Modem Giant Traveller D301 - Não Funciona no Ubuntu 9.10 (Resolvido)

Iniciado por hiltongil, 30 de Novembro de 2009, 13:30

tópico anterior - próximo tópico

toso51

Tive um problema com a internet 3g no Ubuntu 9.10 que resolvi como descrito no link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,60089.msg338783.html#msg338783

Dá uma olhada, talvez possa ser útil se fazer esta tentativa.

Ubuntu 13.04 - Chromium !

jpissin

Essa última dica só seria válida na falta de subrir o ppp, mas primeiro o sistema tem de reconhecer o modem. nenhuma dica conseguiu resolver. A dica do ednso o sistema atá tenta subir o modem na marra, mas não consegue.

Vou ter de ficar sem 3g, mas se até na terça se não resolver volto para o 9.04.

ednso

Olá,

Você já tentou o wvdial? Eu acabei de me dar conta que no meu sistema a conexão só está sendo feita pelo wvdial. Por algum motivo o Network Manager não está reconhecendo que o modem está plugado.

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

hiltongil

E daí pessoal, então hoje voltei no a tentar dar um jeito nesse problema do modem, e consegui fazer funcionar!
Vamos a receita:
01-Abri o editor (gedit) como root colei isso aqui:

# /etc/udev/rules.d/10-claro3g.rules
#
# Claro 3G custom rules
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="1000", SYSFS{idVendor}=="0fd1", PROGRAM="/
bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

02 - Salvei em /etc/udev/rules.d/ com o nome de Claro3g
03 - Fechei
04 - Re-iniciei com modem ligado e funcionou

PS: Lembrando que eu já tinha configurado a conexão no knetworkmanager para a minha operadora (Claro) eu também havia copiado outras configurações da versão 9.04 onde o modem funcionava certinho.

Mas tentem ai se não funcionar eu repasso as outras modificações que fiz, não sei se elas tem algo a ver com o fato de ter funcionado, de repente foi só a inclusão desse arquivo mesmo.

boa sorte.

Postado diretamente do ubuntu 9.10 64b, com Modem Giant Traveller D301, operadora Claro (que é um lixo)
Abraço

jpissin

Testei e funcionou comigo também. Porém só funciona legando o notebok com o modem já espetado. Se cair a conexão tem que reinicar a máquina, isso é uma droga.No 9.04 não era assim, você espetava o modem a qualquer tempo e ele ativava e pronto.

Tem que ter alguma outra configuração faltando ainda. Mas já é um avanço.

hiltongil

Citação de: jpissin online 17 de Dezembro de 2009, 15:02
Testei e funcionou comigo também. Porém só funciona legando o notebok com o modem já espetado. Se cair a conexão tem que reinicar a máquina, isso é uma droga.No 9.04 não era assim, você espetava o modem a qualquer tempo e ele ativava e pronto.

Tem que ter alguma outra configuração faltando ainda. Mas já é um avanço.

Não cheguei a testar aqui se eu plugar ele com o computador ligado se funciona, mas pelo que vi em alguns fóruns, não tinha funcionado mesmo, mas vou ver se faço alguns testes. Mas como você disse já é um começo.