alterando a resolução do monitor

Iniciado por chloe, 23 de Novembro de 2009, 16:45

tópico anterior - próximo tópico

chloe

Boa tarde,
Sou nova no Linux, e estou usando o Xubuntu 9.10 via wubi e não consigo colocar a resolução em 1024x768, meu PC é um Celeron 2.5 com 512M de memória video onboard  VGA compatible controller: S3 Inc. VT8375 [ProSavage8 KM266/KL266], só consigo 800x600.Alguem pode me ajudar, grato

HugoSalvador

Em algumas placas de vídeo (como no caso das nvidia) você tem que mandar instalar o drive de vídeo para conseguir uma melhor resolução de vídeo ou efeitos mais legais como o Compiz.

Vai no caminho Sistema -> Administração -> Drives de Hardware e vê se tem algum drive disponível para instalação.

Dando certo, você já deve conseguir mudar a resolução.

Agora aproveitando para ir além da sua pergunta, depois de instalado o drive de vídeo, vai no console e instala uns efeitos visuais a mais pelo comando "sudo apt-get install -y simple-ccsm".

Você vai conseguir colocar fogo na tela, fazer chuver no seu desktop, transformar suas 4 áreas de trabalhos em um cubo e muito mais.

Dá uma olhada nos screenshots que tem neste site: http://thiago-augusto.eti.br/ubuntu-xglcompiz/

chloe

Citação de: HugoSalvador online 23 de Novembro de 2009, 17:57
Em algumas placas de vídeo (como no caso das nvidia) você tem que mandar instalar o drive de vídeo para conseguir uma melhor resolução de vídeo ou efeitos mais legais como o Compiz.

Vai no caminho Sistema -> Administração -> Drives de Hardware e vê se tem algum drive disponível para instalação.

Dando certo, você já deve conseguir mudar a resolução.

Agora aproveitando para ir além da sua pergunta, depois de instalado o drive de vídeo, vai no console e instala uns efeitos visuais a mais pelo comando "sudo apt-get install -y simple-ccsm".

Você vai conseguir colocar fogo na tela, fazer chuver no seu desktop, transformar suas 4 áreas de trabalhos em um cubo e muito mais.

Dá uma olhada nos screenshots que tem neste site: http://thiago-augusto.eti.br/ubuntu-xglcompiz/

Obrigado pela atenção mas em drives de hardware tem a seguinte informação:
não ha drives proprietarios em uso no sistema, estou no aguardo

alineri

Clique no driver sugerido e clique em "Ativar". Ele baixará e instalará o driver.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Ioca100

Usuário Linux- 449417

chloe

Obrigado alineri, mas não ha drive sugerido

chloe

Grato Loca100, mas no meu Xubuntu não tem opção sistema>Preferencia>video, no aguardo

HugoSalvador

Isso pode significar o seguinte, a Canonical ainda não testou e disponibilizou drive de vídeo da sua máquina para o Ubuntu. Sendo assim você vai ter que ir no site do fabricante, baixar o drive (para debian), entrar em modo texto (sem iniciar o X) e instalar o drive usando o comando dpkg -i [drive da sua máquina].

Aí reinicie sua máquina e tudo deve funcionar.

chloe

HugoSalvador muito obrigado pela atenção, vou ver se consigo o drive e tentarei. grato

biondi

Eu também tava enfrentando isso, com minha OnBoard: Intel Corporation 82865G Integrated Graphics Controller (rev 02) e um monitor CRT Samsung 753v.

Achei o seguinte: http://www.linuxreaders.com/2009/11/04/change-ubuntu-9-10-resolution/  que mostra o uso do #cvt para descobrir os modelines suportados pelo monitor e do #xrandr para habilitá-los.

Aqui ficou perfeito, 1280x960 !!!

chloe

Obrigado Biondi, vou experimentar, mas eu instalei o Kurumin * e resolveu meu problema, só não posso atualizar, se não volta para 800 x 600