Driver de video para placa intel 82852GM

Iniciado por abrax., 19 de Setembro de 2009, 06:02

tópico anterior - próximo tópico

abrax.

Olás,

Formatei meu windows dos tempos de guerra e instalei a versão 9.04 do ubuntu em um note. Instalação foi blz e comecei experimentar. Percebi que ele fica um pouco lento com mais de 4/5 janelas simultâneas e já travou quando customisava o protetor de tela e outros casos. Em um canal de chat me indicaram a instalar o driver correto para a placa e achei na net http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Intel_Graphics_Driver .

Segui a primeira etapa que termina com a reinicialização do sistema. Não consegui usar "sudo apt-get install 915resolution" , então achei na net o 915resolition para ubuntu e baixei. Surpresa, não roda pq entra em conflito com a rebimboca da parafuseta. Certo, net de novo, e encontro http://www.bani.com.br/lang/en/2007/01/ola-i810-modesetting-adeus-915resolution/ que explica o conflito com o 915reslution.

Bom não sei como seguir. xserver-xorg-video-i810-modesetting não é, obviamente, um comando válido. A coisa parece que ta pra rola mas não desencanta.

Se alguém souber ou tiver noticias fico no aguardo.

Abrax.

Ps: Lembre-se que não quero, necessariamente, modificar a resolução, apenas rodar o driver certo pra ver se melhora um pouco de desempenho e minimizar uns travamento de (possível) origem do vídeo.

Ps2: Me falaram pra instalar o Lxde que é mais leve que Gnome. Até instalei mas, não é a solução. Estou com linux a uma semana e to gostando de brincar com ubuntu e esse maravilhoso suporte que são as redes ubuntu na we,b, canais irc, etc.

Rodo ubuntu 9.04 em:
note ibm
celeron 2.00ghz
memória 614,5 mr

Tota

CitarFormatei meu windows dos tempos de guerra e instalei a versão 9.10 do ubuntu em um note.

A versão 9.10 ainda é teste como deve saber. Logo para fazer o que quer o melhor é sempre executar testes em versões estáveis.

CitarEm um canal de chat me indicaram a instalar o driver correto para a placa e achei na net http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Intel_Graphics_Driver

Segui a primeira etapa que termina com a reinicialização do sistema. Não consegui usar "sudo apt-get install 915resolution" então achei na net o 915resolition para ubuntu e baixei. Surpresa, não roda pq entra em conflito com a rebimboca da parafuseta. Certo, net de novo e encontro isso http://www.bani.com.br/lang/en/2007/01/ola-i810-modesetting-adeus-915resolution/

Te indicaram este metodo para versões antigas do Ubuntu. Deste a versão 8.10 o 915resolution não existe mais pois os drivers para Intel foram integrados ao kernel.

Logo ele está instalado.

Aliado a isto, voce pode notar que o driver baixado da Intel data de 2006.

Acredito que pegou a dica daqui => http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Intel_Graphics_Driver

Isto não é mais valido.

vou te passar minha copia do xorg.conf customizado para Intel. Veja se serve para voce.# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"

Identifier "intel"
Driver "intel"
#Identifier "Configured Video Device"
# Uncomment the following options if lspci returns 915GMA
# Option "HWCursor" "False"
# Option "MigrationHeuristic" "greedy"
# Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
# Option "XaaNoPixmapCache"
# Option "DRI" "true"
# Option "XvMCSurfaces" "6"
# Option "May_Need_ForceBIOS" "1"
# Uncomment XAA if you are using 8.10 w/ the 915GM
# Option "AccelMethod" "XAA"

# Uncomment UXA if you are using 9.04 w/ the 915GM
Option "AccelMethod" "UXA"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
# Uncomment if your screen resolution is 1024x600
# DisplaySize 195 113
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
DefaultDepth 24
EndSection

Faça uma copia de seu xorg.conf e guarde em local seguro para reverter se necessário

CitarPercebi que ele fica um pouco lento com mais de 4/5 janelas simultâneas e já travou quando customisava o protetor de tela e outros casos

Como a versão 9.10 é beta eu não posso afirmar, mas na versão 9.04 chovem criticas a isto.

existe um bug conhecido e reportado no descanso de tela, pois ele entra em conflitos com o modulo ACPI. Não acontece com sua placa Intel, mas com todas as placas inclusive a minha Intel 915GM

E ainda estão dizendo por aí que a versão 9.10 resolveu os bugs inerentes a placas intel....

[],s