RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601

Iniciado por Julinha, 15 de Fevereiro de 2008, 21:58

tópico anterior - próximo tópico

Julinha

Olá!

Sou leiga no linux, faz tempo que o uso, mas como usuária finalíssima, ou seja, sempre tinha alguém para resolver meus problemas. Agora estou só, comprei um laptop MSI VR601 e que já veio com o Ubuntu 7.10. Nao quero de forma alguma deixar de usar Linux e pretendo ir aprendendo a resolver todos esses pequenos "abacaxis".

A questao, pelo que já vi em outros tópicos, é velha. No entanto, tentei aplicar todas as soluçoes apresentadas e nao tive êxito. O fato é que o som funciona perfeitamente. Funciona tao bem que as caixas de som do lap nao querem calar quando conecto o headphone!  :P

Se alguém puder me ajudar, agredeceria muitíssimo.

Abraços

jpzm56

Julinha

Vamos ver o que podemos fazer.  :D
Tenho um note Acer 5050 e ele faz a mesma coisa que o seu, sai som junto com o fones de ouvido, a minha solução ( fruto da observação) é a seguinte: clique duas vezes no icone de som do menu inferior que irá abir o mixer e desabilite o sunrrond que o som ficará só no fone. Acredito que é isso que você quer. Pelo menos para o meu funciona, pode ser até que tenha outra solução melhor, mas vai lhe atender de imediato. Tente e depois poste se resolveu. :D

Julinha

Olá companheiro!

Valeu pela dica, mas eu já tinha feito isso (aliás, foi minha primeira tentativa), mas nao funcionou. Acontece que quando eu desabilito as caixas de som do notebook o fone também se cala. :/

jpzm56

Julinha :D

Visitei o site da MSI e verifiquei as configurações do modelo do seu note. A placa de som é igual a minha, uma AC 97 Realtek. Olhando o controle de volume na barra de título tenho HDA ATI SB (alsa mixer), tenho habilitado no controle o PCM e o Front, que se forem desabilitados retiram totalmente o som do note, inclusive dos fones, por isso a minha recomendação para só desabilitar o surround. Caso você não tenha estas habilitações, vá no menu do controle de volume, em editar, preferência e marque PCM e Front e deixe os dois habilitados, aí deixe o surround desabilitado. Como você comprou o note já com o 7.10 instalado é de supor que tudo está correto na instalação. Caso você já tenha verificado todos esses passos e não funciona, vamos ter que aguardar a comunidade que com certeza vai lhe responder. :D

Uma pergunta que se transforma em duas. Você quer ouvir CD ou qualquer arquivo de som? Qual o Player que você usa?  :D

Julinha

Olá companheiro!

O problema foi resolvido. No entanto, o x da questao era justamente que a opçao "surround" do portátil nao aparecia...nao tinha em configuraçoes nada. Resultado, adicionei no /etc/modprobe.d/alsa-base a linha "options snd-hda-intel model=3stack-6ch". Reinicei a máquina e, aí sim, quando abri a configuraçao do volume tinha a opçao "altavozes". Mas veja bem.....desabilitei altavozes e...nada! kkkkkk mas aí olhe as outras opçoes que tbm surgiram e na aba "comutadores" a primeira opçao é Headphones, desabilitei essa opçao e pronto! Pára de sair na caixa do portátil. Se quero que saia na caixa, tenho que ir lá e abilitar essa opçao denovo.
Bem....conversando com um amigo, ele disse que esse problema era normal inclusive no ruindows...que era uma certa incompatibilidade da placa de som... bem...o fato é que tem como vc configurar para que as caixas se desabilitem automaticamente quando se conecta os phones...eu só ainda nao sei fazer isso...hehehehehe mas pouco a pouco. O bom é que já posso ouvir música em qq lugar.

Quanto a sua outra pergunta, tou usando o audacious. E quero ouvir de tudo: cd, mp3, a voz da minha mae pelo skype etc....tentei outros players logo no início e era geral o problema...bem...agora nao mais.

Grande abraço!

jpzm56

Julinha

Muito bom. Se está resolvido para você, edite o titulo e coloque "resolvido".
O importante é o aprendizado que fica.
Eu particularmente já gosto mais do XMMS e do Amarok, mas estou fazendo uns teste com o songbird e estou gostando, vai se tornar um player muito bom, se você não conhece baixe os pacotes e experimente.

Um abraço e até mais.

marcos_vargens

Bom, só para recomendar tem outro player bom tambem que uso. O Listem, mas não le CD.
E queria dar os parabéns pela insistência.
Considerando que é só usuária e mulher são duas vitórias o fato de não ter formatado e instalado o rwindows.
Meus parabéns duas vezes.  :D.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Parrillo

Olha não sei se aqui é o lugar correto de eu colocar meu problema..

Eu tenho um notebook Kennex e o ubuntu ta redondo nele.. menos esse assunto do Fone vs Caixa de som dele.

Até agora a única coisa que eu progredi foi conseguir que o som saisse somente no fone.. mas agora ele não sai mais de jeito nenhum no notebook.. kkkk

Utilizei o mesmo método da Julinha:

adicionei no /etc/modprobe.d/alsa-base a linha "options snd-hda-intel model=3stack-6ch"

Mas agora não sai no note... alguém tem alguma idéia???

abs

Gregor.AP

Opa, tudo bom galera?
Então, desculpem reviver este tópico mas como o problema que tenho é muito parecido com o da Autora e é igual ao do Parrillo eu postarei aqui.

Tenho um notebook Kennex 2080 como o do Parrillo.
Fiz o mesmo procedimento indicado pela Julinha mas com isso o som só saía atravéz do fone, se eu tirasse o fone o note ficava sem som... para voltar o som das caixas eu tinha que desfazer o procedimento todo e reiniciar o note...

Alguém tem alguma solução para este problema?

matheusgiavarotti

Olá amigos,

O mesmo aconteceu comigo... Consegui ouvir apenas no fone. Na primeira vez que o utilizei ainda tinha como umentar o volume do surround e ouvir som nas caixas. Até configurei dois controles de volume, um para os fones e outro para as caixas...
Mas aí, na segunda vez que reiniciei, nada de som nas caixas, só no fone.

aceito idéias...

Grato, Matheus

dalmeidabr

Olá, consegui resolver esse problema adicionando "options snd-hda-intel model=auto" (sem aspas) ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.

Depois é só reiniciar o computador e pronto.

Espero ter ajudado, abraços.

Daniel Almeida

pigdin

Citação de: dalmeidabr online 17 de Janeiro de 2009, 18:37
Olá, consegui resolver esse problema adicionando "options snd-hda-intel model=auto" (sem aspas) ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.

Depois é só reiniciar o computador e pronto.

Espero ter ajudado, abraços.

Daniel Almeida

Não funcionou no meu note com o Karmic.

Agora é /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

lspci:
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)

Aguém poderia ajudar?
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

dalmeidabr

Parou de funcionar quando atualizei do karmic pro lucid   :-\

Alguém sabe a solução?