Partição /Home

Iniciado por Eder Araujo, 21 de Setembro de 2009, 23:08

tópico anterior - próximo tópico

Eder Araujo

Olá pessoal, está prestes a ser lançada a nova versão do Ubuntu e gostaria de saber antecipadamente como faço para manter a pasta /Home que está em uma partição diferente do mesmo jeito que está agora, da ultima vez que atualizei tive que salvar tudo (uns 60 Gb de Arquivos) e criar a partição /home novamente porque haviam ficado aparentemente dois locais com arquivos da pasta /home em lugares diferentes, no Windows isso é bem fácil, basta clicar com o botão direito do mouse em Meus Documentos e mudar o destino da pasta para onde estão os arquivos, como faço isso no Ubuntu?
Athlon 64 X2 6000 3.0 Ghz / Asus M2NPV-VM
2x DDR2 1Gb 667 Kingston 1.8v / Seagate 200 Gb, Sansumg 80 Gb
Gabinete GMC-C50 Black Piano / Fonte Seventeam 350W

mpmoraes

Meu amigo, nunca tinha parado para pensar nisso.

Vou pesquisar por aqui para ver com se faz isso, mas de primeiro momento eu faria o seguinte:

1 - Instalação a partir de cd
- tiraria o ponto de montagem home da respectiva partição;
- instalaria a nova versão do sobre a versão existente na partição específica;
- criaria novo ponto de montagem da home (nova versão do so) vinculando à partição onde estão os meus arquivos pessoais.

2 - Instalação a partir de "upgrade", ou seja, via net direto.
- sem necessidade dessa preocupação, pois o sistema será atualizado para a nova versão e preservará todas as configurações existentes na máquina, inclusive partições.
apt-get dist-upgrade

Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Eder Araujo

Realmente uma atualização seria uma boa opção mas eu prefiro fazer uma instalação limpa mesmo, mesmo porque fazer uma atualização demoraria demais pois baixar 800 MB de arquivos e seria um risco pois poderia faltar luz ou a net cair, ou então na hora da instalação faltar luz, espero que mais alguém tenha alguma opção para complementar a do nosso amigo mpmoraes
Athlon 64 X2 6000 3.0 Ghz / Asus M2NPV-VM
2x DDR2 1Gb 667 Kingston 1.8v / Seagate 200 Gb, Sansumg 80 Gb
Gabinete GMC-C50 Black Piano / Fonte Seventeam 350W

hamtaro

Vou pegar carona da dúvida do amigo.

Gostaria de mudar a home de partição, ou seja, copiar todo o conteúdo da home para outra partição que tenho no meu HD e fazer com que o ubuntu passe a reconhecer a nova partição como home.. Alguém ajuda???

Thanks
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

mpmoraes

Pelo terminal:
cfdisk
Com este aplicativo de particionamento você deverá especificar o sistema de arquivos da partição que servirá para os arquivos da /home.
Cuidado: Caso haja algum conteúdo nessa partição, primeiro faça um backup.

Depois de ajustar a partição reinicie a máquina:
reboot

Após reinicialização entre no terminal e dê o comando:
cat /proc/partitions
Lá você vai confirmar com está reconhecida a partição (sdaXXX?) que irá destinar para a /home.

O último passo é criar um ponto de montagem entre o diretório /home e a partição trabalhada (sdaxxx?), para isso use o comando:
mount /dev/sdaxxx? /home

Posta aqui o resultado de tudo isso...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

rapaqueca

Eu tenho uma duvida relacionada com isto...
Eu tenho ubuntu instalado, e tem a pasta home na mesma partiçao. o que qero fazer é instalar o ubuntu novo mas ficar com a mesma pasta home. Podem me explicar exactamente como o devo fazer? Eu ja li bastantes tutoriais mas nunca fico devidamente esclarecido, e nao posso arriscar porque posso erder dados extremamente importantes...
Cumprimentos!

mpmoraes

Acredito que a primeira coisa a fazer é seguir a dica acima, pois assim os arquivos contidos em /home estarão na partição que servirá para preservá-los.
Se você for instalar o zero, sua partição /home atual, será considerada como conteúdo que deverá ser formatado para a nova instalação, ou seja, você vai perder tudo.

rudregues

Citação de: rapaqueca online 06 de Dezembro de 2009, 10:19
Eu tenho uma duvida relacionada com isto...
Eu tenho ubuntu instalado, e tem a pasta home na mesma partiçao. o que qero fazer é instalar o ubuntu novo mas ficar com a mesma pasta home. Podem me explicar exactamente como o devo fazer? Eu ja li bastantes tutoriais mas nunca fico devidamente esclarecido, e nao posso arriscar porque posso erder dados extremamente importantes...
Cumprimentos!

to com o mesmo problema que você!
dá uma olhada neste tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.msg154541.html#msg154541
lá fala como mudar a home de partição,aí é só instalar o sistema por cima do outro pois a home não estará na mesma partição do sistema.

obs.:se você não tiver outras partições vai ter que redimensionar e criar uma nova através do LiveCD ou do parted magic
Gentoo — Controle total sobre o sistema.