Gimp 2.8 terá uma única janela de interface

Iniciado por nq6, 20 de Setembro de 2009, 14:36

tópico anterior - próximo tópico

Skid Vicious

Citação de: mickeyknox online 02 de Outubro de 2009, 02:47
CitarPotz, daqui a pouco vão pedir para removerem também os desktops virtuais pra ficar igual ao Windows.
bom espero que pelo menos mantenham a opção de utilizar o bom e velho modelo, como o inkscape fez pelo menos para as barras de ferramentas, pois uma das vantagens é justamente esta aqui.
http://blog.nothingbutsoftware.com/wp-content/images/linux-apps/gimp-dual-screen.jpg
de se poder encher um monitor com as ferramentas, e utilizar outro para trabalhar.

Cara, eu uso dual Head aqui. No fireworks (winxp) consigo tranquilamente usar uma interface centrada numa unica janela, mas desatachando as janelas  de efeitos/etc que me interessam e realocando as mesmas no monitor menor (uso um de 17 a esquerda, e um de 22 a frente).
Aproveito e jogo player de mp3, msn, essa tranqueirada toda no monitor de "serviço" e deixo o programa de ilustração, enfim, o que for principal, no monitor "social" rsrsrsrs.

Emulando o FW via Wine infelizmente não consigo ainda, mas quem sabe ainda consertam esse bugzinho da emulação. Eu francamente desisti por hora, de usar apenas Linux, porque para produção aqui, por conta de algumas ferramentas específicas, perco muito tempo, o que no meu caso é realmente sinonimo de dinheiro. Então to com um dual boot ninja aqui, onde consegui inclusive compartilhar os e-mails do thunderbird nos dois SOs, assim como os favoritos e addons do firefox. Babinha, basta mudar o profile.ini na pasta de usuário, e usar os perfis do windows, que por estarem em ntfs, ambos SOs leem. Acreditem se quiser, não deu conflito (e vai ser ruim me convencer a atualizar o thunderbird em qualquer um dos SOs. hehehehe).

Eu gostaria muito que as proximas versões de seja qual for a distrô, foquem maciçamente esse problema de interface do Linux em relação ao monitor. Tudo que comparo com o windows nesse ponto funciona melhor, em termos de dual head. (nem vou começar a contar a novela que foi acertar meu xorg com meus conhecimentos "vastos" na época. Os drivers para vídeo em Linux tem realmente muito o que melhorar, por mais que a Nvidia solte lá suas versões, tem coisa que simplesmente não dá pra comparar. No Windows configuro até 8 monitores aqui sorrindo, no Linux, "oi xorg tudo bem com vc como é chato mexer nesse negócio maldito driver da nvidia sujou o xorg enfim...".
Outra coisa que adora dar pau com dual head são os games que usam tela cheia... melhor desabilitar um monitor antes de jogar, ou vc corre o risco de nem conseguir achar o botão de saída do jogo.
Tipo de coisa que irrita qualquer um.



Concordo integralmente! :(

Ah...  Já tem data para o lançamento do GIMP 2.8?

Éderson

Até onde li haverá as duas opções: single window (novo estilo) e multi window (estilo tradicional até 2.6), mas por padrão virá o novo estilo. Quem quiser mudar vai em preferências e troca. Desta forma estarão agradando a todos! Acho esta opção boa pois todos saem satisfeitos.

mah2602

#17
Vai ficar muito mais fácil de trabalhar. Não sei se acontece com mais alguém, mas comigo toda vez que aperto TAB pra esconder as janelas e trabalhar melhor, quando aperto de novo pra voltar, uma sempre desce um pouco e tem que ficar levando ela pra cima na posição correta. É um detalhe mas irrita se você tem que fazer isso repetidamente durante o trabalho. Acho as janelas soltas pouco práticas e desnecessárias pra quem não tem um monitor gigante como o do screenshot que o Xterminator postou.

Também gostei que vai ficar mais rápido exportar JPG e PNG. Resta saber se ainda vai ficar dando aquelas mensagens de erro quando se tenta salvar o arquivo em PSD com camadas soltas em algum modo de blending e não conseguir salvar.

fatecano

Citação de: Darth Vader online 25 de Setembro de 2009, 18:44
Caraaa.... aquilo que estou vendo são abas? Putz, já não era sem tempo.
Maravilha.

Antes tarde do que nunca! (rsrs)

Citação de: Xterminator online 28 de Setembro de 2009, 15:07
(...) poder encher um monitor com as ferramentas, e utilizar outro para trabalhar.

Sempre detestei esse monte de janela solta, mas confesso que nunca pensei nessa possibilidade de usar um outro monitor para trabalhar.
Maaass, como não tenho um monitor gigante como o da sua imagem e nem esse "outro" para trabalhar em conjunto, por enquanto, terei que concordar com a colega abaixo.  :D

Citação de: mah2602 online 08 de Outubro de 2009, 22:20
Acho as janelas soltas pouco práticas e desnecessárias pra quem não tem um monitor gigante como o do screenshot que o Xterminator postou.

Citação de: nq6 online 28 de Setembro de 2009, 21:10
Engraçado que a noticia evidencia que as duas formas de visualização estarão disponíveis. Quem tem vários monitores, e quer usar o recurso de múltiplas janelas, vai poder continuar usando.

Já pensou que bacana se os outros softs evoluissem dessa forma?!


nq6

O Gimp em janela única. Não testei ainda, mas segue a dica:

Primeiro precisamos baixar dois arquivos e copiá-los para dentro de uma pasta:
babl 0.1.0 e gegl 0.1.0;

Depois vamos extrair e instalar. Entre na pasta criada e:

    tar xvjf babl-0.1.0.tar.bz2
    tar xvjf gegl-0.1.0.tar.bz2
    cd babl-0.1.0
    ./configure
    make
    sudo make install
    cd ../gegl-0.1.0/
    ./configure
    make
    sudo make install



Vamos instalar o git-core, software para interagir com o git e o libtool, necessário para configurar a compilação do Gimp:

    sudo aptitude install git-core libtool



Vamos descarregar o código fonte da última versão do Gimp:
cd

    git clone git://git.gnome.org/gimp



Compilar e instalar:

    cd gimp
    ./autogen.sh --disable-gtk-doc --without-libtiff
    make
    sudo make install



Pronto. Para iniciar o gimp digite o comando (ou insira no atalho):

    LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/lib /usr/local/bin/gimp-2.7



Para ativar o modo de janelá única, ative a opção em Janelas - Single window mode.

Para saber mais a respeito, acesse o link abaixo.
Fonte: MundoGeek
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

tizé das coives

Até que ponto o Gimp se pode comparar ao Photoshop Elements?
Saiu este mês uma nova versão do Photoshop Elements...