grupo a qual todos usuários pertençam

Iniciado por serkam, 03 de Outubro de 2009, 12:33

tópico anterior - próximo tópico

serkam

Senhores

Existe um grupo no Ubuntu ao qual todos os usuários pertençam?

Explico melhor: existe um diretório no qual a propriedade é "root:root". Se tento acessar como usuário, não consigo acesso. Mudei com chown ( sudo su ) para "root:serkam". Funciona. Mas, se entrar outro usuário, ele não vai conseguir acessar esse diretório.

Existe esse grupo ou tenho que criar um?

Se tiver que criar um, como crio um grupo e como coloco todos os usuários nesse grupo?

Sergio
Vida longa e próspera

Tota

Eu de novo

Usuarios padrão ficam no grupo => users => GID =>100

Sistema=>administração=>usuarios e grupos

Cada usuario tmbém pertence a um grupo proprio => user: sergio => grupo: sergio com UID 1000

este deve pertencer ao grupo users

clcampos

Qual diretório com dono/grupo root você alterou o grupo?

Cuidado que ao fazer isso você pode causar problemas no seu sistema, no mínimo de segurança, ou até de funcionamento (dependendo de onde fizer isso).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

serkam

clcampos

O diretório é:

/opt/mv_pro_5.0/montavista/common/share/misc

Se não tivesse dado o "chown -R root:serkam misc", simplesmente o diretório "misc" não aparecia.

Eu sabia que ele estava ali, mas não conseguia acessar como usuário, somente como root.

Me ocorreu agora que talvez o melhor era usar "chmod" nesse diretório. Só que não sei ainda como fazê-lo.

Pode me dar alguma dica?

Sergio
Vida longa e próspera

clcampos

No caso do /opt é bem menos provável que você tenha um problema, mas tome cuidado quando tratar de outros diretórios do sistema (como /etc por exemplo).
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

serkam

clcampos

OK, obrigado.

Mas, para usar o chmod, que parâmetros vc recomendaria para o diretório misc?

Sergio
Vida longa e próspera

clcampos

Melhor do que tentar definir para você qual é a permissão a usar seria você entender mais sobre permissão:

Permissões de arquivos e diretórios

No caso se você não é dono nem é do grupo do diretório teria que liberá-lo totalmente, ao menos em teoria, já que depende muito de como estava antes, e exatamente de que alterações terá que fazer nele.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!