Como eu monto facilmente uma rede ubuntu/windows (Resolvido)

Iniciado por diego_maciel, 16 de Novembro de 2009, 14:01

tópico anterior - próximo tópico

diego_maciel

Pessoal, nunca aprendi montar um rede entre dois micros (Ubuntu e XP).
Fico tentando... as vezes acerto... mas na maioria das vezes erro.
Agora mesmo estou com um notebook cheio de vírus e queria passar o avast que tenho instalado aqui no meu ubuntu nesse micro com windows xp, mas, não consigo montar essa bendita rede.
O que eu quero é ligar um cabo entre os dois e pelo meu ubuntu enxergar todo o disco C do computador com windows instalado. Depois disso montar esse compartilhamento em uma pasta que criei ( /win ) e depois disso mandar o avast verificar. Assim posso também copiar os arquivos que preciso salvar, caso seja necessário formatar ele.
Como faço isso?
Já fui lá em locais>rede... até que acho o windows aqui, só que qnd vou conectar nele aparece uma caixa pedindo usuário e senha. No windows não tem nenhuma senha (pelo menos que eu saiba)...
Lá no windows eu cliquei com o botão direito do mouse no disco C e ativei o compartilhamento... Não era para dar acesso à ele aqui no meu ubuntu?
Do ubuntu para lá eu consigo... não estou conseguindo é do XP para cá. Tipo... aqui eu compartilho e ativo as permissões as pastas que quero e lá no windows explorer eu acesso normal... mas, acessar os arquivos do windows aqui no linux é que não consigo.

Resumindo...

Alguém pode me dizer todos os passos para montar essa rede ou me mostrar algum link que tenha um tutorial bem fácil e prático?
Já li tanta coisa que estou mais perdido do que antes... fstab, smbmount, smb.conf ...

Como fazer para plugar o cabo e conectar tudo isso?

Coloquei ip aqui 192.168.10.100 e no windows coloquei 192.168.10.101 e gateway 192.168.10.101. Aqui configurei o grupo para MSHOME.

Consegui explicar?

Se puder me ensinar o mais rápido possível, eu agradeço. Preciso resolver isso logo.

Abs,

Renato Krause

Citação de: diego_maciel online 16 de Novembro de 2009, 14:01
Pessoal, nunca aprendi montar um rede entre dois micros (Ubuntu e XP).
Fico tentando... as vezes acerto... mas na maioria das vezes erro.
Agora mesmo estou com um notebook cheio de vírus e queria passar o avast que tenho instalado aqui no meu ubuntu nesse micro com windows xp, mas, não consigo montar essa bendita rede.
O que eu quero é ligar um cabo entre os dois e pelo meu ubuntu enxergar todo o disco C do computador com windows instalado. Depois disso montar esse compartilhamento em uma pasta que criei ( /win ) e depois disso mandar o avast verificar. Assim posso também copiar os arquivos que preciso salvar, caso seja necessário formatar ele.
Como faço isso?
Já fui lá em locais>rede... até que acho o windows aqui, só que qnd vou conectar nele aparece uma caixa pedindo usuário e senha. No windows não tem nenhuma senha (pelo menos que eu saiba)...
Lá no windows eu cliquei com o botão direito do mouse no disco C e ativei o compartilhamento... Não era para dar acesso à ele aqui no meu ubuntu?
Do ubuntu para lá eu consigo... não estou conseguindo é do XP para cá. Tipo... aqui eu compartilho e ativo as permissões as pastas que quero e lá no windows explorer eu acesso normal... mas, acessar os arquivos do windows aqui no linux é que não consigo.

Resumindo...

Alguém pode me dizer todos os passos para montar essa rede ou me mostrar algum link que tenha um tutorial bem fácil e prático?
Já li tanta coisa que estou mais perdido do que antes... fstab, smbmount, smb.conf ...

Como fazer para plugar o cabo e conectar tudo isso?

Coloquei ip aqui 192.168.10.100 e no windows coloquei 192.168.10.101 e gateway 192.168.10.101. Aqui configurei o grupo para MSHOME.

Consegui explicar?

Se puder me ensinar o mais rápido possível, eu agradeço. Preciso resolver isso logo.

Abs,

Provavelmente você possui uma senha do usuario Administrador. Mesmo assim, faça o seguinte, crie um usuário e de permissões no compartilhamento para o mesmo.

Abraço,

diego_maciel

O problema é que o micro está entupido de vírus... e só está entrando agora no modo de segurança...
Pelo visto dessa vez vou formatar...

Renato Krause

Citação de: diego_maciel online 16 de Novembro de 2009, 15:43
O problema é que o micro está entupido de vírus... e só está entrando agora no modo de segurança...
Pelo visto dessa vez vou formatar...

Talvez você possa encontrar ajuda para esse seu problema com a Microsoft e com a comunidade Windows (se existir, realmente não sei).

Abraço,

diego_maciel

Tá, sobre só entrar em modo de segurança é por causa do vírus...
O que preciso realmente é saber como interligar os dois.
Montar uma rede: UBUNTU <--> XP
Estou formatando ele e reinstalando o windows novamente... mas depois disso quero tentar conectar os dois para transferir uns arquivos do meu "ubuntu" para o "windows".

zekkerj

E aí, diego, blz???

Seguinte, não te aconselho a fazer assim não. Muito melhor seria você iniciar a máquina infectada com um LiveCD (ou pelo WUBI) e fazer a limpeza diretamente nela.

O motivo... se o AV não controla a própria máquina, vc não tem garantia de que vai conseguir limpá-la corretamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

diego_maciel

zekkerj... não entendi bem o que vc disse...

Vou tentar explicar melhor o que estou fazendo:

Tenho uma máquina com WINXP instalado e está entupida de vírus. Agora formatei ela, assim, teoricamente os vírus foram embora. Reinstalei o WINXP nela e agora quero conectar ela a um micro com ubuntu.

Renato Krause

Simples:

-Abra o nautilus;

-Digite na barra de localização: smb://nomemaquinawindows/compatilhamento (ex.: smb://meusistemainoperante/c$)

-Informe as credenciais necessárias.

;D

Abraço,

zekkerj

Ah, tá, pensei que vc queria usar o Avast de outra máquina pra checar essa.

Sobre conectar as duas, não tem mistério: cabo cross, ou switch; endereços IP na mesma rede, máscaras e def.gw.

Assim que as duas estiverem se pingando, é só compartilhar as pastas no XP, e acessar pelo Dolphin (não sei e não quero saber como se faz isso no gnome  ;D ;D ;D) com smb://ip-do-xp/pasta-compartilhada

Pra fazer o inverso dá um tiquim mais de trabalho: tem que instalar o Samba completo, ativar, criar o compartilhamento. Depois é só acessar no XP como "\\ip-do-ubuntu\compartilhamento".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Renato Krause

Citação de: zekkerj online 16 de Novembro de 2009, 17:08
[...]def.gw.[...]
Obs.:
Por mais que seja bom possuirem o mesmo gateway, estando na mesma rede não precisam possuir o mesmo gateway pois os pacotes são entegues diretamente no endereço MAC do destino e não no endereço MAC do gateway.

diego_maciel

Pronto. Consegui enxergar dos dois lados :-)
No micro windows vi os arquivos do ubuntu e no micro ubuntu vi os do xp.
Os problemas eram por causa dos vírus no XP.
Agora como faço para montar o compartilhamento C dentro da pasta /win ?

Renato Krause

Citação de: diego_maciel online 16 de Novembro de 2009, 18:09
Pronto. Consegui enxergar dos dois lados :-)
No micro windows vi os arquivos do ubuntu e no micro ubuntu vi os do xp.
Os problemas eram por causa dos vírus no XP.
Agora como faço para montar o compartilhamento C dentro da pasta /win ?

Dê uma olhada nesse material.

diego_maciel

Renato Krause

Se possível edita o assunto da primeira mensagem e coloca [resolvido].

Abraço,