Sistema lento após instalação de drivers Ati

Iniciado por gustavocaxa, 30 de Setembro de 2009, 08:05

tópico anterior - próximo tópico

gustavocaxa

Olá pessoal !
Sou novo aqui no fórum. Pesquisei tanto no google como aqui na ferramenta de busca do fórum mesmo, porém não consegui resolver meu problema.
Meu sistema estava rodando normalmente, com apenas um pouco de lentidão ao publicar projetos no eclipse, IDE que uso em meu trabalho. Acontece que fui querer instalar o Compiz, para poder colocar uns efeitos bacanas, etc. Depois de várias tentativas, drivers de vídeo desinstalados e reinstalados, não funcionou. Acontece que agora meu sistema está lento ao ponto de incomodar bastante. Por exemplo, para minimizar ou maximizar uma janela, está demorando quase 2 segundos.
Estou usando driver de vídeo da própria ATI, instalado com o envyng. O Tracker não está instalado. A configuração do meu note é a seguinte:
Core2Duo P8400 2.26ghz - 4Gb RAM - ATI Radeon HD3650 Mobility 512mb - ubuntu 9.04 32 bits kernel 2.6.28-13-generic

Se alguém tiver alguma idéia, ficarei mto grato !

Edit: Complementando, o sistema está lento ao ponto de dar um "lag" na música que estou ouvindo ao simples fato de minimizar ou maximizar uma janela !!

velox256

Experimente habilitar os outros repositórios do Ubuntu (como os backports e tal), mande recarregar a lista e atualize os pacotes que tiverem que atualizar. Isso parece ser problema de xorg ou de alguma aplicação (tv o próprio Gnome ou Nautilus) que está usando o processador em 100%.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Diogo_BG

O problema em minha máquina é idêntico, inclusive tenho a mesma placa de vídeo ATI Mobility Radeon HD 3650 de 512 MB dedicado. Estou utilizando a versão 9.10 mas esse mesmo problema já acontecia desde as primeiras versões 9 do Ubuntu. Sempre após a instalação do driver da ATI (original) o sistema fica lento (telas demoram para maximizar e minimizar, algumas vezes ocorrem travamentos em janelas e na execução de áudio). Tudo isso ocorre quando os efeitos visuais em modo "Normal" são ativados, em modo "Nenhum" o sistema roda sem travamentos porém fica super sem graça não poder utilizar os efeitos.

Detalhe importante: Já fui usuário de openSUSE 11.2 e o driver da ATI depois de instalado apresentava o mesmo problema, eu tenho certeza que isso é problema do linux que ultimamente anda ficando cada versão mais pesado enquanto o Windows procura ser mais leve, o que me deixa não me deixa contente. Inclusive instalei o Ubuntu 9.10 na casa da minha namorada onde a placa de vídeo é Nvidia e ao instalar o driver restrito compatível com a placa apresentou o mesmo problema, aliás ficou muito pior pois tem apenas 512 MB de RAM (o sistema ficou horrível para ser utilizado do tanto que ele trava).

Configuração de meu notebook Acer Aspire 6920G: Processador Core 2 Duo 2.0 GHz T5750 - 3 GB de RAM DDR2 - Placa de vídeo ATI Mobility Radeon HD 3650 de 512 MB - HD Hitachi 250 GB Sata II - Sistema operacional Ubuntu 9.10 Karmic Koala 64 bits.