Ubuntu instalado de fábrica... existe?

Iniciado por nemex1975, 05 de Dezembro de 2009, 09:34

tópico anterior - próximo tópico

nemex1975

Bom dia.

Gostaria de saber se existe algum PC ou Notebook que já venha com o Ubuntu instalado de fábrica e se não existir, por que isso ainda não é visto?

Pergunto porque comprei recentemente um PC que vinha com o Kurumin instalado, mas não gostei muito dele e instalei o Ubuntu 8.04, estando agora com o 9.10, mas por causa disso quase perdi a garantia do PC quando precisei, pois a assistência não quer nem saber se uma distribuição é derivada da outra ou não e tive de perder muito tempo explicando isso para conseguir ser atendido.

Alguns NB e PC estão vindo com Satux, Librix e outros, mas nunca encontro um que venha com o Ubuntu e isso cria dificuldades na hora de comprar hardwares... por exemplo eu comprei na quinta-feira uma webcam com microfone acoplado, por R$ 130,00 e simplesmente perdi este investimento, pois ela sequer é reconhecida pelo Ubuntu.

Não seria hora de se pensar um pouquinho no bolso dos usuários e começar um marketing mais agressivo pra expandir o Ubuntu diretamente da fábrica dos PC's e NB's?
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

velox256

Uma das explicações qie eu recebi ao perguntar isso para fabricantes é que é devido ao enorme número de distros que tem por aí e os fabricantes precisam adaptar uma distro qq aos seus equipamentos para facilitar a assistência técnica e suporte ao produto, muitas vezes tirando várias funcionalidades da distro original por soluções próprias e rebatizam as mesmas.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

agente100gelo

A Ibyte (www.ibyte.com.br) em Fortaleza vende a maioria com o (K)Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

NPC

No Brasil não sei, mas lá fora houve um tempo que a Dell tava vendendo com ubuntu.
Googling since 1999.

nemex1975

Bom dia Velox256

Citação de: velox256 online 05 de Dezembro de 2009, 10:23
Uma das explicações qie eu recebi ao perguntar isso para fabricantes é que é devido ao enorme número de distros que tem por aí e os fabricantes precisam adaptar uma distro qq aos seus equipamentos para facilitar a assistência técnica e suporte ao produto, muitas vezes tirando várias funcionalidades da distro original por soluções próprias e rebatizam as mesmas.

Depois de fazer a pergunta eu notei que algumas vezes o ubuntu é visto como uma distribuição instável pelos fabricantes, pois ao contrário de outras a sua atualização ocorre em apenas 6 meses de uma para outra. Comparando, por exemplo, com o OpenSuse e com o Kurumim a gente percebe isso porque pra estas duas passarem de uma versão à outra demora as vezes mais de ano.

Outra coisa que também desgasta a imagem do ubuntu é que em algumas atualizações os desenvolvedores não respeitam muito o "bolso" dos usuários. Explico: esses dias eu li que um usuário reclamou que ele conseguia usar o modem do TimWeb até, salvo engano, a versão 8.04 mas que da versão 8.10 em diante uma mudança do kernel fez ele parar de funcionar... agora pergunto: e o que acontece com quem assinou este serviço de web e não tem outro à cabo ou adsl, e teve que comprar este modem e estava pagando mensalidades? Simples: os desenvolvedores nem se preocuparam com eles e para fazer uma atualização não se importaram em preservar aquilo que a versão anterior tinha de bom e funcional.

Agora imaginem um ubuntu numa série de PC's ou NB's lançado em março de um ano... já em abril teria uma nova versão e ubundistas de carteirinha iriam querer migrar... só que se algum hardware daquele equipamento se tornasse incompatível, a fábrica não teria qualquer responsabilidade e o consumidor iria ficar à ver navios, pois a fábrica não teria autorizado a atualização e a garantia teria sido extinta, ainda que não completos os 90 dias do Código de Defesa do Consumidor, pois o comprador teria alterado as características do produto.

Olha, sinceramente, eu uso ubuntu desde a 7.04 mas estou sempre convivendo com a chatice de ter que ficar pesquisando horas e horas quando adiciono um novo hardware no meu PC para o qual o ubuntu ainda não está preparado ou quando faço uma atualização e algo deixa de funcionar no ambiente gráfico, me forçando a usar comandos de linha, tão "modernos" quanto o MS Dos.... e dizem que a culpa é do driver, mas eu acho que falta um pouco de melhor elaboração nisso.

Ora, um driver nada mais é do que um "manual de utilização" que o software do sistema operacional usa para ativar e usar o hardware instalado. Se estes drivers são "proprietários" acho que falta à equipe de desenvolvedores uma certa dose de criatividade para fazer uma "ponte" entre o ubuntu e o hardware instalado.

Onde o driver dissesse algo como "ao clicar em 'x' o driver interpretará que o hardware fará 'y'", um desenvolvedor do ubuntu poderia muito bem pular esta etapa do driver e já programar de antemão qual seria o comportamento do hardware instalado quando ele fosse usado no ubuntu. Algo como antever a ponte que o driver cria e já criá-la no ubuntu. Os atuais Windows já vêm com algo parecido, pois na maioria dos hardwares que instala-se não é mais necessário rodar um CD de instalação, pois o XP/Vista/7 já instalam tudo e já deixam operacional.

Verdade que com vários hardware isso já acontece no ubuntu, mas não com todos. Minha webcam de R$ 130,00 perdidos que o diga, que é apenas reconhecida, mas não é tornada operacional.

E enquanto TODOS os hardwares usados no ubuntu não forem absolutamente "plug & play", independentemente de driver proprietário, ele não será usado em larga escala e quem desinstalar seu S.O. original pra instalá-lo corre o risco de perder a garantia e não ter socorro em uma dificuldade.

Isso seria bem mais fácil se o desenvolvimento do ubuntu parasse de focar a gana por acrescentar novos números às versões (10.x, 11.x, 12.x, etc) e passasse a focar a qualidade de utilização de todo hardware possível... que adianta um kernel novinho, uma extensão ext4 e tantas outras novidades se não conseguimos sequer usar um modem TimWeb ou levamos horas pra saber como fazer funcionar uma conexão à cabo? Pra mim não melhora em nada. Parece que em termos de hardware o ubuntu só trabalha com aqueles menos modernos, pois bastou ser um modem+router, uma webcam+microfone, etc., que já dá um trabalhão fazer funcionar... e isso quando isso é conseguido, pois na maioria das vezes é só dinheiro jogado fora ou desistir de vez do Linux... Mas infelizmente eu sou um zé ninguém do Linux... mero usuário que sequer será ouvido nestas reclamações... quando muito lerão o que escrevi pra me contradizer, mas eu acho que não estou tão errado assim.

É uma pena. Queria um Linux Ubuntu mais prático e não como uma constante tentativa de arrojamento desnecessário.
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10