Net-SNMP no ubuntu 9.04

Iniciado por jonathas, 18 de Outubro de 2009, 23:15

tópico anterior - próximo tópico

jonathas

Olá pessoal, é o seguinte : estou realizando uma prática utilizando linux para um trabalho de conclusão de curso e  ...bla bla bla ... bla bla bla...

tenho certas dúvidas e esclarecimentos sobre o Ubuntu 9.04, vou tentar organizar da melhor maneira possível:

Dúvidas Importantes:
1 - O Ubuntu 9.04 vem com o pacote/ferramenta NET-SNMP incluido? se sim, como iniciar/utilizar?

2 - Pelo que percebi, há a necessidade de se instalar tanto o protocolo snmp como a ferramenta NET-SNMP, verdade?

Dúvidas MUITO Importantes:

3 - Baixei o NET-SNMP versão 5.5, entao, pelo terminal ( já dentro da pasta descompactada ) procedi assim:
    # ./configure   (iniciou configuração, ficou toda default)
    # make           (já aqui me apareçeu um erro relacionado ao PERL , irei especificar o erro abaixo)
    # make install  ( lá no final apareçeu o mesmo erro

erro
:  ( cannot find -lperl )
            # make[1]: ** [libnetsnmpagent.la] Erro 1
            # make[1]: Saindo do diretório '/home/gerentesnmp/Desktop/net-snmp-5.5/agent'
            # make : ** [subdirs] Erro 1

enfim, percebo que nada foi instalado, por que nem ao menos é criado o diretório /etc/snmp , quando pelo que sei deveria ser criado e conter arquivos de configuração.

Tenho essa dúvida que nao em deixa prosseguir com o objetivo de implantar um gerente snmp e um agente snmp para entao proceder com meus testes

Obrigado aguardo respostas

p.s: tentei
     # apt-get install perl

- perl ja está na versão mais atual possível

Renato Krause

Citação de: jonathas online 18 de Outubro de 2009, 23:15
Olá pessoal, é o seguinte : estou realizando uma prática utilizando linux para um trabalho de conclusão de curso e  ...bla bla bla ... bla bla bla...

tenho certas dúvidas e esclarecimentos sobre o Ubuntu 9.04, vou tentar organizar da melhor maneira possível:

Dúvidas Importantes:
1 - O Ubuntu 9.04 vem com o pacote/ferramenta NET-SNMP incluido? se sim, como iniciar/utilizar?

2 - Pelo que percebi, há a necessidade de se instalar tanto o protocolo snmp como a ferramenta NET-SNMP, verdade?

Dúvidas MUITO Importantes:

3 - Baixei o NET-SNMP versão 5.5, entao, pelo terminal ( já dentro da pasta descompactada ) procedi assim:
    # ./configure   (iniciou configuração, ficou toda default)
    # make           (já aqui me apareçeu um erro relacionado ao PERL , irei especificar o erro abaixo)
    # make install  ( lá no final apareçeu o mesmo erro

erro
:  ( cannot find -lperl )
            # make[1]: ** [libnetsnmpagent.la] Erro 1
            # make[1]: Saindo do diretório '/home/gerentesnmp/Desktop/net-snmp-5.5/agent'
            # make : ** [subdirs] Erro 1

enfim, percebo que nada foi instalado, por que nem ao menos é criado o diretório /etc/snmp , quando pelo que sei deveria ser criado e conter arquivos de configuração.

Tenho essa dúvida que nao em deixa prosseguir com o objetivo de implantar um gerente snmp e um agente snmp para entao proceder com meus testes

Obrigado aguardo respostas

p.s: tentei
     # apt-get install perl

- perl ja está na versão mais atual possível

Bom dia,

Felizmente ao que me lembro você não precisará compilar o NET-SNMP (./configure && make && make install). Se não me falha a memória ele já está empacotado nos repositórios do Ubuntu. De uma olhada em:

http://packages.ubuntu.com/search?keywords=snmp&searchon=names&suite=jaunty&section=all

Abraço,
Renato Krause

jonathas

pois é, mas realmente gostaria de conseguir compilar a ferramenta como havia citado acima, até pq compilando e instalando são apresentados novos arquivos de configuração

mas nao entendo o porque do erro...

Renato Krause

Citação de: jonathas online 19 de Outubro de 2009, 17:24
pois é, mas realmente gostaria de conseguir compilar a ferramenta como havia citado acima, até pq compilando e instalando são apresentados novos arquivos de configuração

mas nao entendo o porque do erro...

Acredito que uma dessas duas vai resolver teu problema

sudo apt-get install libperl libperl-dev

jonathas

pois é, instalei o que o amigo acima disse, mesmo assim nao resolveu, então resolvi tentar uma versão anterior, e funcionou, realmente só nao funciona com a ultima versão.

Renato Krause

Citação de: jonathas online 20 de Outubro de 2009, 09:33
pois é, instalei o que o amigo acima disse, mesmo assim nao resolveu, então resolvi tentar uma versão anterior, e funcionou, realmente só nao funciona com a ultima versão.

Que bom que conseguiu. Espero que esse teu uso do Linux no teu trabalho de conclusão te mostre o quão bom é esse sistema.
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Boa sorte e abraço,