Falha ao iniciar sessão depois de disabiliar o auto login

Iniciado por maurilio, 15 de Novembro de 2009, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

maurilio

Saudações pessoal.

Sou novo no fórum, mas pesquisei bastante sobre isso e não encontrei alguém que tenha tido problema semelhante.

A minha dúvida é sobre o "auto login". Durante a instalação do Ubuntu 9.10, escolhi a opção de ativar o "auto login", logo o computador iniciava uma sessão automaticamente, logando com meu usuário padrão criado na instalação.

O problema foi quando eu decidi não usar mais o "auto login", para poder adicionar outros usuários. Fui em "Sistema" -> "Administração" -> "Tela de Login" e marquei a opção "Mostrar tela de escolha para quem vai logar".

Ao reiniciar o notebook, e clicar sobre o meu usuário na tela de login, apareceu a seguinte mensagem de erro: "erro iniciando comunicação com o sistema de autenticação: falha geral". Parece que no Ubuntu em inglês, o erro seria: "Unable to initialize login system".

Fui para o tty1, e editei o .conf do /etc/gdm/, habilitando o "auto login" novamente. Reiniciei e logou automaticamente, sem maiores problemas, como era de se esperar.

Daí, fui em "Encerrar sessão", para ver se tinha como fechar e abrir a sessão novamente, e a mesma coisa: "erro iniciando comunicação com o sistema de autenticação: falha geral".

Outra coisa que talvez tenha ligação é o fato de, na janela "Sistema" -> "Administração" -> "Usuários e Grupos", na opção de "Propriedades" do meu usuário, existe uma caixa desabilitada e desmarcada, escrito "não perguntar pela senha no início sa sessão" (sic: tá escrito "sa" mesmo). Mesmo em "sudo", eu não consigo habilitar essa caixa.

Talvez esse problema seja causado por uma falha de sincronização/comunicação entre o "administrador de usuários" (users-admin) e o sistema que faz o "auto login" (gdmsetup)? É possível? E será que tem jeito de resolver ou só re-instalando o ubuntu?

Se alguém souber de algo sobre o assunto ficarei feliz em saber. Parece que para quem não habilitou o "auto login" na instalação não tem esse problema. ; )

Obrigado pessoal.

JFMMão de Ferro

Também tenho situação semelhante no Linux Ubuntu 8.04.3 em que tinha habilitado o Activar Início de Sessão Automático depois de um pequeno problema nunca mais consegui que esse serviço trabalha-se, mesmo respeitando e aceitando todas as actualizações que aparecem

O problema foi na mesma altura em que procurava fazer uma rede entre duas máquinas com Ubuntu 8.04.3 e uma Windows XP, nunca consegui rede e fiquei sem aquele serviço

Como o colega maurillio escreveu .conf do /etc/gdm vou tentar compará-los nas outras duas máquinas a ver se resolvo a situação, mas esperemos que apareça um colega com alguma solução efectiva.

João Fernando Machado Mão de Ferro

maurilio

Pessoal, problema resolvido.

Eu tinha utilizado a biblioteca "libpam-keyring", cujo objetivo era vincular o "Chaveiro" ao "Login", para que eu não precisasse ficar me autenticando no "Chaveiro" toda hora que precisasse de uma senha, como na hora de conectar a uma rede wireless protegida, por exemplo.

Daí, foi só remover esse pacote, e no arquivo "/etc/pam.d/gdm", remover a linha que eu mesmo havia adicionado:
@include common-pamkeyring

Certo? Desculpa a amolação. ; )