Samba não deixa salvar um documento.

Iniciado por kelinhos, 26 de Outubro de 2009, 17:09

tópico anterior - próximo tópico

kelinhos

Fala ai galera, blz...

Sou novato com linux, e gostaria de uma ajuda..,, tenho instalado um Ubuntu server 9.04, e rodando squid e samba.
Bom, estou tendo um problemão com o samba, ele tá rodando, mas os usuarios não salva o mesmo arquivo quando salvo por outra pessoa.
Ex: criei uma pasta /pasta/arquivos e outra /pasta/orcamento ,,, com restrição em cada pasta,, sendo 6 usuarios no total criados.
quando o User1 grava um documento do word ou excel  na pasta arquivos,, o outro User2 não pode fazer atualização no mesmo arquivo criado pelo User1, e sendo assim ele tem que salvar na mesma pasta com novo nome..

Porque isso ocorre...

Meu problema deve ser bem simples,, mas tá me dando muita dor de cabeça... rs...

Bom,,, só fazendo um rezumo da coisa...  o User1 grava na pasta e altera o arquivo, e o User2 também faz a mesma coisa na mesma pasta, mas quando um usuario grava um doc do word ou excel o outro usuario não pode salvar no mesmo doc para atualizar o doc.. porque isso...

ou melhor,, como resolver isso...

Abraço a todos....

kelinhos

aqui esta as config do samba

smb.conf

[global]

netbios name = Arquivos
server string = Servidor
workgroup = Grupo
interfaces = eth2
bind interfaces only = yes

log level = 1
log file = /var/log/samba/samba.log
max log size = 1000

[arquivos]
path = /pasta/arquivos
writable = no
valid users = user1, user2, user3, user4
hosts deny = 192.168.0. EXCEPT 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4, 192.168.0.5
#invalid users = usuario, usuario1
write list = user1, user2, user4

[orcamento]
path = /pasta/orcamento
writable = no
hosts deny = 192.168.0. EXCEPT 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4, 192.168.0.5
#invalid users = usuario, usuario1
write list = user1, user2

kelinhos

Galera,, o trem é bem simples... mão preciso mais que isso...

mas se alguem tiver alguma ideia para melhorar..... ficarei grato...

rockeiroarck

Fala brother, veja quais são os usuarios que não pode...
e qual tipo de permissão você deu direto no arquivo...

Pois no seu smb.conf vc define bem isso...

write list = user1, user2, user4  Só esses 3 usuarios podem modificar os arquivos...

Analise e estude bem as permissões que vc da...pois elas definem tudo que vc ira fazer...

vc executou permissoes diretas?

chmod, chown??

Abraço

kelinhos

Grande rockeiroarck, blz...

veja só,, referente as permissões tá ok,, o problema maior é que quando o USER1 cria um arquivo excel, ele se torna proprietario do arquivo, e quando o USER2 vai fazer alguma atualização no arquivo criado pelo USER1, ele não salva no mesmo arquivo, e pede pra salvar uma copia do arquivo....

ex: orcamento.xls criado por USER1, e quando o USER2 for atualizar e salvar é informado que não é possivel salvar o mesmo arquivo, e o nome é mudado para copia orcamento.xls.

com isso, teria que ficar fazendo copia de copia de copia do orcamento.xls para cada USER....

outra coisa,,, gostaria de saber referente as permissões CHMOD e CHOWN é feito nos usuarios ou no arquivo...
tipo,, se eu colocar CHMOD 775 orcamento.xls todos os usuarios que tem a permissão de alterar, continuaria alterando o arquivo???,, e os usuarios que não tem permissão pra nada vai ver os arquivos???? ou não....

abraços....

estou desesperado pra resolver isso.... rs......