Problema Grafica Intel X3100 + Compiz + Efeitos 3D

Iniciado por luizreche, 27 de Maio de 2009, 10:31

tópico anterior - próximo tópico

luizreche

Bom dia pessoal, sou novato por aqui, e um novato também no mundo do linux, porem com a distro 9.04 do ubuntu, me dei muito bem(a pouco era usuario de Windows...7...XP...- Vista é claro...) rsrs, gostei muito mesmo, estou ate pensando em usa-lo como unico SO em meu portatil(Itautec W7645), porem me deparo com um grave problema...Ao instalar e ativar o COMPIZ a aceleração 3D foi por agua a baixo, ao abrir videos mais "pesados" acontecem alguns cortes na tela, fica horrivel...aparentemente os drivers da minha grafica nao estão sendo carregados.
Alguem poderia me ajudar, ou dar alguma luz para solucionar o problema.

Para ativar os efeitos comentei a linha do arquivo /usr/bin/compiz que referencia minha grafica a blacklist, e com um pouco de pesquisa no GOOGLE descobri que ja havia uma atualização do driver da mesma para solucionar os bugs com o compiz, fiz todos os procedimentos, de inserção do repositorio no apt...atualização do driver para a nova versão, mas nd de funcionar.

Um outro ponto que reparei, é o meu arquivo xorg.conf, ele esta totalmente pelado!
Sem nenhuma informação da minha Placa Grafica.

Caso queiram posso postar o conteudo dos arquivos aqui!
Abraço!

Desde já muito obrigado!

lunga

Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

ednso

Olá,

Acredito que a sua placa seja a mesma que a minha. No meu caso, executando "sudo lspci | grep -i vga"
eu obtenho:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)

Depois de atualizar o kernel para a versão estável mais recente e também do driver de vídeo da Intel, os efeitos
estão rodando muito bem, assim como jogos 3D.

Se você quiser seguir esse caminho, para atualizar o seu kernel, vá no site
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
Escolha a pasta referente à última versão estável do kernel (você saberá qual é última versão estável no site
http://www.kernel.org/). Dessa pasta, baixe os arquivos *all.deb (aqui * tem o mesmo significado que no Bash,
ou seja, qualquer conjunto de caracteres). Depois baixe os arquivos referentes a sua arquitetura (os que terminam
em i386.deb são para 32 bits e os que terminam em amd64.deb são pare sistemas de 64 bits).

Instale o linux-source*all.deb com o comando "sudo dpkg -i 'caminho e nome do pacote'".
Faça o mesmo para o linux-headers*all.deb. Em sequência instale o linux-headers*[arq].deb
(onde [arq] se refere à arquitetura i386 ou amd64). Por fim instale o linux-image*[arq].deb

Depois de tudo instalado, é só reiniciar a sua máquina e escolher o novo kernel no Grub.
Se tudo der certe, siga o seguinte tutorial para atualizar o driver de vídeo:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1130582

E boa sorte.

PS: Todas esse "tutorial" para atualizar o kernel é um resumo do que encontrei em fóruns
e no Goolgle.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Andreson Goveia

Já atualizou seu sistema???

Se atualizar vai ver que já tem varias correções para a placa de video da intel (que por acaso a sua é igual a minha)
depois de atualizado não precisará editar nenhum arquivo e o compiz já estará ativado, quando instalei o jaunty na minha maquina tive o mesmo problema, mas depois de atualizar já não tinha mais  ;).
:) :)