Rede Wi-fi compartilhada pela cidade inteira - Busca de solução tecnológica

Iniciado por Jesus, 21 de Novembro de 2009, 23:24

tópico anterior - próximo tópico

Jesus

Há alguém que tenha idéia se seria possível algo assim...

Moro em Curitiba e - como em qualquer grande cidade - capto, ao me deslocar, sinal de centenas de roteadores wi-fi. Quase todos, assim como o meu, protegidos por senha.

Pensei na possibilidade de desenvolver um condomínio de sinais.
Ou seja, diversas pessoas que tem sinal wi-fi protegidos por senha participariam de um consórcio. Todos os formadores do consórcio disponibilizariam seu sinal, quando um consorciado ingressasse na sua área. Os consorciados, dessa forma, facultariam seus sinais entre si.

O problema seria administrar tanta senha.

Talvez houvesse algum sistema que pudesse resolver isso. Algo do tipo. Faço o meu cadastro em um servidor que administre um banco de senhas. Todos os participantes desse banco de senhas emitem, por seus wi-fi, um sinal que os dispositivos móveis identifiquem. Eles enviam a senha, isso é repassado para o banco de senhas, ele checa, confirma que é valida, e libera o acesso pelo wifi do consorciado cujo sinal o dispositivo móvel está recebendo.

Claro que isso seria um pouco mais complexo, pois teria que verificar periodicamente se o consorciado continua disponibilizando sinal, etc, além de questões de segurança (a senha teria que ir para o banco de dados com alguma criptografia)...

Alguém conhece alguma coisa assim?...



Darcamo

Já existem sites para esse tipo de coisa, só não lembro agora quais mais uma busca no google deve resolver. Seria mais em conta se cadastrar em um deles do que tentar criar "mais um".

FaBMak

Seria mais fácil se todas as redes se tornassem uma só, com o mesmo ESSID e senha. Talvez tendo um roteador como mestre, sendo os demais roteadores configurados como repetidores. Para solucionar a distância entre as redes, talvez pudesse usar antenas direcionais.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Tota

Não tenho nada com isto, mas se as redes WiMax já estão na boca do forno para se tornar um sistema não tão caro e mais facil de  implementar, prá que tudo isto, onde as bandas B,G e N não dão um sinal consistente depois de 100 metros numa cidade ( obstáculos )   ?

Imagine implementar um sistema a 54mbps em São Paulo como queria a candidata Marta nas ultimas eleições.
com os apagões, se gastaria tanta luz para alimentar os milhões de roteadores que não sobraria energia para o resto das necessidades da cidade...   ;D


Sem contar os problemas legais que isto poderia acarretar. Quem iria administrar os logs de usuarios caso um deles roube um banco, acesse pornografia, etc. A responsabilidade é do dono do roteador que causou o crime. eu nunca emprestaria a minha banda para um desconhecido. Tem muito doido fazendo isso anunciando no ssid "compartilho banda tel. 1234" e nunca nem olhou pelo menos uma vez por semana o log de conexões do roteador...

Vai que a policia federal prende o cara e ele não sabe nem por quê.

A ideia é boa, mas implementar é que são elas.

[],s

Jesus

Tota, ninguém falou que é fácil e nem que seja caso  simplesmente de abrir o seu sinal. Se fosse isso, bastaria que se fizesse campanha pra todo mundo deixar sinal aberto: uma adesão de 10 a 20% já permitiria uma certa mobilidade. E se eu não visse alguma utilidade, nem postaria aqui. Não faço verborragia em fórum.
Quanto à questão da segurança, acho que não leste direito o primeiro post.
Mas valeu! Agora já tenho uma sugestão pra Aneel quando houver necessidade de economizar energia elétrica: proibir roteadores wi-fi. Talvez nem precisasse mais de horário de verão...