Nao consigo configurar a internet no Ubuntu 9.04

Iniciado por renan.v.ferreira, 21 de Setembro de 2009, 18:59

tópico anterior - próximo tópico

renan.v.ferreira

Por favor sou iniciante no Linux e resolvi solicitar o Ubuntu 9.04 la no site e chegou o cd.
Eu uso internet discada e meu modem é Motorola sm56 Modem Helper
Ja pesquisei no forum Guia do Hardware e no Google e nao encontrei nada que me ajudasse pois os topicos que encontrei, sao de outro tipo de modem entao nao vi outra jeito senão me registrar aqui no forum para pedi ajuda pois preciso muito solucionar esse problema.
Meu provedor é o Ig e o numero de discagem que utilizo é 17001000

Felix

Boa noite Renan.

Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum, sinta-se a vontade.

Para quem está chegando ao fórum, eu sempre recomendo que antes de postar uma dúvida, faça uso da ferramenta de Pesquisa disponibilizada pelo fórum. Praticamente 99% das dúvidas de iniciantes podem ser solucionadas muito rapidamente sabendo fazer uso deste recurso, pois sempre há a possibilidade de alguem já ter passado pelo mesmo problema e a solução estar mais fácil do que se imagina.

Recomendo a você a leitura de dois tópicos que encontrei fazendo uso da mesma, em primeiro lugar o tópico:
Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink - Muuuuuiiiito extenso este tópico, mas de grande valia para a configuração de internet discada no Ubuntu.

[Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04
- Indico este tópico, pois aparentemente o modelo do modem é identico ao seu e podemos observar que o autor do mesmo fez uso de um outro recurso interessante, usou um "Resolvido" no título do tópico, indicando que sua dúvida foi solucionada com a ajuda que obteve no tópico, ou seja, grande chance de você também consegui-lo.

Boa sorte e qualquer dúvida, estamos aí.

Felix.

renan.v.ferreira

Obrigado pela boas vindas!
Apos abrir esse topico, eu pesquisei aqui no forum e encontrei um tutorial e baixei o modem-arquivos-v30.tar.gz

Eu segui todos os passos do tutorial do arquivo Leia Me  disponivel no arquivo modem que eu baixei e no final quando fui me conectar na internet apareceu
Conectando...
em seguinda
O modem não está respondendo.

Ai agora vi sua mensagem e suas indicações de outros tutoriais mas antes de fazer o que diz nos tutoriais passado por voce eu gostaria de informar o que está acontecendo pois talves agora só falta algo simples para fazer o modem responder dai entao nao quero fazer nenhuma modificação para caso der erro eu ter que fazer tudo novamente.

Mais uma vez muito obrigado por tentar me ajudar e aguardo uma proxima mensagem

Felix

Citação de: renan.v.ferreira online 22 de Setembro de 2009, 07:19
Obrigado pela boas vindas!
Apos abrir esse topico, eu pesquisei aqui no forum e encontrei um tutorial e baixei o modem-arquivos-v30.tar.gz

Eu segui todos os passos do tutorial do arquivo Leia Me  disponivel no arquivo modem que eu baixei e no final quando fui me conectar na internet apareceu
Conectando...
em seguinda
O modem não está respondendo.

(...)

Qual foi este tutorial que você seguiu?

renan.v.ferreira

rengav

Oi,

acredito o drive do modem não esteja ativado ainda. O script que vc usou na instalação do drive não criou o meio de ativar o drive no boot do computador.
Mas ele criou um script no diretório /etc/init.d chamado ativa-modem.sh ou algo parecido. Execute esse script no terminal com a opção sudo.
Vc pode ver a situação do drive com o comando de terminal:
     sudo /etc/init.c/sl-modem-daemon status

renan.v.ferreira

Citação de: rengav online 22 de Setembro de 2009, 11:35
Oi,

acredito o drive do modem não esteja ativado ainda. O script que vc usou na instalação do drive não criou o meio de ativar o drive no boot do computador.
Mas ele criou um script no diretório /etc/init.d chamado ativa-modem.sh ou algo parecido. Execute esse script no terminal com a opção sudo.
Vc pode ver a situação do drive com o comando de terminal:
     sudo /etc/init.c/sl-modem-daemon status

Eu execultei o comando que voce me passou e o resultado foi este:
CitarStatus of SmartLink modem daemon: slmodemd is not running.

rengav

Ola,

então você precisa ativar o drive usando a script shell ativa-modem.sh (eu acho) ou executar o comando
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start.
Tente ir pela shell. Talvez eu tenha esquecido algum comando.

renan.v.ferreira

Consegui fazer o modem funcionar!
Entrei no Terminal e digitei:
Citarsudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status
Dai apareceu isso:

Dai eu digitei para ativar o modem o comando:
Citarsudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

Dai apareceu isso:
Citarrenan@renan-desktop:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status
[sudo] password for renan:
Status of SmartLink modem daemon: slmodemd is not running.
renan@renan-desktop:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/sl-modem-daemon.modutils, it will be ignored in a future release.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.

renan@renan-desktop:~$
Dai eu tentei me conectar na internet e consegui.
Ai depois eu me desconectei e quando eu tentei re-conectar apareceu um erro de que o modem nao está instalado.
Ai tive que reiniciar o PC para tentar me conectar novamente,
ai tive que repetir o comando:
[/size]
O que pode está ocasionando isso?
Pois isso é bem chato pois se por um acaso eu tiver que desconectar por algum motivo, eu terei que sempre reiniciar o pc para consegui fazer uma nova conexao!

dtomadon

Citação de: renan.v.ferreira online 22 de Setembro de 2009, 20:02
Consegui fazer o modem funcionar!
Entrei no Terminal e digitei:
Citarsudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status
Dai apareceu isso:

Dai eu digitei para ativar o modem o comando:

Dai apareceu isso:
Citarrenan@renan-desktop:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status
[sudo] password for renan:
Status of SmartLink modem daemon: slmodemd is not running.
renan@renan-desktop:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/sl-modem-daemon.modutils, it will be ignored in a future release.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.

renan@renan-desktop:~$
Dai eu tentei me conectar na internet e consegui.
Ai depois eu me desconectei e quando eu tentei re-conectar apareceu um erro de que o modem nao está instalado.
Ai tive que reiniciar o PC para tentar me conectar novamente,
ai tive que repetir o comando:
[/size]
O que pode está ocasionando isso?
Pois isso é bem chato pois se por um acaso eu tiver que desconectar por algum motivo, eu terei que sempre reiniciar o pc para consegui fazer uma nova conexao!

Caro colega, tirei isso da página 8 do :

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg287645.html#msg287645 que vc disse que usou

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/init.d/ativar-modem

no arquivo vazio que abrir colocar exatamente isso:

#!/bin/sh
/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

salve e saia do arquivo e digite mais isso no terminal:

sudo chmod +x /etc/init.d/ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc2.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc3.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc4.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc5.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc6.d/S98ativar-modem

Reinicia o PC e veja se agora ele funciona a conexão usando o discador gnome-ppp.

Todos esses comandos foram passados pelo mestre alarcon para o usuário jaguarsouza

tenta aí , a só mais uma coisa segundo nosso mestre alarcon, o 9.04 não vem por por padrão com o wvdial, antes de instalar seu pacote é preciso

instalá-lo, vc fez isso?
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

renan.v.ferreira

dtomadon
Eu ja tinha instalado wvdial
Eu usei os comandos que voce falou, e nao resolveu em nada.
Poxa se eu soubesse que o Linux era tao complicado assim, eu jamais teria instalado-o.  :-\

marcosmorais

Pessoal, achei super interessante esse forum e é a minha primeira postagem.
Há muitos anos tenho relutado em abandonar o Windows e me sinto em falta com a comunidade Linux, pois mesmo possuindo formação em Proc. de Dados insisto em utilizar a plataforma do Bill.
Agora que criei coragem comecei pela versão Live do Ubuntu 9.04 que é a posso utilizar aqui no meu serviço.
Após pesquisar muito percebi alguma dificuldade ou até mesmo talvez a impossibilidade de me conectar utilizando o Modem Huawei E160 da Operadora Tim.
Realizei várias tentativas seguindo orientações aqui do forum, mas todas sem sucesso.
O Ubuntu reconhece o modem, aparece que está conectado, mas não consigo navegar (Após muito tempo conectando na página requerida dá tempo excedido).
Por favor se alguém utiliza e consegue navegar com algum tipo de modem parecido com o meu e que funcione na versão Live me ajude !
Peço desculpe ao colega "dono" do post pela intromissão, mas é que não consegui mesmo criar um novo post para mim.
Sucesso a todos !

renan.v.ferreira

rsrsrs quanto a mim nao me encomodo e seja bem vindo tambem ao forum.
Tirei um print aqui para te explicar como criar um topico proprio!
No seu caso eu acho que o local certo para voce colocar essa pergunta seria Internet, Redes e Segurança
como voce pode perceber na imagem
Entre Notificar e Enquete possui a Aba chamada Novo Topico e voce deve clicar ali
http://img2.imageshack.us/img2/1876/imagempn.jpg

Citação de: marcosmorais online 24 de Setembro de 2009, 23:15
Pessoal, achei super interessante esse forum e é a minha primeira postagem.
Há muitos anos tenho relutado em abandonar o Windows e me sinto em falta com a comunidade Linux, pois mesmo possuindo formação em Proc. de Dados insisto em utilizar a plataforma do Bill.
Agora que criei coragem comecei pela versão Live do Ubuntu 9.04 que é a posso utilizar aqui no meu serviço.
Após pesquisar muito percebi alguma dificuldade ou até mesmo talvez a impossibilidade de me conectar utilizando o Modem Huawei E160 da Operadora Tim.
Realizei várias tentativas seguindo orientações aqui do forum, mas todas sem sucesso.
O Ubuntu reconhece o modem, aparece que está conectado, mas não consigo navegar (Após muito tempo conectando na página requerida dá tempo excedido).
Por favor se alguém utiliza e consegue navegar com algum tipo de modem parecido com o meu e que funcione na versão Live me ajude !
Peço desculpe ao colega "dono" do post pela intromissão, mas é que não consegui mesmo criar um novo post para mim.
Sucesso a todos !

marcosmorais

ah ok...  agora entendi.. é que tem que entrar em notificar primeiro.
Obrigado !