Relatório Sarg com log do dansguardian e squid juntos? [resolvido]

Iniciado por krlsedu, 04 de Agosto de 2008, 18:17

tópico anterior - próximo tópico

krlsedu

Olá gostaria de saber como colocar nos relatórios do sarg os logs do dansguardian e do squid. separados consigo, mas com os dois juntos não??!!!
Atenciosamente Carlos Eduardo!
A união faz o Ubuntu!!!

LoucoPorLinux

Tentou usar o comando cat?

cat log1 >> log
cat log2 > log

Flw ae.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com

krlsedu

Não entendi muito bem como faço!?
para usar este comando!!
A união faz o Ubuntu!!!

LoucoPorLinux

Então

Bom o Linux tem apenas dois tipos de arquivos. Texto e executável. (Básicamente). O que diferencia os arquivos (imagem, música, vídeo, executáveis, texto...) são os códigos mime que estão contidos no cabeçalho de cada arquivo. Esse cabeçalho mostra para o sistema como interpretá-los.

Pois bem, o cat tem a função de exibir o conteúdo do arquivo como o type do finado DOS/Ruindows. Da mesma forma que você digitava no DOS type arquivo.txt >prn (para imprimir) o mesmo pode ser feito com o cat (cat arquivo.txt > /dev/lp0

Bom. O cat pode ser usado para você concatenar um arquivo no outro. Faz o teste ae para vc entender melhor:

$touch arq1
$touch arq2
$echo "teste" > arq1
$echo "de arquivo texto" > arq2
$cat arq2 >> arq1

Uma nota importante: Quando usar ">" significa que vc está inserindo uma entrada no arquivo. Se usar ">" novamente no mesmo arquivo para inserir outra entrada você apagará a entrada anterior. Portanto, use ">>" para adicionar nova entrada sem apagar a anterior.

Espero que essa explicação te ajude pois o que estou sugerindo a você é concatenar um arquivo log no outro. Aí você conseguirá, eu acho, o efeito que vc deseja.

Abraços.
Eduardo
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein

krlsedu

Agora entedi o que fazer, mas concatenar um aquivo com o outro pode me trazer problemas nos logs futuros, mas é uma boa dica!
A união faz o Ubuntu!!!

LoucoPorLinux

Ae... legal que isso te ajude.

Eu acho que você não terá problemas com o log concatenado. Vejo por mim. Utilizo essa técnica para monitorar os emails enviados pela empresa. Desta forma, organizado por mês ou por quinzena. Gero o arquivo de acordo com a data. Daí apago os logs e fico com o concatenado.

Mas tranquilo amigo. Essa é uma técnica utilizada para ganhar tempo mesmo. Acredito que seja o suficiente para você gerar seus relatórios aí. Qualquer problema pode postar.

Flw ae.

krlsedu

ontem tentei concatenar os arquivos apos fazer o backup do log do squid, mas deu erro "permissão negada", mesmo com sudo e aplicando "chmod 777"

por isso nao pude testar sua dica mas acho que não vai ter problemas mesmo!

fico grato pela força!
A união faz o Ubuntu!!!

LoucoPorLinux

Caro amigo,

Vamos continuar com este tópico. Como você executou este procedimento, você poderia entrar em detalhes? Poste os logs ...

Você já observou o dono e o grupo dos logs? Vamos lá, vamos resolver este problema.

Flw ae.

krlsedu

Olá, a um tempo arranjei a solução para meu dilema, lembrei hoje de por a disposição:

primeiro: depois de arrumado o dansguardian para gerar logs iguais ao do squid fiz o seguinte:
copiei o sarg.conf para uma pasta:
# cp /etc/squid/sarg.conf /home/user/sarg_squid.conf
# cp /etc/squid/sarg.conf /home/user/sarg_dans.conf
caria a pasta dans-reports:
# mkdir /var/www/dans-reports/

alterei o sarg_dans.conf para gerar relatórios do dans na pasta /var/www/dans-reports:

e criei o seguinte script:
#!/bin/bash
cat /home/user/sarg_dans.conf > /etc/squid/sarg.conf
sarg
cat /home/user/sarg_squid.conf > /etc/squid/sarg.conf
sarg

pronto e só usar o navegador para ir as pastas /var/www/dans-reports e /var/www/squid-reports

quem quiser maiores detalhes é só postar!
A união faz o Ubuntu!!!

zekkerj

Citare criei o seguinte script:
#!/bin/bash
cat /home/user/sarg_dans.conf > /etc/squid/sarg.conf
sarg
cat /home/user/sarg_squid.conf > /etc/squid/sarg.conf
sarg

sarg -f /home/user/sarg_dans.conf -l /var/log/log-do-dans
sarg -f /home/user/sarg_squid.conf -l /var/log/log-do-squid

;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

krlsedu

Muito bom, gostei também, isso vai ajudar mt gente que estava com esse problema, pois cada maneira agrada mais uma pessoa, por isso que gosto do ubuntu e ubuntu-forum!

sarg -f diz para usar um sarg.conf nao localizado em pasta padrão pelo que entendi? e o -l joga para uma pasta a escolha?
A união faz o Ubuntu!!!

zekkerj

Não, o "-l" diz pra usar um arquivo de log ou outro.

Pra gravar o resultado em locais diferentes, use o parâmetro "-o <diretório>".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

krlsedu

Citação de: LoucoPorLinux online 05 de Agosto de 2008, 22:16
Então

Bom o Linux tem apenas dois tipos de arquivos. Texto e executável. (Básicamente). O que diferencia os arquivos (imagem, música, vídeo, executáveis, texto...) são os códigos mime que estão contidos no cabeçalho de cada arquivo. Esse cabeçalho mostra para o sistema como interpretá-los.

Pois bem, o cat tem a função de exibir o conteúdo do arquivo como o type do finado DOS/Ruindows. Da mesma forma que você digitava no DOS type arquivo.txt >prn (para imprimir) o mesmo pode ser feito com o cat (cat arquivo.txt > /dev/lp0

Bom. O cat pode ser usado para você concatenar um arquivo no outro. Faz o teste ae para vc entender melhor:

$touch arq1
$touch arq2
$echo "teste" > arq1
$echo "de arquivo texto" > arq2
$cat arq2 >> arq1

Uma nota importante: Quando usar ">" significa que vc está inserindo uma entrada no arquivo. Se usar ">" novamente no mesmo arquivo para inserir outra entrada você apagará a entrada anterior. Portanto, use ">>" para adicionar nova entrada sem apagar a anterior.

Espero que essa explicação te ajude pois o que estou sugerindo a você é concatenar um arquivo log no outro. Aí você conseguirá, eu acho, o efeito que vc deseja.

Abraços.
Eduardo

Citação de: LoucoPorLinux online 05 de Agosto de 2008, 22:16
Ae... legal que isso te ajude.

Eu acho que você não terá problemas com o log concatenado. Vejo por mim. Utilizo essa técnica para monitorar os emails enviados pela empresa. Desta forma, organizado por mês ou por quinzena. Gero o arquivo de acordo com a data. Daí apago os logs e fico com o concatenado.

Mas tranquilo amigo. Essa é uma técnica utilizada para ganhar tempo mesmo. Acredito que seja o suficiente para você gerar seus relatórios aí. Qualquer problema pode postar.

Flw ae.

sobre esta técnica, nao tentem passa a dar erros na geração de logs
A união faz o Ubuntu!!!