Como saber baixar e instalar

Iniciado por Deis, 28 de Novembro de 2009, 22:22

tópico anterior - próximo tópico

Deis

Ola. Como que eu escolho um programa para baixar no ubuntu. Como pro exemplo o navegador opera? Tem programas que tem varias versões para baixar, tipo: tar.gz ou tar.gz2 ou deb. ou etc?
Depois de escolhida a versão certa, como que eu descompacto no lugar certo e instalo no lugar certo para não ficar programas espalhados por todos os lados do pc?

agente100gelo

Ubuntu utiliza arquivos .deb. No caso do Opera basta um duplo clique no arquivo deb baixado. Depois pode apagar este arquivo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Deis

Quando clica em cima como você disse abre uma pasta com esses itens
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/etc
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/usr
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/install.sh
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/LICENSE
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/Manifest.md5
opera-10.10-4742.gcc4-shared-qt3.i386/opera

Qual deles é que instala?

Tota

Ola,

Era um pacote .déb que baixou?

De qualquer forma, o arquivo é o install.sh

Dica:

Quando quiser instalar um pacote ( programa ) procure antes se ele existe no =>sistema => administraçao=> gerenciador de pacotes synaptic

se não existir procure um .deb na net

se não encontrar só aí voce parte para instalar pacotes compactados em binario ( tar, tar.gz, tar.gz2)

Deis

Tota

Então, vá pelo terminal até onde esta instalado, vire superusuario e digite ./install.sh

Verifique com o comando ls-la em terminal se ele esta setado para ser executavel

[],s

Guilherme Schvarcz Franco

Dai amigo.

Cara, seguinte , se vc quer instalar algum programa(qq um, inclusive opera) no Ubuntu tem pelo menos 3 maneiras basicas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1º (não tem opera)
   Vá em Aplicativos>Central de Pragramas do ubuntu(é o ultimo da lista)
   Na janela que abrir digite o programa que quiser e de enter.
   Dois cliques na versão do programa e/ou tipo do programa que quiser e depois instalar.

Está é a forma mais indicada, pois nesta lista tem somente programas já testados para o Ubuntu e são auto-instalaveis, mas geralmente estão desatualizados e nem tem todos os programas ainda. A exemplo do opera que não está aqui. Você tbm pode procurar por tipo de programa.

2º (tem opera)
  vá no site do software que desejar e procure baixar o arquivo com a extensão debian(.deb).
  No caso do opera, se você está num linux de distro debian (como o ubuntu) ele vai oferecer como "default package", escolha esse e faça o download.
  Caso não esteja num ubuntu da vida, no caso do opera, clique em produtos> opera browser>download e escolha a versão do seu linux.

Dois cliques no arquivo e ele vai perguntar se deve ser instalado. Clique em instalar, ofereça a senha do root e espere ele instalar para você.

3º (tem opera)
   Se nenhuma das anteriores, baixe a .tar.gz (como vc já deve ter feito pelo visto)
   Abra o terminal e navegue até a pasta aonde está o arquivo.O comando CD faz a navegação para nos. No meu caso aqui..
   cd /home/schvarcz/Downloads

Verifique se está na pasta correta. Para isto liste os arquivos desta pasta

ls
   E veja se o arquivo está aqui mesmo
   Achou o arquivo? Então descompacte usando o comando "tar"
   tar xfz opera-10.10.gcc4-shared-qt3.x86_64.tar.gz
   Os parametros que passei "xfz" significam:
          z: o arquivo está zipado (extensão .gz), então tem que descompactar.
          x: o arquivo é um pacote(extensão .tar), então retire do pacote.
          f:  os arquivos devem ficar nesta pasta. Isto que dizer que se na minha navegação eu estiver no desktop, os arquivos retirados do tar.gz vao ficar no desktop. Neste caso em particular, na pasta Downlaods

Entre na pasta usando o CD novamente, para não ter que escrever todo o nome, começe a escrever e pressione tab para ver se ele acha a pasta. Se preencher só parte do nome, é pq tem duas pastas com nomes iguais até ali, escreva mais alguns caractres e de tab novamente.
  cd opera-10.10.gcc4-shared-qt3.x86_64
     Aqui que pode mudar, a maioria dos programas (pelo menos os que usei até agora) é um outro procedimento, mas fique feliz! O opera é mais facil! Basta digitar: ( a regra do tab tbm funciona... funciona quase sempre no prompt)
./install.sh

Ele vai mostrar aonde irá instalar as coisas, diga que esta correto apertanto Y e seja feliz com o seu novo opera!

OBS: o "./" deve ser digitado

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ele vai estar em Aplicativos>Internet.
Para adicionar ao painel (como diz um amigo "area de inicialização rapida do linux") Vá la no aplicativos>internet>opera, botão direto do mouse e "adicionar este lançador do painel".

Espero ter ajudado, abraço!  ;D

-------------------------------------------------------
   Severino da UNIFRA.

Deis

Ajudou muito. Onde você aprendeu tudo isso? Você fez algum curso?

O pior que foi aqui no forum mesmo.... e isso nem é nada de avançado ainda.

Tem dois lugares principais que vou quando me aperto. Aqui no forum e no viva linux (www.vivalinux.com.br) eu ainda quero fazer as LPI's , mas isto é um sonho para o futuro.....

Abraço!
-------------------------------------------------------
   Severino da UNIFRA.