Resolvido - Ajuda com GRUB (iniciar Windows no outro HD)

Iniciado por LedStyle, 03 de Maio de 2006, 16:25

tópico anterior - próximo tópico

LedStyle

Pessoal, estou com um probleminha aqui com o GRUB. Ele não está iniciando o Windows.

É bem simples. Vou descrever o que eu fiz pra que possam entender e, se possível, me ajudar:

Tenho 2 HDs. O primeiro (primary) possui 40GB e o seguindo (slave) possui 20GB.

:arrow: Instalei o Windows no 2º HD de 20GB.
:arrow: Acredito que o bootloader do Windows (ntloader) se instalou na MBR do primeiro HD
:arrow: Instalei o Ubuntu no 1º HD de 40GB.
:arrow: O GRUB foi instalado na MBR do 1º HD sobrescrevendo o bootloader do Windows

:!: O Ubuntu não detectou o Windows e não o colocou no GRUB. Eu tentei iniciar com as seguintes linhas:
title           Microsoft Windows XP
root            (hd1,0)
makeactive
chainloader     +1
boot

No boot aparecem as linhas sendo executadas sem nenhum erro. Até avisa que a partição é do tipo FAT. No entanto fica la na tela preta piscando. Não inicia o Windows nem ferrando.

:idea: Eu imaginei: Ahh... o GRUB só deve chamar a partição. Como não tem o bootloader do Windows la na partição, ele não inicia!!!

Pois bem, vejam, o que eu fiz então:

:arrow: Desliguei o cabo de força do primeiro HD (Agora o segundo é master)
:arrow: Reinstalei o Windows em cima do antigo, e agora ele inicia perfeitamente, pois está na MBR do 2º HD
:arrow: Liguei o cabo de força do primeiro HD novamente

Bom... agora o Windows continua sem iniciar. Da o mesmo problema. Dai eu mexendo na partição do Windows vi um arquivo "boot.ini" que tinha o seguinte conteúdo:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(0)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

:idea: Mais uma vez tive aquela idéia absurda e editei o arquivo trocando o "disk(0)" pelo "disk(1)", afinal agora o HD é slave e é o 2ª HD.

Mas não adiantou ainda. Não sei mais como iniciar o Windows. Se eu desligar o 1º HD e deixar o 2º como master, o Windows inicia. Caso contrário o GRUB não consegue chamar o Windows de maneira alguma;

:!: Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca lembram? rs. Bom... quem puder me dar uma ajudinha será muito bem vinda.

:?: Afinal... Como faço o meu GRUB conseguir bootar o Windows XP que está no segundo HD?

galactus

Grande Chefe! Vamos ver se posso te dar uma ajudinha!

O negócio é o seguinte, o Windows gosta de ser o manda chuva do pedaço! Se ele notar que ele não é o primeiro SO a ser inicializado ele fica zangado!
Então você deve enganá-lo.

title Windows
    unhide (hd1,0)
    rootnoverify (hd1,0)
    chainloader +1
    map (hd1) (hd0)
    makeactive

Isso faz com que o disco (hd1), onde esta o Windows/Dos, seja apresentado a este sistema como (hd0) "enganado" o mesmo e possibilitando o boot.

Tá ligado? :)

Apesar da brincadeira é sério! Tirei isso  do nosso pai dos burros!  :wink:
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

RC2006

Uma pergunta:
Depois da nova instalação do windows, você chegou a reativar o grub?
Digite
sudo grub-install /dev/hda
no terminal do Ubuntu e depois veja ao reiniciar se ele reconheceu a nova instalação do windows.

No meu computador, pela bios, eu posso escolher o hd que será lido sem desativar o outro. Veja se é possivel isto no seu.
Del -> preferencia de boot -> floppy -> h1 ou h2.-> cdrom1 ou cdrom2
---------------------------------------------------------------------
Led citou:
Se eu desligar o 1º HD e deixar o 2º como master, o Windows inicia. Caso contrário o GRUB não consegue chamar o Windows de maneira alguma;
---------------------------------------------------------------------
E se vc tentar instalar o Grub aí?
Não é ideia absurda trocar os HDs. Na realidade eu estou no momento com o boot pelo slave   e o master está como arquivos sem nenhum sistema operacional instalado. Só que troquei as preferencias pela BIOS. O windows e o linux reconhecem numa boa. Já fazer troca com um linux previamente instalado pode não da certo...
Conforme o galactus falou o windows é egoista e, acrescento, ciumento. Sempre instalo o windows no hda1 e os outros hda5,hda6, etc.
Não importa se seja master ou slave , mas que seja o hda1...rsrs
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

LedStyle

Salve galera. Obrigado pela ajuda.

RC, trocar os HDs seria o mesmo que admitir a derrota perante o Windows. E eu tenho que resgatar o restinho de dignidade que me restou após instalar um Windows aqui em casa né? rsrs.

E galactus, obrigado pela ajuda. Vou reiniciar assim que terminar de fazer uns updates aqui pra testar!

Ahh... sobre reativar o grub eu nem contei exatamente como aconteceu. Se liguei:

Eu iniciei o Windows pelo disco de instalação e fui naquele console de recuperação sabem? Dai eu tentei recuperar o ntloader com os comandos "fixboot" e "fixmbr" conforme uma dica do Surak. Só que como no windows nada funciona, ele instalou de novo na MBR mas o ntloader não abria. Dava erro dizendo que não achava nada no HD. Sem disco de boot.

Ainda bem que eu tinha um disco de boot do grub e com ele consegui ligar meu ubuntu com:

configfile (hd2,0)/boot/grub/menu.lst

Dai ele puxou o arquivo e iniciou o grub. Feito isso a primeira coisa que eu fiz foi dar um "sudo grub-install /dev/hda".

LedStyle

maravilha galactus. Funcionou perfeito.

Obrigado ai pela ajuda pessoal!