Partiçoes na instalação de Ubuntu 9.04

Iniciado por iRule, 28 de Outubro de 2009, 11:52

tópico anterior - próximo tópico

iRule

Antes de mais olá a todos,

Pessoal deixei-me do XP e vista e instalei apenas Ubuntu 9.04 no meu PC.

Acontece que eu queria fazer duas partiçoes, uma com o SO de 25Gb e outra de 30Gb para dados (queria guardar aqui as pastas com ficheiros tipo musicas e filmes).

Só que como sou newbie, quando criei fiz isto:

partição ext4 com 25Gb na /
partição ext4 (não havia NTFS :( queria NTFS para dados) com 30Gb na /home

como devia ter posto isto? o erro foi colocar na /home, não foi?

como faço para resolver isto agora?

o objectivo é ter separado...

É que quando vou a "Computador" so me aparece um disco (Sistema de ficheiros), e devia aparecer 2, não? Só que como eu meti a 2a partiçao destro da 1ª deu asneira... :(

o que aconelham?

Abraço

clcampos

Gosto da separação de partições entre a raiz (/) e a /home.

Só que eu deixaria a raiz com apenas 15 Gb, no máximo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

mpmoraes

Estou fechando com o clcampos.

Não sou experiente em linux, mas sou muito curioso e estou sempre inventando moda, inclusive desinstalar e instalar várias vezes, se minha /home não tivesse em outra partição teria perdido todo meu conteúdo pessoal.

Só não entendi muito bem esse comentário:

Citação de: iRule online 28 de Outubro de 2009, 11:52
É que quando vou a "Computador" so me aparece um disco (Sistema de ficheiros), e devia aparecer 2, não? Só que como eu meti a 2a partiçao destro da 1ª deu asneira... :(
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Versuri

Citação de: clcampos online 28 de Outubro de 2009, 12:03
Gosto da separação de partições entre a raiz (/) e a /home.

Só que eu deixaria a raiz com apenas 15 Gb, no máximo.

Cristiano, por curiosidade, eu posso ter a partição "/home" no formato NTFS ou FAT e ela seria visível quando eu estivesse no Windows? Qual seria a vantagem ou problema?

Hoje tenho duas partições ("/" e "/home") em EXT4 (Ubuntu 9.10 RC).

Abraços
Versuri

clcampos

Versuri nunca tentei colocar a partição como fat ou ntfs.

Em teoria deve funcionar, mas só vejo desvantagens.

Por exemplo, se algum aplicativo salvar em suas configurações dois arquivos com nomes idênticos, diferenciando só no uso de maiúsculo (sabe-se lá o que passa na cabeça dos outros né...  :P) você teria problemas ao usar estes sistemas de arquivos.

Com certeza elas seriam visíveis ao windows, mas hoje em dia não é muito difícil fazer uma partição ext3/reiserfs ser visível, correto?

Eu nunca testei, e é algo interessante. Se conseguir um PC para testar eu falo aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Versuri

Citação de: clcampos online 28 de Outubro de 2009, 13:05

Com certeza elas seriam visíveis ao windows, mas hoje em dia não é muito difícil fazer uma partição ext3/reiserfs ser visível, correto?

Cristiano Inclinado também..

Como eu faço para deixar visíveis as minhas partições EXT4 no Windows? É possível?
Eu sei que existem alguns "Explorers" que fazem isso.

Abraços
Versuri

clcampos

Citação de: Versuri online 28 de Outubro de 2009, 13:13
Cristiano[/] Inclinado também..

Como eu faço para deixar visíveis as minhas partições EXT4 no Windows? É possível?
Eu sei que existem alguns "Explorers" que fazem isso.

Abraços
Versuri

Versuri nunca testei com ext4, mas gostei mesmo muito dessa dúvida e já estou providenciando um PC para testar a /home como ntfs.

Vou procurar essas aplicações com suporte a ext4 também.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

iRule

Citação de: mpmoraes online 28 de Outubro de 2009, 12:15
Estou fechando com o clcampos.

Não sou experiente em linux, mas sou muito curioso e estou sempre inventando moda, inclusive desinstalar e instalar várias vezes, se minha /home não tivesse em outra partição teria perdido todo meu conteúdo pessoal.

Só não entendi muito bem esse comentário:

Citação de: iRule online 28 de Outubro de 2009, 11:52

se eu tenho duas partições nao deveria ter separado em meu computador as duas???

por exemplo em windows teria a "C:" e a "Z:", ou não??

no ubuntu tenho apenas "SIstema de ficheiros".

devo tar a fazer mta confusão, por favor alguem que me explique :)