Script para facilitar as miniaturas em pastas (bom para as de álbuns de música).

Iniciado por jards, 09 de Junho de 2010, 22:31

tópico anterior - próximo tópico

jards

Olá.

Uma das primeiras coisas que senti falta quando passei do Windows XP para o Ubuntu foi o lance de mostrar o conteúdo das pastas em miniaturas (thumbnails).

Dá pra fazer isso com cada pasta clicando com o botão direito na pasta que você quer e selecionando Propriedades. Aí você clica no ícone e seleciona a imagem que quer.

Bom, mas caso você tenha uma grande e organizada biblioteca de músicas, onde você quer cada álbum com sua devida capa, isso não vai ser tão rápido/bacana de fazer.

Procurei no google, e de fato existem algumas opções diferentes, principalmente se sua intenção não é fazer isso apenas pra uma pasta de álbuns. Às vezes o que te interessa é ver quatro das imagens que existem numa pasta de foto. Aí acho que já é melhor uma opção como essa: http://software.flogisoft.com/cover-thumbnailer/en/

O que achei é um script em python para nautilus criado pelo usuário cataclysmic no http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=338260, que só é ativado onde você manda (deixa mais rápido pastas que você não quer visualização de miniatura, te faz confundir menos fotos com miniaturas), e transforma o ícone na imagem, exatamente como seria pelo primeiro modo, mas com apenas dois cliques.

Estou re-postando aqui pois o fórum citado é em inglês, e a opção do camarada não é a única dada, mas a que achei melhor. Também pois não está tão mastigado como estou expondo, quando achei tive de procurar saber como fazer.

Finalmente,
Como fazer:

1- Abra o Gedit;

2- Cole esse código:

Citar#!/usr/bin/python

import os

cwdir = str(os.popen('pwd').readline()).replace('\n','')

for folder in os.listdir(cwdir):         # iterating through current DIR
   if os.path.isdir(folder) == True:        # check if is folder
       for pic in os.listdir(folder):                # iterating over folder content to find usuable picture
           if pic.lower().find('.jpg') != -1 or pic.lower().find('.gif') != -1 or pic.lower().find('.png') != -1: #checking for image
               os.system('gvfs-set-attribute "'+folder+'" metadata::custom-icon "'+pic+'"')    #setting metadata
               print folder+": using "+pic             #console output if used in console

3 - Salve como dirpic.py em qualquer lugar (guarde para reativar em reinstalações, etc);

4 - Abra o terminal e digite
nautilus $HOME/.gnome2/nautilus-scripts
para abrir a pasta de scripts do Nautilus.

(Não consegui abrir ela diretamente pelo nautilus, mas ao endereçar via terminal dá certinho, ele abre a janela certa já pra você.)

5 - Nessa pasta que abriu, cole o arquivo 'dirpic.py' que você copiou de onde havia salvado.

6 - Clique com o botão direito>Propriedades, e aí na aba Permissões, marque o campo 'Permitir execução do arquivo como programa'.

7 - Feche todos as janelas do Nautilus, e depois abra a sua pasta de álbuns. Clique com o botão direito>Scripts>Dirpic.py . Atualize a página. Suas miniaturas estarão lá.

Observações:

A maioria das imagens ele acerta. No meu caso, algumas pastas tem mais de uma imagem, e ele acaba selecionando uma que não queria. Isso é resolvido deletando essas, ou acertando manualmente cada uma que der errado (no meu caso umas 7 em 173 álbuns). Se quer miniaturas para pasta de fotos essa opção não será o melhor, pois mostra apenas uma imagem como miniatura.

Espero ajudar pessoas que tiveram essa mesma vontade. Dessa maneira não é tão necessário um programa organizador de bibliotecas tão bom, sua pasta em si já se torna organizada/vistosa o suficiente.

Screenshot do resultado.
Visualização com zoom 400% e ícones em 'aparência compacta' (botão direito>Organizar ícones>Aparência compacta)

Abraços.