Impressoras de rede, compartilhar pasta Ubuntu 9.04/Windows XP/Linux Educacional

Iniciado por vitor nascimento sá, 09 de Dezembro de 2009, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

vitor nascimento sá

Olá, pessoal.

Há quatro dias estudo Linux sem parar. É muito pouco ainda para saber alguma coisa. Mas, enfim, muito devo aos tópicos de vocês pelo pouco que aprendi até agora. E, enquanto as pesquisas davam conta, não via necessidade de me registrar. Porém, agora o problema ficou um pouco mais complicado. Lá vai:

Estou em uma escola. Sou o diretor, não técnico em informática. Mas sou curioso e econômico, qualidades que me levam a tentar fazer tudo isso sem pagar um técnico. Além disso, não há técnicos em linux em minha cidade, aqui no interior da Bahia.
No total são 15 computadores. Desses, 10 são do laboratório de informática dos alunos. Se tiver alguém aí de algum NTE, saibam que eu estou retirando a porcaria do windows pirata que a antiga administração colocou.
Nesses computadores do laboratório de informática, tenho que colocar o linux educacional 3.0, cuja distro é o Ubuntu 8.04.1. Já baixei a ISO e já comecei a instalação nesses computadores. Sem problemas.

Nos outros 5 computadores, acontece o seguinte:

Máquina 1: (uso do diretor) Não consegui colocar o Linux Educacional. Baixei a Mini ISO e instalei por comandos o Ubuntu 9.04. Gostei muito. Ele consegue enxergar todos os computadores da rede, sem que eu tenha configurado absolutamente nada. Esse sistema é demais. Se eu pudesse, colocaria em todos. Mas, para tornar a rede mais homogênea, o ideal seria que ele tivesse o linux educacional, porém, como já disse, não consegui.