Probelas com apt-get autoremove

Iniciado por Pedro Araújo, 05 de Dezembro de 2009, 19:52

tópico anterior - próximo tópico

Pedro Araújo

Depois de enfrentar alguns problemas com atualizações, e conseguir resolver, agora estou com um problema que não consigo resolver, mesmo já tendo tentado tudo o que vi na Internet.

Ele envolve dois programas. O VirtualBox e o Emerald.

Ao tentar abrir o VirtualBox recebi o erro: Please install the virtualbox-ose-source package. O Emerald Themer abre normalmente.

Eu tentei reinstalar pelo Synaptic, mas não deu certo.

E também tentei excluí-los pela Central de Programas do Ubuntu, mas obtive o erro:

O pacote está em um estado de inconsistência muito ruim - você deveria reinstalá-lo antes de tentar uma remoção.

Com o apt-get autoremove retorna o erro abaixo. Eu tentei de tudo, apt-get --purge remove -f, dpkg --remove --force-remove-reinstreq mas sempre tenho o erro E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1).

O erro do autoremove é este:

(Lendo banco de dados ... 31 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Preparando para substituir libemeraldengine0 0.7.2-0ubuntu2 (usando .../libemeraldengine0_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb) ...
Desempacotando substituto libemeraldengine0 ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libemeraldengine0_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote libemeraldengine0: Arquivo ou diretório não encontrado
Preparando para substituir emerald 0.7.2-0ubuntu2 (usando .../emerald_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb) ...
Desempacotando substituto emerald ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/emerald_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote emerald: Arquivo ou diretório não encontrado
Preparando para substituir emerald-themes 0.5.2~git20070812+3v1ubuntu0 (usando .../emerald-themes_0.5.2~git20070812+3v1ubuntu0_all.deb) ...
Desempacotando substituto emerald-themes ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/emerald-themes_0.5.2~git20070812+3v1ubuntu0_all.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote emerald-themes: Arquivo ou diretório não encontrado
Preparando para substituir virtualbox-ose 3.0.8-dfsg-1ubuntu1 (usando .../virtualbox-ose_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb) ...
Desempacotando substituto virtualbox-ose ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose: Arquivo ou diretório não encontrado
Nenhum relatório do apport gravado porque MaxReports já foi atingido
                                                                    Preparando para substituir virtualbox-ose-source 3.0.8-dfsg-1ubuntu1 (usando .../virtualbox-ose-source_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_all.deb) ...
Desempacotando substituto virtualbox-ose-source ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-source_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_all.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose-source: Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                    Preparando para substituir virtualbox-ose-qt 3.0.8-dfsg-1ubuntu1 (usando .../virtualbox-ose-qt_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb) ...
Desempacotando substituto virtualbox-ose-qt ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-qt_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb (--unpack):
impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose-qt: Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                    Processando gatilhos para shared-mime-info ...
Processando gatilhos para desktop-file-utils ...
Processando gatilhos para hicolor-icon-theme ...
Processando gatilhos para man-db ...
Processando gatilhos para ureadahead ...
Processando gatilhos para menu ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
/var/cache/apt/archives/libemeraldengine0_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb
/var/cache/apt/archives/emerald_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb
/var/cache/apt/archives/emerald-themes_0.5.2~git20070812+3v1ubuntu0_all.deb
/var/cache/apt/archives/virtualbox-ose_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb
/var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-source_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_all.deb
/var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-qt_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Se tento reinstalar pelo Synaptic:

E: /var/cache/apt/archives/libemeraldengine0_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote libemeraldengine0
E: /var/cache/apt/archives/emerald_0.7.2-0ubuntu2_i386.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote emerald
E: /var/cache/apt/archives/emerald-themes_0.5.2~git20070812+3v1ubuntu0_all.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote emerald-themes
E: /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose
E: /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-source_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_all.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose-source
E: /var/cache/apt/archives/virtualbox-ose-qt_3.0.8-dfsg-1ubuntu1_i386.deb: impossível criar arquivo com lista de arquivos atualizados para o pacote virtualbox-ose-qt

Eles aparecem para otimização (como remoção) no Mantenedor do Sistema, mas lá também não dá nada.

Pedro Araújo

Só pra fechar o tópico, eu tentei de tudo o que conhecia e achei nas dicas por aí, até o sudo apt-get formula-da-coca-cola e o jeito foi formatar...[/color]

mpmoraes

Tenta:
a) para ajustar pacotes quebrados e /ou problemas com instalação:
sudo apt-get -f install
ou
sudo dpkg -configure -a

b) para desinstalar:
sudo apt-get remove <nome do pacote> --purge -y
e:
sudo apt-get autoremove

Posta aqui o resultado...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Pedro Araújo

Muito obrigado pela resposta, mpmoraes!

Mas, como eu disse em tom de humor com apt-get formula-da-coca cola, nada adiantou, eu tentei tudo o que vi, inclusive a dica dada por você.

Acho que eu sou campeão, devo ter coseguido arrebentar com o banco de dados com minhas "experiências" - mexi demais, até onde não deiva.

Agora já foi, tomei a decisão drástica da reinstalção e serei mais cuidadoso nas minhas "fuçadas".

Ainda bem que existe o Ubuntu One pra fazer backup, eles estão de parabéns pela ferramenta.

Valeu!

mpmoraes

Se posso dar mais uma contribuição...

Quando for reinstalar seu ubuntu, deixe uma partição exclusiva para a /home, pois assim poderá instalar o sistema quantas vezes quiser, sem perder seu conteúdo pessoal.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW