama Windows é uma porcaria".

Acredite.. Mas isso está sendo um projeto que estava em desenvolvimento, e agora está sendo colocado em prática. Foi concordado entre os chefes que era necessária a mudança.

Uma grande questão que tem também é segurança e velocidade.

Mas estou levando em conta seu post slkslk. E vou apresentar ele também, são pontos que devem ser levados em consideração mesmo.

Exato, colocar em mostra os pontos interessantes e positivos..

E é veradade... Uma das pessoas interessadas, achou legal a tela parecer uma gelatina quando arrasta, maximiza, rs...

De fato.. vai ter que ficar com algumas máquinas windows, infelizmente alguns bancos só tem compatibilidade com Internet Explorer em algumas funções...

Muito obrigado slkslk.