mouse usb nao funciona ubuntu 9.04

Iniciado por thepretender, 01 de Novembro de 2009, 03:35

tópico anterior - próximo tópico

thepretender

Pessoal, sou e a primeira vez que uso o ubuntu, na verdade, acabei de instalar o SO, e estou tendo dificuldades com o mouse usb que nao funciona, esta ok apenas ou touchpad do notebook....

O que devo fazer para "instalar" um mouse usb no linux?

Desculpe a ignorancia mas nesse ubuntu nao teria algo como "plug and play"??

Adriano R.N.

Camarada, dê mais dados para podermos ajudá-lo.
Qual o número da sua versão do ubuntu? (Sistema> Sobre Ubuntu)
Já fez a primeira atualização? (Sistema> Administração> Gerenciador de atualização)
Qual o seu hadware?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

thepretender

Citação de: Adriano R.N. online 01 de Novembro de 2009, 04:14
Camarada, dê mais dados para podermos ajudá-lo.
Qual o número da sua versão do ubuntu? (Sistema> Sobre Ubuntu)
Já fez a primeira atualização? (Sistema> Administração> Gerenciador de atualização)
Qual o seu hadware?

ah ta,

ubuntu 9.04,
Já fiz a primeira atualização,
MInha placa mãe é Compal JFW01,
Como falei, somente o touchpad funciona, o mouse usb que não está sendo detectado é um minimouse usb multilaser...

obs: quando ligo o sistema aparece uma mensagem de erro dizendo que da proxima vez eu terei de iniciar o ubuntu com o pnpbios=off , será que isso tem alguma coisa a ver???

Adriano R.N.

thepretender, desculpe-me ter perguntado a versão, está no título.
em geral rato usb funciona direto, tente fazer o que o sistema está lhe indicando. "terei de iniciar o ubuntu com o pnpbios=off"
Você alterou alguma coisa na instalçao do sistema? O quê?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

thepretender

editei um arquivo chamado menu.lst e adicionei al inha phpbios=off, o erro nao aparece mais.

Porém o mouse usb ainda nao funciona, será que eu preciso baixar o driver do mouse usb para linux??

Nesse ubuntu tem como eu ver os dispositivos usb conectados? (algum comando... sei la)

preciso fazer esse mouse usb funcionar...

Adriano R.N.

Camarada, de comando eu não entendo quase nada, porém, tem o:
lsusb
Cole o resultado que acredito que os camaradas do fórum ajudam.

Você tentou em todas as portas usb?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

thepretender

Obrigado pelas orientações adriano...

após entrar com o comando lsusb tive a seguinte saída:

Bus 001 Device 003: ID 064e:a115 Suyin Corp.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 002: ID 09da:0006 A4 Tech Co., Ltd Optical Mouse WOP-35 / Trust 450L Optical Mouse
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Acho que estamos chegando perto... o linux enchergou o mouse (pelo que vi...) mas ele ainda nao funciona

Adriano R.N.

Amigo, você tentou as outras portas?
Uma outra tentativa seria ligar a máquina com o rato conectado, já deu certo comigo... Vale a tentativa.
Outros dispositivos usb estão funcionando?
Bem não tenho conhecimento para ajudar-lhe mais, ficarei na torcida para dar tudo certo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

thepretender

Citação de: Adriano R.N. online 01 de Novembro de 2009, 20:52
Amigo, você tentou as outras portas?
Uma outra tentativa seria ligar a máquina com o rato conectado, já deu certo comigo... Vale a tentativa.
Outros dispositivos usb estão funcionando?
Bem não tenho conhecimento para ajudar-lhe mais, ficarei na torcida para dar tudo certo.

Já tentei outras portas...

Após pesquisar vi que mesmo que o mouse apareça no comando lsusb é preciso que haja um dispositivo (tipo um driver) já tentei procurar esse driver pra linux e não estou achando... tentei no synaptics mas não achei...

Poxa... será que alguem aqui da comunidade pode me ajudar???????

thepretender

alguem ai usa mouse optico usb... pode me passar a configuração do xorg.conf   ?