versão 9.10

Iniciado por inor, 01 de Novembro de 2009, 17:54

tópico anterior - próximo tópico

inor

E ai galera beleza? vejo que tem varias pessoas perguntando sobre instalação do ubuntu 9.10 onde baixar coisa do genero, esta semana recebi no gerenciador de atualizações atualização do 9.04 para 9.10 e saiu tudo perfeitamente bem  alem disso tambem veio  a nova versão do firefox que tambem foi bem. o quero saber na verdade é o seguinte se as pessoas se prescipitam e vão logo querendo instala algo novo, coisa que o proprio sistema se encarrega de fazer quando está totalmente ok, ou se pode ser feito desde que saiba como.

Yeeg

oi gnt
instalei o 9.10 hj e nao sei como arrumar meu grub
ta aparecendo 2 versoes do ubuntu e na lista o win vista ta por ultimo
eu nao sei como acessar o grub e limitar o kernel para 1 e nem reordenar a lista de acesso
podem me ajudar ???

NPC

Citação de: Yeeg online 25 de Novembro de 2009, 23:51
oi gnt
instalei o 9.10 hj e nao sei como arrumar meu grub
ta aparecendo 2 versoes do ubuntu e na lista o win vista ta por ultimo
eu nao sei como acessar o grub e limitar o kernel para 1 e nem reordenar a lista de acesso
podem me ajudar ???

No grub anterior, tinha um único arquivo onde você editava as entradas, esse grub novo apesar de mais complicado, é mais "inteligente", porque ele mesmo gera as entradas.

Por exemplo, pra remover a segunda entrada, aquela do modo de segurança do kernel, vocë edita esse arquivo:
/etc/default/grub

E nele você descomenta a linha:
#GRUB_DISABLE_LINUX_RECOVERY="true"

Pra mudar a ordem que os items aparecem é mais complicado. Na pasta /etc/grub.d/ ficam os arquivos que o grub usa em ordem pra criar o menu dele. Por exemplo "10_Linux" adiciona as entradas do linux e "30_os_loader" busca por outros sistemas em outras partições e adiciona eles também. Mudando a ordem deles você mudaria a ordem que os menus são criados. Mas como eu suponho que você queira apenas selecionar o vista por padrão, então é bem menos arriscado você editar de novo o arquivo /etc/default/grub e mudar a linha:

GRUB_DEFAULT=0

Colocando em vez de 0, o número da entrada que você quiser como padrão.

Depois disso você dá o comando "sudo update-grub" pra ele gerar um novo menu com as suas alterações.
Googling since 1999.

Yeeg

CitarNo grub anterior, tinha um único arquivo onde você editava as entradas, esse grub novo apesar de mais complicado, é mais "inteligente", porque ele mesmo gera as entradas.

Por exemplo, pra remover a segunda entrada, aquela do modo de segurança do kernel, vocë edita esse arquivo:
/etc/default/grub

E nele você descomenta a linha:
#GRUB_DISABLE_LINUX_RECOVERY="true"

Pra mudar a ordem que os items aparecem é mais complicado. Na pasta /etc/grub.d/ ficam os arquivos que o grub usa em ordem pra criar o menu dele. Por exemplo "10_Linux" adiciona as entradas do linux e "30_os_loader" busca por outros sistemas em outras partições e adiciona eles também. Mudando a ordem deles você mudaria a ordem que os menus são criados. Mas como eu suponho que você queira apenas selecionar o vista por padrão, então é bem menos arriscado você editar de novo o arquivo /etc/default/grub e mudar a linha:

GRUB_DEFAULT=0

Colocando em vez de 0, o número da entrada que você quiser como padrão.

Depois disso você dá o comando "sudo update-grub" pra ele gerar um novo menu com as suas alterações.

vou confessar,sou totalmente noob  :-[
eu tentei fazer isso,mas nao deu mto certo...fala q o comando nao exite/nao eh acessivel

mirian@mirian-laptop:~$ sudo update-grub
Generating grub.cfg ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.31-15-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.31-15-generic
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.31-14-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
Found Windows Vista (loader) on /dev/sda1
Found Windows Vista (loader) on /dev/sda2
done
mirian@mirian-laptop:~$

na verdade eu so qria limitar o kernel apenas para o 2.6.31-15,colocar o Vista como 2º opçao e colocar os testes d memoria e o windows inslater (Found Windows Vista (loader) on /dev/sda1) como ultimas opções

voces poderiam explicar mais detalhadamente como eu faço isso?
obrigada
::)

filthybranco

Instalei o o Jaunty aqui e funcionou tudo tranquilo, aí atualizei para a versão 9.10 e... O primeiro programa que eu abria(qualquer q fosse) congelava a tela e soh desligando direto no power, não tinha o que fazer mesmo... Mais alguém teve esse problema? Se alguém souber a solução tbm, eu agradeceria... Minha solução temporária foi reinstalar o jaunty e não atualizar x)

NPC

vou confessar,sou totalmente noob  :-[
eu tentei fazer isso,mas nao deu mto certo...fala q o comando nao exite/nao eh acessivel

na verdade eu so qria limitar o kernel apenas para o 2.6.31-15,colocar o Vista como 2º opçao e colocar os testes d memoria e o windows inslater (Found Windows Vista (loader) on /dev/sda1) como ultimas opções

voces poderiam explicar mais detalhadamente como eu faço isso?
obrigada
::)

Se não entender ou não quiser mexer no arquivo grub, então uma alternativa mais simples é usar o startupmanager, que é um programinha onde você altera essas opções (numero de kernels pra mostrar, entrada padrão do grub, etc). Eu só não sei se ele funciona no grub2, mas você pode tentar por sua conta e risco =P

sudo apt-get install startupmanager

Ele fica em Sistema - Administração.
Googling since 1999.

Tota

Só para informação esta funcionando no grub2, mas com menos funcionalidades.

[],s

ucastrobr

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

IvanJQF

Eu instalei esta versão e primeiramente funcionou bem. Depois de fazer as atualizações parou de funcionar. Ao ligar o computador ele trava no prompt de comando, fica piscando e pedindo o meu login. Que estranho. Estou usando a versão anterior às atualizações. Toda vez tenho que selecionar essa versão senão trava.

http://i103.photobucket.com/albums/m144/Recruta/28-11-09_0930.jpg

:/

filthybranco

UP! ^^

Tentei também instalar o linux mint 8(baseado no ubuntu 9.10 até onde sei) e tbm ocorreu o mesmo problema... Congela a tela e não tenho o que fazer... Alguém sabe o pq disso?