Como criar atalhos no Ubuntu Jaunty?

Iniciado por mhkgalvez, 19 de Setembro de 2009, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

mhkgalvez

:o Olá gente. Estou começando a usar o Ubuntu 9.04 Jaunty e gostaria de saber se alguém sabe como faço para criar um atalho na pasta documentos, pois preciso referenciar esta pasta a minha pasta de documentos do Windows XP (em outra partição).

Abraços!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

supershow

Cara, isso é tão óbvio que não deve nem o google acha:

Estou supondo que a partição do windows já está montada e você consegue acessar a pasta que quer criar o atalho. Clica com o botão esquerdo do mouse sobre a pasta que você quer criar o atalho e escolhe criar link. Ele vai criar o link aí você recorta ou copia e cola no teu home. Você pode inclusive renomear o link (atalho) para algo mais interessante do quê "Link para <tuapasta>". Estou também supondo que isso é no Gnome.

Se precisar de uns print screens avisa.
Ubuntu 10.04

Meire Rebouças

Já agora...
Como faço para criar um atalho da minha Home?
Já tentei criar como lançador mas não deu... pede para Abrir e vai abrindo e abrindo...
também queria criar um atalho para o Sistema (onde fica o "Ruindows") para facilitar se eu tiver que usar coisas que tenho por lá já que não sei usar o Wine.
Até...

mhkgalvez

Faça como o supershow disse. Vá no diretório onde está a sua pasta. Clique com o botão direito sobre ela e clique em Criar Link. Um atalho que por padrãqo se chamará algo como "link para..." será criado. Recorte ele e cole onde você quiser.

Abraços!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Meire Rebouças

Citação de: mhkgalvez online 23 de Setembro de 2009, 15:23
Faça como o supershow disse. Vá no diretório onde está a sua pasta. Clique com o botão direito sobre ela e clique em Criar Link. Um atalho que por padrãqo se chamará algo como "link para..." será criado. Recorte ele e cole onde você quiser.

Isso não funciona assim aqui. Qdo vou na home e uso o botão direito sobre ela, a opção de criar atalho está bloqueada e se arrasto e solto na área de trabalho ela faz uma cópia. Usar o botão direito é como eu faço normalmente com as demais pastas, mas com a Home não tenho como. Há de haver outra forma.
Obrigada pela tentativa.

mhkgalvez

Meire, descobri sua resposta:

Siga estes passos:

Para criar atalho da pasta pessoal (home) na área de trabalho, dê um "alt + F2" digite "gconf-editor" e clique em "executar", na tela que abre, entre em "apps - nautilus - desktop" e marque a opção "home-icon-visible". Você pode também deixar visível as opções lixeira (trash), rede (network), meu computador (computer) e suas partições (volumes-visible), só que essa última mostra no seu desktop qualquer volume montado, HD, pendrive, mp3, etc...

Meire Rebouças

Citação de: mhkgalvez online 23 de Setembro de 2009, 16:10
Meire, descobri sua resposta:
Para criar atalho da pasta pessoal (home) na área de trabalho, dê um "alt + F2" digite "gconf-editor" e clique em "executar", na tela que abre, entre em "apps - nautilus - desktop" e marque a opção "home-icon-visible". Você pode também deixar visível as opções lixeira (trash), rede (network), meu computador (computer) e suas partições (volumes-visible), só que essa última mostra no seu desktop qualquer volume montado, HD, pendrive, mp3, etc...

Uau!!! Não é que deu certo mesmo! Tenho os atalhos todos que queria funcionando.
Maravilha o que se aprende com esta galera Livre!!!
Obrigadão :D

mhkgalvez