Configurar power-manager consumo menor de bateria

Iniciado por lfernandosg, 23 de Abril de 2006, 11:01

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

Vi em sites ma não vi ensiando que o power-manager-gnome server para gerenciar o consumo de energia e com ele vc pode configurar para que quando o cabo do notebook seja desconectado, o brilho da tela fique só com 50% para que prolongue o máximo possível o consumo da bateria, mas não sei onde configuro isso, pois já cliquei no ícone da bateria mas lá só tem opções de desligar monitor, se fechar a tampa do notebook o que fazer e se a bateria estiver críttica o que fazer(hibernar ou desligar) mas não fala de configurações de consumo como baixar velocidade do processador,brilho do monitor e etc... como faço?

obs.: é preciso que ele seja iniciado junto com o gnome pois dentro de sessões ele está lá mas ach que só vai ser usado sem o cabo do notebook?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

tds

Para configurar a velocidade do processador usa o powernowd (que já deve estar instalado no teu notebook) ou o cpufreqd ou algum outro que não conheçco, mas você precisa carregar alguns módulos dele no meu caso tá assim (e sinceramente não se está certo :P):

em /etc/modules para carregar junto com o sistema

p4_clockmod
cpufreq_powersafe
cpufreq_speedstep_lib
cpufreq_ondemand

também tem o laptop-mode (sudo laptop-mode start/stop)

digita powernowd no google que deve retornar os módulos disponíveis ... eu tirei esses daí de um script do Morimoto, como aqui é um pentium 4 não tive que mudar nada. O brilho eu controlo por um atalho no teclado (fn + f6/f8)

lfernandosg

como vc fez para ativar as telcas Fn? que o powernowd  está instalado mas que comando dou para escolher a velocidade do processador quando estivr usando só a bateria?

tds

sudo powernowd -h

cara, aqui já funcionou sem eu instalar nada, qual teu laptop? da uma olhada no synaptic usando palavras chaves (tipo fn) deve retornar alguma coisa

lfernandosg

meu note esse da assinatura, tem notebooks como o da Dell que já vem com as telcas Fn habilitadas pela máquina mesmo, tipo na bios elas já funcionam, no meu caso até no windows que veio nle original tem um drive Fb hotkeys para poder habilitá-las, vou ver no site da toshiba se tem algo, depois de dar sudo powernowd -h aparece alguma opção para baixar a velocidade do processador ou ele faz isso automaticamente?