Thunderbird - Resolvido

Iniciado por entender, 19 de Novembro de 2009, 20:34

tópico anterior - próximo tópico

entender

Ubuntu 9.10
Thunderbird 2.0.0.23 (200908170
Configurei 3 contas com seus respectivos pop e smtp,
Os envios e os recebimentos funcionam.
Quando escolho a segunda ou a terceira conta como padrão e define o smtp dessa conta  também como novo padrão ocorre:  
No "De" aparecem os dados da nova  conta escolhida como padrão smtp  para enviar.
Clicando para enviar o processo inicia.
A janela "Envio de mensagem- envio" abre.
E aqui esta o problema, ela informe que a mensagem esta sendo enviada pelo smtp da primeira conta que configurei.
Enquanto deveria informar que a mensagem esta sendo enviada pelo smtp da conta escolhida como padrão.
Existe um erro nos meus modos de proceder?
É um bug da versão do Thunderbird?
A mensagem esta saindo por qual smtp, o indicado ou o escolhido?
Alguém já tive esse problema e pode me informar como corrigir o mesmo?
Antecipadamente agradeço qualquer informação pertinente.

musinet

Bom... a primeira coisa que você deveria refletir é: qual o problema de usar um SMTP diferente daquele definido pela conta? Cansei de usar servidores de SMTP diferentes do meu (pegava "emprestado" o da empresa, por exemplo) para mandar um email pessoal, quando o SMTP do Terra estava por algum motivo fora do ar... O email chegava normalmente e nunca tive problema com isso, nem tampouco quem recebesse o meu email...

entender

Concordo com as suas considerações, não tem importança por onde saia a mensagem desde que ela chega a seu destinatario.
Mas há os seguintes problemas:
Pode haver limitações do smtp de saída/armazenamento, volume, tamanho,inclusão de anexos,formato, etc.
O mesmo pode estar temporariamente fora do ar e tem que se optar para um outro e ter uma alternativa.
Alem disso existe o fato ético de uma informação falsa.
P.S. Sou novo no forúm, não sei ainda bem como funciona, algumas palavras que usei estão sublinhadas de vermelho, deve ser problemas de ortografia. Portanto pergunto, há meios de verificar a ortografia antes de enviar?

entender

Thunderbird-solução
Encontrei o erro.
Se trate de um erro de configuração da minha parte, nunca tinha usado o Thunderbird e me perdi um pouco na pressa de usar este programa..
Segue aqui, para informação, o procedimento.correto.
Para cada conta configurada, clicando em Editar > Configurar a conta; deve -se, na primeira página de configuração que se abre e se chama Configuração da conta, na parte inferior direita da mesma, definir: servidor de envio (SMTP) e escolher a alternativa Usar servidor padrão.
Depois clicar OK e repetir a operação para todas  as outras contas cadastradas.
Então escolher a conta padrão; uma delas, através de um clique na mesma e através do botão localizado em baixo a esquerda, Definir como conta padrão.
A seguir clicar no botão servidor de envio (SMTP) considerando que os mesmos já foram configurados anteriormente.
A janela dos servidores SMTP se abrira e nela clicar na conta escolhida e definida  como padrão e escolher essa conta também como padrão de envio SMTP, através do botão Definir como padrão.
Respeitando essas condições a janela informando o envio de mensagem fornecera a informação correta de envio através da conta escolhida como padrão.
Em caso de sobrecarga de uma das contas, ou de uso de cada conta para um fim definido, pode se, respeitando essas operações, alternar as contas e ter a indicação correta  da conta/servidor utilizada no envio da mensagem.
:D

musinet

Legal, parabéns.

Dica: edita o primeiro post deste tópico e agrega a palavra "Resolvido" no título. Assim, quem pesquisar sobre este assunto conseguirá localizar mais facilmente a tua solução.

Abs. e obrigado pelo post!

Schwingel