Password de root

Iniciado por miguel_upt, 26 de Abril de 2006, 16:53

tópico anterior - próximo tópico

miguel_upt

Boa tarde, desculpem se este topico já existe mas andei à procura e não encontrei!

Instalei Ubuntu, tudo OK!

No entanto ao fazer o mount de um disco, disse que era necessário estar como root, pois fiz su root e pede a pass...
...acontece que não sei qual é a pass, isto porque, durante a instalação só me pediu para criar uma pass a de utilizador, a de root não sei qual é? é alguma por defeito?

Agradeço ajuda...

Obrigado

agente100gelo

O Ubuntu vem com a senha de root desabilitada, mas este comando resolve:
sudo su
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

miguel_upt

Obrigado!

Vou fazer isso... vai-me pedir para escolher uma pass, é isso?

miguel_upt

Preciso outra vez de ajuda...

Fiz o 'sudo su'
pediu-me password
digitei uma pass, não deu.
após 3 tentativas: 3 incorrect password attempts

:(

Isaac

Miguel
Após digitar o comando $su sudo digite a senha que foi informada na instalação, ié, a sua senha de login.

miguel_upt

Obrigado!

Não sei como fiz mas acho que resolvi o problema, a questão agora é que não tenho (aparentemente) pass de root porque quando faço sudo su, passa logo para o root sem pedir pass!

ainda não consegui foi fazer o mount de um disco!!!

diogo.delgaudio

no ubuntu a senha d root n vem configurada, algo assim... enfim, vc tem q configurá-la.

digita:

sudo passwd

e siga as instruções... ;)

gleidsonlm

diogo.delgaudio

n dah errado, n... xP

acabei d testar aqui só por desencargo d consciência... uhauhauha... dah certinho! ;)[/img]

miguel_upt

Olá novamente!

Continuo com um problema!

Já fiz o comando sudo passwd root e consegui escolher a password. Assim já consigo entrar na consola como root, acontece que ao fazer o log in no ambiente grafico como root aparece a seguinte mensagem: O administrador de sistema não conseguer iniciar sessão neste ecrã (ou ago do género!)

Alguém me pode ajudar!!!

Obrigado

agente100gelo

Pra que você quer acessar graficamente como root? É um risco muito grande.
Tem como habilitar (procure no fórum) mas é totalmente desnecessário.

miguel_upt

OK!

Gostava era de perceber porque é que isso acontece! É um misto de curiosidade e necessidade, visto ter que configurar uma proxy e não queria fazer pela consola!

Mas já agora porque é que acontece? é independente o modo gráfico e a consola?

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda

agente100gelo

Tem uma opção de segurança.
Você pode usar sudo nautilus para gerenciar com poderes de root graficamente sem precisar se logar como tal

diogo.delgaudio

uhum... eu indicar exatamente o q o agente100gelo indicou ou então aplicações>ferramentas do sistema>executar como outro usuário ...

;)