Impressoras de rede, compartilhar pasta Ubuntu 9.04/Windows XP/Linux Educacional

Iniciado por vitor nascimento sá, 09 de Dezembro de 2009, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

vitor nascimento sá

Olá, pessoal.

Há quatro dias estudo Linux sem parar. É muito pouco ainda para saber alguma coisa. Mas, enfim, muito devo aos tópicos de vocês pelo pouco que aprendi até agora. E, enquanto as pesquisas davam conta, não via necessidade de me registrar. Porém, agora o problema ficou um pouco mais complicado. Lá vai:

Estou em uma escola. Sou o diretor, não técnico em informática. Mas sou curioso e econômico, qualidades que me levam a tentar fazer tudo isso sem pagar um técnico. Além disso, não há técnicos em linux em minha cidade, aqui no interior da Bahia.
No total são 15 computadores. Desses, 10 são do laboratório de informática dos alunos. Se tiver alguém aí de algum NTE, saibam que eu estou retirando a porcaria do windows pirata que a antiga administração colocou.
Nesses computadores do laboratório de informática, tenho que colocar o linux educacional 3.0, cuja distro é o Ubuntu 8.04.1. Já baixei a ISO e já comecei a instalação nesses computadores. Sem problemas.

Nos outros 5 computadores, acontece o seguinte:

Máquina 1: (uso do diretor) Não consegui colocar o Linux Educacional. Baixei a Mini ISO e instalei por comandos o Ubuntu 9.04. Gostei muito. Ele consegue enxergar todos os computadores da rede, sem que eu tenha configurado absolutamente nada. Esse sistema é demais. Se eu pudesse, colocaria em todos. Mas, para tornar a rede mais homogênea, o ideal seria que ele tivesse o linux educacional, porém, como já disse, não consegui.

Máquina 2: (usada por funcionários da administração que, entre outras coisas, digita atividades de professores) Deixei o Windows XP (pirateado com um tal de crac... não faço idéia do que é isso, porque entre os parcos "conhecedores" de windows que temos aqui não há muita vontade de compartilhar informações e também não estou a fim de ser expert nessa porcaria da microsoft). Eu particionei o hd e deixei uma área não particionada onde irei instalar alguma versão do linux. Ainda não sei qual. Mas preciso do sistema windows por causa de alguns recursos. Por exemplo, uma infinidade de arquivos da escola com extensão docx, algumas ferramentas do office 2007, Impressoras como Sharp AL CS sem drive linux... Nessa máquina está instalada também uma impressora HP Deskjet 3845.

Máquina 3: (mesmo fim da máquina 2) Instalei o Linux Educacional 3.0 (Ubuntu 8.04.1). Não coloquei o Ubuntu 9.04 porque seria interessante que um dos funcionários da administração trabalhasse com esse sistema e se acostumasse ao máximo com ele para, assim, auxiliar professores que tenham dúvidas sobre o sistema no laboratório de informática. Não particionei para windows. Primeiro porque meu objetivo mesmo é migrar completamente daqui a algum tempo. Segundo porque, na minha aventura de pesquisador, eu havia, sem querer, deletado o windows dele no sábado passado e eu não sei instalar novamente (lembrando que é pirata, se fosse original eu saberia). Nessa máquina estão duas impressoras que consegui instalar com muito trabalho: uma Epson LX 300+ (rondando com o drive Epson-9-pin, porque o drive específico LX 300+ não existe para linux... pelo menos foi o que me informaram) e uma HP Laserjet 1005.

Obs.: As máquinas 1, 2 e 3 estão todas na mesma sala. Portanto, posso mudar alguma coisa, como, por exemplo, tirar uma impressora de um lugar e colocar outra.

Máquina 4: (usada pelos professores, na sala deles) Continua, por enquanto, com o windows xp. Mas colocarei o linux. Provavelmente, o Linux Educacional, porque tem as ferramentas para uso em pesquisas e alguns softwares educacionais que são úteis tanto para os alunos (no laboratório), como para os professores (para preparar aula, estudar, etc). Como os professores não entendem muito de informática, seria bom colocar um sistema que eles utilizem tanto estudando como nos trabalhos de laboratório. Para não ter que se acostumar com dois ambientes gráficos diferentes (esse é o maior problema para usuário iniciante de linux). Não penso em instalar impressora lá.

Máquina 5: (em outra sala, usada pelos funcionários da secretaria escolar que, entre outras coisas, fazem histórico escolar, organizam arquivos de documentação da escola, inventário, documentação de estudantes, atas etc.) Ainda está com o windows xp. Mas devo colocar o Linux. Minha dúvida se coloco o Linux Educacional 3.0 ou o Ubuntu 9.04 é que, quanto mais computadores com o Linux Educacional, mais rápido as pessoas vão se acostumar e se ajudar mutuamente com as dúvidas, até que o ambiente gráfico fique familiar para todos. Lá, colocarei mais uma LX 300+.

O negócio é o seguinte: eu preciso de uma ajudinha para conseguir fazer com que todas as impressoras sejam facilmente reconhecidas (por usuários iniciantes) em qualquer uma das cinco máquinas. Além disso, preciso compartilhar diversas pastas para os cinco computadores. Essas pastas estão no computador 2 (windows xp), no 1 (ubuntu 9.04) e no 4 (provavelmente Linux Educacional). O que farei para que tudo isso aconteça harmoniosamente?
Aceito sugestẽos tanto no que diz respeito a configuração dos sistemas de cada uma das máquinas, como na escolha do sistema de cada uma delas. Mas, por favor, lembrem que eu estudo isso há pouco tempo. Tenham paciência porque estou ainda aprendendo. Sei o básico: entrar no terminal, mudar para root, digitar algumas coisinhas etc.

Obrigado a todos.

Tota

Ola vitor nascimento sá, seja bem vindo ao forum

Só para um melhor esclarecimento, não há nada de diferente nos sistemas educacional ( baseado no edubuntu ) e desktop ( Ubuntu )

São os mesmos, porém com pacotes diversos, cada um a sua finalidade. http://linuxeducacional.com/

Para uma melhor integração a seus sistemas, sugiro a instalação nas maquinas com Ubuntu desktop, da versão Kubuntu, que utiliza o ambiente gráfico KDE, o mesmo do educacional.

Ficaria tudo padronizado em um mesmo ambiente gráfico.

[],s

vitor nascimento sá

Tota,

Entendi o que você disse. Mas, me diga uma coisa: esse que eu instalei (que não sei qual é o nome) fiz instalação através de comandos no terminal. Não me lembro quais comandos porque eu segui um tutorial passo-a-passo e agora não o encontro mais.
Como eu faço para instalar esse Kubuntu e desinstalar o que eu tenho agora? Quero dizer, que não consigo fazer instalações com ISO e não posso deixar um amontoado de arquivos inúteis rolando nessa máquina, porque a configuração dela não é das melhores.
Outra coisa: mesmo que eu instale o kubuntu, os sistemas vão ser diferentes sim. Porque no linux educacional é utilizado o Ubuntu 8.04.1, enquanto que nesse computador eu utilizo o Ubuntu 9.04.1. No Linux educacional a rede não é tão simples como nesse aqui. Compreende?

jeflui

Você não tem um computador disponível para ser um servidor e centralizar as informações?
Nele você faria o compartilhamento da impressora e os diretórios com direito de acesso, ficaria mais fácil a administração e os backups de seus dados.