Ubuntu 9.10 sem som.

Iniciado por Mascarado, 30 de Outubro de 2009, 16:22

tópico anterior - próximo tópico

Korleone

[desespero mode: ON]

Eu ja tentei tudo que tem neste topico e mais algumas coisas, e nada do som, até ontém ele funcionava muito bem no meu notebook (cce j48a) eu tenho dual boot com ubuntu+windows 7 e apos configurar o wifi usando ndiswrapper (que fez a placa wifi funcionar normalmente) eu vi que simplesmente o audio não funciona mais tanto no ubuntu quanto no windows. Eu vi os registros de saída de audio (as barras animadas) tanto no ubuntu quanto no windows elas se movimentam e "registram" o audio mas ele não sai.

saida do lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA Controller / IDE mode (rev 03)
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Alguém sabe a resposta pro mistério?

joao.zanella

Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!!  
O conhecimento amplia a vida.

PetersonGV

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Toni

Olá Pessoal,

Só pra registar, estava usando o ubuntu 9.04 através do wubi e fiz a atualização para a versão final do 9.10 através do gerenciador de atualizações e comecei a ter os mesmos problemas já relatados por outros usuários com o som e durante o desligamento da máquina.

Durante o fim de semana baixei uma imagem ISO do ubuntu 9.10 e parti do zero. Criei partições no disco dedicadas somente ao ubuntu, formatadas no padrão ext 4 e pra minha grata surpresa todos os problemas foram resolvidos. O ubuntu roda redondinho assim como rodava o 9.04. Finalmente tenho som e não preciso desligar o micro no dedão.

De quebra, estou experimentando uma performance em termos de velocidade muito superior a do 9.04 e atribuo isto ao fato de na ocasião estar utilizando a distro através do wubi.

Espero que esta experiência resolva o problema de outros usuários também!
Minha máquina é um Notebook HP Pavillion Dual core, 3G RAM, 220G HD.

Abraços.

Duca

Citação de: Mascarado online 30 de Outubro de 2009, 16:22
instalei o novo Ubuntu (9.10),instalei algumas coisinhas extras,de acordo com uma orientação que eu vi na net

Citarsudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

E já resolve, mp3, java, flash, dvd, etc. tudo de uma vez.
Está muito bonito,gostei.Mas está sem som,como é que eu faço para ter som no meu Ubuntu 9.10?

No Intelbras i59 bastou executar "sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras" e nas preferencias de som (clicar c/direito no controle de volume) na aba Saída aumentar o volume de saída.
Valeu a dica

Derni Borges

Já tentei de tudo aqui nas 5 páginas, instalei, reinstalei, desinstalei pacotes e nada. Procurei em vários fóruns no google, mas tudo que tentava nao adiantava de nada.

Usado o lspci |grep -i audio, obtive o seguinte resultado:
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)

Estou usando também alguns pacotes do Medibuntu.

Tá complicado.

tecaurelio

Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook da Megatron core 2 duo e deu tudo certo, meu audio também é sis...
Valeu joão ....

Citação de: joao.zanella online 14 de Novembro de 2009, 20:38
Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!!  

0_o--daniel--o_0

A dica do Juniorgomes também resolveu o problema pra mim, quando eu reinicio o computador ele volta. como faço pras modificações ficarem permantes? não consegui colocar essa ultima linha no arquivo inidicado. tem como alterar arquivos restritos ao root pelo modo gráfico? eh q eu num sei acessar esse arquivo me terminal hehe se quiserem me dar essa dica também eu agradeço muito!

Walker

Olá pessoal. Também estou com problemas no audio depois da atualização para o karmik...

Pelo comando

sudo lspci |grep -i audio

consegui a seguinte resposta...

00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)

tentei o comandos acima:

sudo killall pulseaudio
sudo alsa force-reload

o som até deu dois estalos e um pouco de esperança pra mim =D, mas não funcionou =P, por fim adicionei a linha

options snd-hda-intel model=auto

ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

com o comando

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

o som ainda não voltou... o que mais posso fazer?

Grato a comunidade pela atenção.

Walker Maidana da Silva
Campo Grande/MS

pedroalmeida103

Boas pessoal, apenas venho partilhar a minha experiência...

Comigo esse problema do som também aconteceu, experimentei a dica do juniorgomes, que me resolvia o problema, mas sempre que reiniciava o sistema tinha de o fazer de novo, o que se tornava algo chato.

Citação de: juniorgomes online 01 de Novembro de 2009, 15:53
Ok,

faça o seguinte teste...

no terminal digite

killall pulseaudio

e depois

sudo alsa force-reload

vê se o som funciona...

no meu note o problema foi resolvido adicionando a seguinte linha no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

options snd-hda-intel model=auto

depois desinstalei o pulseaudio, o que também me resolveu o problema mas fiquei com outro, o icon do som não apareceu mais, então e 

depois  de encontrar essa dica do joao.zanella  os meus problemas ficaram resolvidos, bastou desactivar o controlador para software do Modem, simples!!

Olá pessoal,

Solução:

Brunooviisk

Citardepois desinstalei o pulseaudio, o que também me resolveu o problema mas fiquei com outro, o icon do som não apareceu mais, então e

depois  de encontrar essa dica do joao.zanella  os meus problemas ficaram resolvidos, bastou desactivar o controlador para software do Modem, simples!!

Consegui obter audio num positivo z85 (mudando para esound).
mas estou sem ícones de audio, meus controles de audio do teclado também não funcionam.

A tal placa de rede está desativada, e nada!

Já tentei a seguinte solução:
CitarNo Terminal execute

rm -r .pulse .pulse-cookie

Reinicie o computador.

Mas esses arquivos sempre voltam pra pasta. :S

Se alguem conseguiu ativar os controles de audio e puder postar a solução, ficarei grato
=)

harlley

Olá pessoal,

Solução:

otima essa desabilitei o modem e funcionou, maso que tem aver os 2 som modem  ??? ??? ??? eu naum usso mas modem mas vai que esteja eu em um lugar que so tenha linha telefonica  ;D

RaiJorge

Minha placa de som é integrada. O que eu percebo é que o som sai pelasída traseira mas não sai pela saída dianteira. Já o microfone funciona pelas duas.Na configuração de preferência de som as opções de perfil de dispositivos só disponibiliza 1 saída e uma entrada no máximo, sendo que na aba entrada dá para configurar o microfone como line-in, microfone2 ou microfone1. Já na aba saída só tem a opção única de áudio. Imagino que deve haver algum erro neste programa. Minha placa é a seguinte:

-PCI Devices-
Host bridge      : Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub
VGA compatible controller      : Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller
Audio device      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801 PCI Bridge
ISA bridge      : Intel Corporation 82801GB/GR
IDE interface      : Intel Corporation 82801G
IDE interface      : Intel Corporation 82801GB/GR/GH
SMBus      : Intel Corporation 82801G
Ethernet controller      : Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller
Communication controller      : Conexant Systems, Inc. SoftV92 SpeakerPhone SoftRing Modem with SmartSP

grippado

Bom, não sei se o tópico ta morto ou não...
mais creio que muita gente ainda sofra com esse problema, então eu tenho a solução...
"Seus pobrema, se terminarusse"

o que eu fiz foi simples... e resolveu aqui 3 vezes já...

tenho um Kennex U50SA

resolvi da forma mais idiota possível, tudo que fiz foi, entrar no System > Administration > Hardware Drivers (foi mal, uso ubuntu em inglês)...
o modem vai estar desativado...

vc ativa, reinicia a maquina... o som ainda não vai ter voltado...

ai vc vai la no
/etc/modprobe.d/alsa-base.conf
, e comenta a ultima linha

#options snd-hda-intel power_save=10 power_save_controller=N
da o comando pra remover o modem,
sudo aptitude remove sl-modem-daemon
reseta, e pronto...

resolvido o problema!!!

pode aconteçer de o FRONT do audio vir mutado, mais acho que isso é o menor dos problemas né?

=]

Desculpem os vacilos, meu primeiro post aqui no forum...

Fabaum09

Citação de: Derni Borges online 19 de Novembro de 2009, 18:07
Já tentei de tudo aqui nas 5 páginas, instalei, reinstalei, desinstalei pacotes e nada. Procurei em vários fóruns no google, mas tudo que tentava nao adiantava de nada.

Usado o lspci |grep -i audio, obtive o seguinte resultado:
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)

Estou usando também alguns pacotes do Medibuntu.

Tá complicado.

Olá pessoal!

To chegando agora no forum, mas já vesti a camisa de defensor dos softwares livres quando conheci, a dois anos atrás. Bastou resolver o problema do vírus. Foi o suficiente pra eu nunca sentir falta do "rwindows", como dizem por aí.

Mas o que quero postar aqui é o seguinte:

Instalei o Karmic Koala nesse meu desktop que tem exatamente essa mesma placa de som (VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller) e ele reconheceu tudo e funciona perfeitamente bem, só tive que instalar os plugins de costume mesmo.
Já no computador onde trabalho, atualizei do 9.04 para 9.10 através do DVD e o som não funciona. Não tive muito tempo pra olhar direito, mas já vi que não tem drive instalado e a placa tem alguma coisa de azalia, não sei bem qual é. Depois vou quebrar um pouco a cabeça lá pra ver se consigo resolver.